BMW GS Brasil

Versão Completa: Quem foi ao Atacama na última semana enfrentou problemas ...
Esta é uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3 4
Atenção pra quem vai, que as estradas devem estar em má condição!


http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1...4270,8.htm



O local mais seco do mundo, o Deserto do Atacama, no Chile, sofreu com chuvas fortes e fora do comum nos últimos dias. Segundo a imprensa internacional, enchentes bloquearam estradas, deixaram ao menos 2300 desabrigados, provocaram queda na rede de transmissão de energia do local e interromperam as operações aéreas.

A grave situação forçou o governo do Chile a passar o controle do local para as Forças Armadas. Além disso, há indícios de ao menos duas mortes pelas chuvas na região.

A chuva, que começou na terça-feira (24), acumulou cerca de 65mm na estação de Taltal, na região de Antofagasta, até esta quinta-feira (26), de acordo com dados da Dirección Meteorológica de Chile. Por ser um deserto, a média anual de precipitação na região é de apenas 4mm. Ou seja, em dois dias, choveu o equivalente à chuva normal de 16 anos na região.

O Deserto do Atacama tem pouca chuva por conta da barreira feita pela Cordilheira dos Andes, que impede que a umidade da Amazônia, abundante o ano inteiro, chegue ao deserto. Além disso, uma região de alta pressão atmosférica permanente no Oceano Pacífico impede a chegada das chuvas, por isso é tão raro chover na região.

Segundo a meteorologista Olívia Nunes, da Somar Meteorologia, as chuvas do Atacama ocorreram pela presença rara de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis no Pacífico. “Este sistema meteorológico costuma organizar chuva forte a leste da sua formação e é comum de acontecer no Brasil, por exemplo. Porém, um Vórtice provocar chuvas no Deserto do Atacama é algo muito raro”, comenta.

A previsão ainda é de chuva para quinta-feira na região, porém mais fraca. “O Vórtice tenta atravessar os Andes e permanece na região do Chile pelo menos até o domingo (29). Porém, já não há mais umidade disponível para provocar chuva”, finaliza Nunes.


http://www.tempoagora.com.br/dia-a-dia/d...dois-dias/
Nossa que maluco! Ja fui pra la e o asfalto possibilitava ir ate de Ferrari>
Passei pela cidade litorânea de Taltal mês passado (foto abaixo), e realmente é muito seca (não há vegetação).
Ocorre que, mesmo em regiões aridas, chuvas intensas podem ocorrer a cada 10-20 anos, causando esses problemas.
Abs
[attachment=5688]
Meu amigo Hildenilson Albano está passando por esses perrengues aí na cordilheira. Hohe ele está em Salta e não sabe se concluirá o roteiro conforme traçou.
RicBoris Escreveu:Meu amigo Hildenilson Albano está passando por esses perrengues aí na cordilheira. Hohe ele está em Salta e não sabe se concluirá o roteiro conforme traçou.

Ric esse teu amigo ta no olho do furacao,o cabra ta azarado mesmo rs. Fiquei surpreso com a noticia quando assisti na Tv,infelizmente teve até morte, acho que não há mais duvida que o bicho homem é o responsável por tudo isso.
Pois é Sal... estamos apreensivos com a viagem do Albano. Estamos acompanhando por um grupo no whatsapp e quando ele demora pra dar noticias fica todo muito muito preocupado. É foda! O cara programou essa aventura há dois anos e quando chega o dia tem essas noticias das tempestades no Chile
Estou indo para lá.
Se tiverem mais noticias dos amigos que lá estão, poste, aqui. Vai me ajudar muito.
Blz Márcio!

As informações que tenho até hoje podem não ser interessantes pra você, mas vou transcrever os relatos do meu amigo Albano nesses últimos dias:


- Amigos cheguei em San Pedro!
- Fantástico o deserto e muito gelo também
- Muito frio meus amigos, no passo de jama
- É um grande contraste, hora deserto e muito SAL, depois muito frio e muito gelo.
- Em momentos tenho que ficar atento as rachadas de vento de quase 150km por hora e com a pista congelada fincando assim sem nenhuma aderência
- Outra informação útil: pode entrar com cachaça. O pró aqui na aduana do Chile, são fruta, verduras e legumes. O resto pode. Verifiquei nas duas passagen
- Cheguei de Antofogasta, fui ver a mão del deserto.
- Recursos limitados, tenho improvisado sempre! Só pra ter uma ideia, a longnec aqui custa R$ 15,00 e em antofogasta R$ 22,00
-Ah pessoal, estou verificando a possibilidade de voltar pela Bolívia, a fronteira fica na cordilheira indo pro passo de jama


Perguntei a ele sobre as condições da estrada e do clima e se é por algum problema assim que ele tá decidindo voltar pela Bolívia. Estou aguardando resposta.
Informações de hoje, Márcio, prestadas pelo meu amigo Hildenilson Albano pelo whatsapp:

- Não Ric, séria só pra conhecer mesmo, pois na passagem pela cordilheira tem a aduana da Bolívia.
- Mas ontem o Jesuíno me falou que pela Bolívia tem muito ripio (estrada com pedrinhas soltas)
- Ric, as estradas estão perfeitas! O clima tá muito frio, gerando neve e muito gelo, mas isso muda de uma hora pra outra.

Essa resposta dele foi em relação à sua decisão de retornar pela Bolívia, então perguntei se era por algum tipo de problema via Argentina.
A noticia ruim é que a cerva no chile ta uma facada,em compensação da para levar na bagagem uns cinco litros de cachaça barrigudinha .kkkkk ,so tem pé de cana.
Páginas: 1 2 3 4