Obrigado pessoal pelas dicas, cada uma tem seu valor. Eu sempre uso a calibragem especificada no manual mas confesso que, diante de ouvir inumeras ponderações, fiquei tentado a diminuir a calibragem, embora eu ande mais On ROad.
O pneu mais vazio melhora a aderência e amortece trepidações, mas deixa o pneu mais suscetível a um corte e o aro a um dano em caso de uma quina, como uma panela no asfalto ou uma pedra de ângulo reto. A vida é feita de dicotomias que nos exigem escolhas. Eu uso sempre um pouco abaixo do recomendado.
Eu sempre optei por usar um pouco mais baixo, mas acaba detonando os pneus mais rápido além das outras questões citadas.
Comecei a usar a calibragem recomendada nos últimos 4 mil km e estou gostando.
Costumo calibrar com 38 e 44 libras compensando a perda da válvula para que fiquem 36 a 42 libras quando quente.
O manual das aeradas (transformando bar em libras) recomenda 32/36 só com o piloto e 36/42 com carga. E isso à temperatura de 20 graus centígrados.
Pessoal, minha bike está com somente 6.600k. Mas sinto que os pneus estão meio quadrados. E está difícil da inclinação chegar à borda do pneu.
No fim de semana dei um rolê com um profissional (piloto, campeão brasileiro e o cacete) e ele me recomendou que eu calibrasse 30/33 só com piloto e 20/36 com garupa. Ele experimentou a moto e disse que se fizer essa redução a segurança e o conforto seriam melhores.
Alguém já fez essa experiência de calibrar com menos de 40 no pneu traseiro? Deu certo?
CORREÇÃO:
33/33 só com o piloto e
33/36 com garupa.
MC-1969 Escreveu:Pessoal, minha bike está com somente 6.600k. Mas sinto que os pneus estão meio quadrados. E está difícil da inclinação chegar à borda do pneu.
No fim de semana dei um rolê com um profissional (piloto, campeão brasileiro e o cacete) e ele me recomendou que eu calibrasse 30/33 só com piloto e 20/36 com garupa. Ele experimentou a moto e disse que se fizer essa redução a segurança e o conforto seriam melhores.
Alguém já fez essa experiência de calibrar com menos de 40 no pneu traseiro? Deu certo?
Se for com essa calibragem quando o pneu estiver frio, ao rodar, essa calibragem vai aumentar, tudo por causa da dilatação.
Realmente Reynaldo, vai aumentar sim, sempre de acordo com a quilometragem, temperatura da pista e condição climática.
Mas não vou reduzir ao sugerido. Vou primeiro tentar 32/38 e ver no que dá.
Reinaldo Escreveu:Se for com essa calibragem quando o pneu estiver frio, ao rodar, essa calibragem vai aumentar, tudo por causa da dilatação.
Bom dia pessoal ,
peguei uma panela com minha LC qdo vinha colado a um caminhão em uma estrada boa....fez um grande estrago na roda (liga leve) , felizmente consegui chegar ao destino sem problemas...estava a 80 km/h, pneus anakee 3 com calibragem 33/38 (no display da moto)
Pergunta: teria evitado esse dano a roda com uma calibragem superior?
Abraço,
Polenta Atômica