Prezados,
Neste fim de ano acredito que vários pilotos farão viagens mais longas e irão se aventurar támbém no off-road.
Daí porque abri esse tópico para discutirmos experiências de utilização do modo enduro e do enduro-pró.
Pessoalmente, somente utilizei o primeiro, uma vez que fui avisado para usar o segundo somente com pneus com cravo.
Gostaria assim de saber se algum piloto já experimentou o enduro pro com os pneus anakee III e se é tão perigoso/diferente como dizem por aí.
MC, vamos esperar pela manifestação do FPoli.
Ele entende desse assunto.
MC-1969 Escreveu:Prezados,
Neste fim de ano acredito que vários pilotos farão viagens mais longas e irão se aventurar támbém no off-road.
Daí porque abri esse tópico para discutirmos experiências de utilização do modo enduro e do enduro-pró.
Pessoalmente, somente utilizei o primeiro, uma vez que fui avisado para usar o segundo somente com pneus com cravo.
Gostaria assim de saber se algum piloto já experimentou o enduro pro com os pneus anakee III e se é tão perigoso/diferente como dizem por aí.
Não faça isso, o modo enduro pro desliga quase toda a assistência eletrônica da moto, fica só o abs dianteiro atuando de leve. O modo enduro (sem ser enduro pro), "entende" que você está com pneu de baixa aderência e te salva.
No enduro pro ela vira uma moto de trilha, com 6 vezes mais potencia e com o dobro do peso. Sem o pneu de cravo você vai ter que ter muito braço.
MC-1969 Escreveu:Prezados,
Neste fim de ano acredito que vários pilotos farão viagens mais longas e irão se aventurar támbém no off-road.
Daí porque abri esse tópico para discutirmos experiências de utilização do modo enduro e do enduro-pró.
Pessoalmente, somente utilizei o primeiro, uma vez que fui avisado para usar o segundo somente com pneus com cravo.
Gostaria assim de saber se algum piloto já experimentou o enduro pro com os pneus anakee III e se é tão perigoso/diferente como dizem por aí.
amigo
Em novembro voltando de Cusco para Arequipa peguei um trecho de 130 a 150 km de estrada de chao com bastante cascalho , costela de vaca, areião e máquinas na pista
acionei o modulo ENDURO e a bichona ( 1.200 GSA/14) andou muito suave , trabalho perfeito das suspenção enfim deu para manter uma tovada de 80 a 100km/h pilotando em pé com alguns sustos pois ao passar por pedras soltas a bichona dá uma escorregada , porém, nada do outro mundo .
O modulo ENDURO pra mim aprovadíssimo .
abraço
A.Alves

Herbert, obrigado pela explicação técnica: no modo enduro normal a moto entende que estou com pneu de baixa aderência.
André, obrigado por compartilhar a experiência: no modo enduro normal a bichona vai bem até em condições adversas.
Obrigaduuuuuuuuuuuuu e tacale pau !!!
Habilitei só hoje o Enduro PRO e ainda não testei na terra, mas pelo que a ccs falou a moto fica praticamente com tração direta e pouco ou nada de ABS dando a sensação de mais potência ainda.
Devo testar amanhã ai comento.
Um fato que já observei é que no Enduro a suspensão fica em SOFT e no PRO em HARD, pelo visto é p/ rodar no limite mesmo e no caso o Anakee3 deve dar baile.
FPoli Escreveu:Habilitei só hoje o Enduro PRO e ainda não testei na terra, mas pelo que a ccs falou a moto fica praticamente com tração direta e pouco ou nada de ABS dando a sensação de mais potência ainda.
Devo testar amanhã ai comento.
Um fato que já observei é que no Enduro a suspensão fica em SOFT e no PRO em HARD, pelo visto é p/ rodar no limite mesmo e no caso o Anakee3 deve dar baile.
E aí??? Conta pra gente!
Pessoal, vamos lá.
Tive uma excelente oportunidade p/ testar o modo Enduro Pro.
Antes um pouco de histórico para entenderem meu parecer que pode não servir a quem não está familiarizado com off: Não sou nenhum expert em offroad, mas me sinto pra lá de a vontade na terra pois aprendi a pilotar moto na terra e barro em 1976 com 12 anos e sempre rodei na terra, nos anos 80 participei de campeonatos de motocross na raça e coragem aprendendo as artes do offroad em videos de fora e dicas dos colegas.
Após ter quebrado muitos ossos rsrsrs, arrebentei a clavícula em meados de 90 que rendeu 3 meses fora do trabalho, ao voltar na moto (kx250 2t) sai acelerando desembestadamente, vi que ia dar M de novo e dei um tempo.
Depois de 15 anos sem moto resolvi voltar e pegar a GS 800, cara pra me arrebentar na terra e mais lenta que speed no asfalto, com isso me conteria na empolgação.
Meu uso no onroad começou em 2012 e me borro no asfalto até hoje kkk.
Acabei de voltar de um passeio de 10mil km na Argentina, Atacama e Chile com foco nos trechos de Offroad. Coloquei o Continental ContAtackTrail2 (10% off).
De inicio fui cauteloso com esse pneu no rippio e areião. Iniciei no modo Enduro, mas logo percebi que a moto tinha aparente perda de potência quando precisava enfrentar areião e precisava até queimar a embreagem.
Logo me acostumei com o pneu e resolvi passar para o Enduro Pró.
Depois disso tudo clareou e nunca mais uso o modo só Enduro.
A moto ficou um trator, trechos críticos de areião a moto era empurrada adiante mesmo com menor giro de motor, nas curvas a moto fazia exatamente o que eu queria, tanto frenagens como aceleração. Acabou a vontade própria da moto, inclusive me vi em situação difícil numa curva que vim forte e só não cai por estar com o domínio real da moto que freou e acelerou como devia.
No off normalmente andar rápido é melhor e para minha surpresa também, o pneu seguiu a regra e aproveitei as curvas sem dó chegando as vezes a escorregar os dois pneus saindo da curva com a moto na mão.
Fiquei maluco e esqueci do quanto custa a brincadeira e toquei no Paso Agua Negra no pau com penhascos e risco de uma queda como se estivesse com pneu biscoito e moto enduro.
Simplesmente chego a conclusão que independente do tipo de pneu, o modo Enduro Pro para quem tem alguma experiência no off é a medida certa e pode salvar de várias situações, já que elimina qualquer vontade própria da moto.
Já o modo Enduro, vale a pena ser usado somente por quem nunca teve ou teve muito pouco contato no uso off, ja que deixa a moto um pouco lenta nas reações.
Por ultimo, o pneu se comportou muito bem em velocidade como se estivesse com pneu biscoito de cross em terreno molhado. Fica agora a curiosidade de como seria se a moto estivesse com Tkc80, deve ser uma experiência única. Essa nova GS no off é uma estupidez, espetacular.
Bom, pela viagem que marcou minha vida e ter retornado há poucos dias me empolguei e escrevi pra carvalho kkkk, mas espero que sirva de parâmetro e, usem o pró sem dó. Diversão garantida.
Fábio,
show teu relato...pena que acabou!!
Consegue comparar a mesma experiência com tua GS 1200 anterior??
Abçs!!
Show hein Fabião .... já estou namorando a nova GS para substituir a Triple Black, mas vou esperar a chegada da 15/15.