BMW GS Brasil

Versão Completa: Suspensão dianteira R1200 GS
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danilo4820 Escreveu:Achei alguma coisa sobre a viscosidade a ser usada, li em uns foruns gringos que na gs1200 o recomendado é o 7,5W

Mas não achei nada a respeito de quantidade.

Na ficha das GS mais novas o oleo que é recomendado é o 10W, e diz que um litro é suficiente para uma Moto. A quantidade certa está no manual de manutencao de cada modelo.

[Imagem: 9e2dd9dee9862ba38d50e073a2d77fcf.jpg]




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danilo4820 Escreveu:Achei alguma coisa sobre a viscosidade a ser usada, li em uns foruns gringos que na gs1200 o recomendado é o 7,5W

Mas não achei nada a respeito de quantidade.

Na figura enviada por você está escrito SAE 10W, e não 7,5W. En passant, nunca ví designação fracionada em viscosidade SAE.
Eles não dizem a quantidade de óleo necessária, mas informam o volume da embalagem.

O Manual ETK (elektronischer Teilekatalog) de fábrica, indica óleo com viscosidade SAE 10W.
A quantidade é de 650 ml para cada bengala.
Sempre, mas sempre sigo as orientações de fábrica. Não existe fonte mais correta.

[ATTACH=CONFIG]10111[/ATTACH]
danilo4820 Escreveu:Não da não, ta ai o cardã, não esta incluído em nenhum plano de manutenção e que se não for feita a devida manutenção pode dar muita dor de cabeça

O plano de manutenção periódica da BMW mostra claramente que o óleo do câmbio e do diferencial devem ser trocados a cada 40.000km ou a cada 2 anos.
Óleo sintético de viscosidade 75W90.
Manutenção do cardã não se limita a trocar o óleo não.
danilo4820 Escreveu:Manutenção do cardã não se limita a trocar o óleo não.

O que mais é necessário fazer rotineiramente?
danilo4820 Escreveu:Manutenção do cardã não se limita a trocar o óleo não.

O eixo cardã não possui óleo, mas somente graxa nas pontas estriadas (graxa Optmoly TA da Castrol) que unem as juntas universais ao eixo da saída do câmbio e à engrenagem hipoidal do diferencial.
Se as coifas de borracha da balança não estão ressecadas e trincadas, o que permite a entrada indesejada de água e sujeira, não há por que lubrificar.
Gnegraes Escreveu:Na figura enviada por você está escrito SAE 10W, e não 7,5W. En passant, nunca ví designação fracionada em viscosidade SAE.
Eles não dizem a quantidade de óleo necessária, mas informam o volume da embalagem.

[ATTACH=CONFIG]10111[/ATTACH]

Quem enviou a figura onde aparece 10W fui eu, ACD, e quem leu em foruns gringos sobre 7,5W foi o Danilo. Eu tambem nunca tinha visto 7,5W, mas existe. Vou te apresentar:

[Imagem: 2f668c4ad02539e90796a6377648a178.jpg]

Minha moto é uma R1150GSA, o manual de manutencao informa 0.47 litros por bengala. Cada um tem que consultar para cada modelo.

O sistema é livre de manutencao, como você disse, nao ha necessidade de trocar o oleo nas revisoes, mas quando comprei minha moto com 4.000km apesar de oito anos de uso, resolvi desmontar, limpar e trocar todos os fluidos, inclusive o oleo das bengalas. Assim parti do zero sem me preocupar com o tempo parada, contaminacoes, especificacoes erradas, etc.


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A troca de oleo do diferencial se nao me engano é com 20 mil kms(LC),ja as pontas estriadas do cardã,mesmo que a coifa esteja em boas condições eu recomendo e por experiência propria,dar uma olhada e lubrificar depois de pegar muita chuva,atravessar riachos ou levar a moto para limpeza com lavadoras de pressão.A vedação da coifa nao é tao eficiente assim,o uso de graxa apropriada(na coifa) ajuda bastante,mas como disse antes temos que ficar de olho.


Ps.Acho que tiramos a duvida sobre as bengalas.Valeu pessoal.
Ficou bem legal mesmo!!

Parabéns ao pessoal que detalhou toda suspensão dianteira.

Abçs
Luiz
danilo4820 Escreveu:Esse sistema da suspensão seria passível de manutenção?
Visto que não para acreditar muito no que a bm fala


Achei no manual de serviço as etapas para desmontar e montar a bengala


susp. diant..pdf

Bom dia! To precisando trocar os retentores. Obrigado por compartilhar!



Abraço!
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