BMW GS Brasil

Versão Completa: Aterrissando
Esta é uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
O plano é não aterrissar de bico:

[ATTACH=CONFIG]5152[/ATTACH]
Um conto sobre precaução ao saltar com uma Big Trail
Como o excesso de exuberância da KTM 990 pode causar problemas.


Autor: Rob Dabney - http://www.advpulse.com/
Traduzido por Eder Giovani Savio - freeriderfloripa@gmail.com


No mês passado participamos do Rawhyde Rally Adventure na Overland Expo e tivemos uma interessante participação no Rodeio do evento. Tudo começou na sexta-feira quando eu e o colaborador da ADV Pulse, Mike Massucco, conhecemos Jim Hyde, dono da Rawhyde Adventures. Estávamos conversando sobre a filosofia do seu programa de treinamento quando ele perguntou: "Ei, vocês pilotam bem? Querem participar do rodeio? "

Já tínhamos ouvido que o rodeio da Rawhyde Adventure Motorcycle é uma demonstração do que Big Trails são capazes de fazer nas mãos de pilotos habilidosos. A ideia de pilotar motos grandes como arruaceiros em uma pista de motocross soou como uma bomba e obviamente aceitamos. Pensando no que nos metemos fomos para a pista dar uma olhada. Pudemos ver vários saltos, barrancos e estacas delineando o percurso. A maioria dos saltos pareciam relativamente pequenos, o que nos deu confiança.

Seguimos um grupo de instrutores da Rawhyde até a pista para uma sessão de treino. Embora fosse apenas um treino, uma multidão considerável já havia ocupado a arquibancada para assistir o evento principal prestes a começar. Não conseguia me esquecer de que a única experiência que tive em uma pista de motocross foi pilotando uma pequena off road no mínimo 120 kg mais leve que a minha KTM 990 Adventure, com tanque cheio.

Após algumas voltas cautelosas, comecei a me sentir confiante e a me divertir. Logo percebi que não era tão fácil arremessar uma Big Trail para o alto. Você tem que dar carga na suspensão e uma acelerada para conseguir uma decolagem decente. Não contente com o tempo quanto ficava no ar, decidi dar um gás a mais no pulo seguinte. Segundos depois, isso aconteceu:


[ATTACH=CONFIG]5153[/ATTACH]
Animação do tombo (Fotos: Chad Berger)

As KTM 950/990 Adventure têm uma reputação lendária por, para seu tamanho, serem competentes no off-road. De alguma forma isso faz você tentar coisas que você não deve fazer em uma Big Trail. Um pouco de gás a mais na KTM 990 Adventure foi um pouco demais e acabei indo muito mais alto que nas tentativas anteriores.

Por um instante pensei ter acertado em cheio, mas logo percebi que exagerei no pulo. O tanque cheio fez a frente mergulhar e eu estava indo para o chão. Tentei jogar meu peso para trás, mesmo assim a suspensão dianteira bateu no fundo com o impacto e fui jogado no chão. Tudo o que não estava bem preso a mim ou a moto saiu voando em todas as direções ao som do meu corpo batendo no chão. Consegui ouvir a multidão soltando um grande "Oooooohhh!"

Levantei rápido para mostrar que o tombo não tinha sido tão ruim, mas foi. Os outros pilotos pareciam preocupados enquanto me ajudavam levantar a moto e catar minhas coisas espalhados pelo chão. Eu estava com muita dor, mas, felizmente, não sofri qualquer lesão grave (talvez algumas costelas trincadas).

Retirei-me para os bastidores para me recompor enquanto Mike e os instrutores continuavam com o evento. Tentei tirar algumas fotos da ação quando o rodeio começou, mas a adrenalina correndo pelo meu sangue deixou meus braços trêmulos demais para segurar a câmera com firmeza.


[ATTACH=CONFIG]5154[/ATTACH]
Danos a moto foram mínimos. Danos ao orgulho? Um pouco mais graves. (Foto: Chad Berger)

Logo depois fui checar a moto. A KTM 990 Adventure estava bem, considerando a magnitude da queda. Com a adrenalina ainda entorpecendo minha dor, decidi voltar a pista e me juntar ao resto dos caras para o final do evento. Alguns saltos cuidadosos e uma bela derrapagem arrancaram aplausos da plateia o que me fez recuperar um pouco da auto-estima.

À noite, depois de algumas cervejas, perguntei a um dos instrutores se ele poderia me dar alguma dica de como saltar com uma Big Trail. A resposta dele? "Não faça isso!"
kkkk com certeza isso não ia dar certo
R1200GS Adventure, pneu de trilha.

[attachment=4134]
Eder, caramba !!! Onde você garimpa esses vídeos e fotos?
Adorei esse desenho.
Sua patroa não fica com ciúme não??? kkk

Eder Escreveu:R1200GS Adventure, pneu de trilha.

[Imagem: attachment.php?thumbnail=4134]
Nada, minha mulher é um amor. Como estou fazendo faculdade de letras/inglês na UFSC com o objetivo de ser tradutor de literatura inglesa, preciso ler o máximo que puder em inglês. Daí uno o útil ao agradável.
Quando traduzir o livro do keith code (Twist of the wrist) ou aquele Sporting riding techniques não esqueça de enviar aos colegas !!!

Eder Escreveu:Nada, minha mulher é um amor. Como estou fazendo faculdade de letras/inglês na UFSC com o objetivo de ser tradutor de literatura inglesa, preciso ler o máximo que puder em inglês. Daí uno o útil ao agradável.
MC-1969 Escreveu:Quando traduzir o livro do keith code (Twist of the wrist) ou aquele Sporting riding techniques não esqueça de enviar aos colegas !!!
Boa ideia. Vou fazer contato com eles.
Eder, pra saltar com uma moto e ela não cair com a roda da frente tem que acelerar no salto. Se parar de acelerar no salto a frente embica e a roda dianteira toca o chão antes da traseira. O problema é explicar isso pro Uk na hora que tá napista. Dá é muito medo de sair voando e não conseguir aterrizar.
É verdade. O agravante é fazer isso como uma motoca de 240 kg e cheia de coisa cara para estragar. Com uma KTM de 100 kg que rola e não quebra é molezinha Smile

Gui Dantas Escreveu:Eder, pra saltar com uma moto e ela não cair com a roda da frente tem que acelerar no salto. Se parar de acelerar no salto a frente embica e a roda dianteira toca o chão antes da traseira. O problema é explicar isso pro Uk na hora que tá napista. Dá é muito medo de sair voando e não conseguir aterrizar.
Páginas: 1 2