BMW GS Brasil

Versão Completa: Amortecedor de direção para a R 1200 GS chega com tom de reparo de problema?
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Nunca tive esportiva nem contato antes com amortecedor de direção e shimar, estou aprendendo com vocês e procuro sempre colocar a lógica nas situações.

Na prática não senti diferença entre a 2012 sem e 2014 com amortecedor de direção.

Cheguei a rodar na 2013 sem e também não percebi nada.
Exceto logo quando peguei a 2014 e ao chegar a 200 senti balançar e instável, mas estava com vento e pneus com baixa pressão.

Atualmente uso 36/42 libras no marcador do painel com pneus quentes e percebo que a moto ficou nos trilhos mesmo no limite.

Muitos vezes chego a 200 em esticadas sem perceber.

Pneus e pressão parece ser um fator de grande influencia, fora excesso na aceleração, angulo de caster, fora outros menores.
ACD Escreveu:É o hyperpro rsc. Foi bem recomendado e não queria ter que mandar instalar. Eu mesmo coloquei, 2 ou 3 parafusos.

Eu sou assim como você, os problemas aparecem e eu resolvo. Ótima iniciativa e obrigado por postar, fórum é pra isso.
ACD Escreveu:Sou fã do amortecedor de direção porque usava minha 1150 na terra e cascalho. Também ameaçava um shimmy em altas velocidades. O fato é que coloquei na minha GS 2011 e gosto muito. Não sei que tipo instalaram nas LC, mas na minha o amortecedor deixou a moto mais estável em velocidade, não toma conhecimento daquelas "lapadas" de vento quando uma carreta muito grande passa em sentido contrário, lida melhor com buracos e obstáculos. Fora de estrada ajuda demais quando alguma pedra, galho de árvore ou buraco tenta mudar a posição da dianteira. O amortecedor reage e segura o tranco.

Legal esse depoimento do Acd,andando no fora de estrada com a 800, as vezes tomo um susto quando passo por um obstáculo maior e a moto dá aquele tranco no guidão. Se o amortecedor minimiza este tranco já é uma grande vantagem, pois os sustos serão menores.
Fabio, colocar esta calibragem com os pneus quentes nao corre o risco de estourarem?
Também uso 36/42 indicados no painel da moto (TPS). Pelo que entendi do TPS ele faz uns cálculos para compensar a temperatura externa, dos pneus, etc. Então não deve haver diferença entre pneu quente ou frio, dia quente ou frio, altitude. A quantidade de ar que você coloca varia, mas quando o marcador marcar 36/42, não vai mais variar (ou muito pouco) quando as condições climáticas mudarem. Em casa geralmente tenho que colocar 39 e 45 medidos no manômetro para fazer o TPS marcar 36/42.
ACD Escreveu:Também uso 36/42 indicados no painel da moto (TPS). Pelo que entendi do TPS ele faz uns cálculos para compensar a temperatura externa, dos pneus, etc. Então não deve haver diferença entre pneu quente ou frio, dia quente ou frio, altitude. A quantidade de ar que você coloca varia, mas quando o marcador marcar 36/42, não vai mais variar (ou muito pouco) quando as condições climáticas mudarem. Em casa geralmente tenho que colocar 39 e 45 medidos no manômetro para fazer o TPS marcar 36/42.

Também já reparei nisso ACD.

Quando coloquei 36/42 no manometro do posto, ao ligar a mot o painel indicava bem menos. :confused:

Na dúvida, decidi confiar no TPS e meti mais pressão no manometro do posto, até obter os 36/42 no TPS.
Creio que acabou sendo por ai mesmo: 39/45 no manometro (ou muito próximo disso).
Eu calibro sempre no mesmo posto, e já consegui achar a medida.

5 libras a mais, e quando ligar a moto e rodar, vai estar certinho no 36/42.
CM-R1200-GS Escreveu:Eu calibro sempre no mesmo posto, e já consegui achar a medida.

5 libras a mais, e quando ligar a moto e rodar, vai estar certinho no 36/42.

Cassio,

Eu também, depois de calibrar é só aferir no painel na opção RDC.


Até breve,

Reinaldo
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