28-11-2015, 12:53
28-11-2015, 13:32
AD-1512 Escreveu:Prezados,
Acho que vale a pena fazer, sim.
Ainda não fiz curso de offroad, mas pretendo fazer em breve e vou além: acho que periodicamente convém refazer, pra reciclar experiência e conhecimento.
Numa viagem que fiz (1.200 km) quase 90% offroad, pra mim o que mais importou foi: 1) me sentir seguro na minha tocada, sem me importar com os outros e se estavam olhando (famoso f...-se, sou eu quem tá no comando e não estou no MasterChef pra ser eliminado); 2) confiar na moto e deixá-la trabalhar, ela é realmente sensacional e entrega o que a gente compra; 3) pneu karoo2 (a moto nem parece a GSA do asfalto com pneu onroad, uma dupla personalidade); 4) desligar o controle de tração foi essencial em trechos com pedras grandes e muito irregulares; 5) não desliguei abs, contrariamente ao que muitos sugerem, e deu tudo certo; 6) em trechos realmente escabrosos, não teve jeito: foi desligar a moto, engatar a 1a e descer "freando" com a embreagem e o auxílio dos companheiros.
Em toda essa viagem só comprei um "terreninho" na primeira poça de lama; depois, todas foram tranquilas.
Resumo: tudo que favorece a experiência, agrega e dá histórias pra contar. Vou tentar postar umas fotos.
Abraço grande e boa sorte no offroad. Posso dizer, por mim, que o sentimento de superação é bacana demais! Vale a pena tentar!
Essa é a magia do off:
Desafio e superação
28-11-2015, 16:04
Toda vez que coloco minha gs na terra, procuro nao empolgar e tomo bastante cuidado ora nao cair mas, vou de cabeça livre sabendo que posso levar um ou mais tombos.
Uma coisa que ajudou a superar o medo foi trocar os anakee três pelos metzeler tourance, a confiança agora é outra. Vale lembrar que com os anakee eu atravessei rio, pequenos trechos de agua empoçada(lama) e terra é claro e foi tranquilo sem abusar do acelerador. Mais com os tourance sinto mais a moto e tenho mais confiança. Claro que se for um karoo 3 ou tkc80, a brincadeira fica bem melhor, mais perco no asfalto já que rodo so em alguns finais de semana na terra.
Uma coisa que ajudou a superar o medo foi trocar os anakee três pelos metzeler tourance, a confiança agora é outra. Vale lembrar que com os anakee eu atravessei rio, pequenos trechos de agua empoçada(lama) e terra é claro e foi tranquilo sem abusar do acelerador. Mais com os tourance sinto mais a moto e tenho mais confiança. Claro que se for um karoo 3 ou tkc80, a brincadeira fica bem melhor, mais perco no asfalto já que rodo so em alguns finais de semana na terra.
29-11-2015, 08:28
O que vale é a experiência aliada à noção dos seus limites, da moto adequada e equipamentos adequados.
Quem nunca andou sair por aí com uma moto de 200kg vai ter problema. Quem não tem experiência fizer o curso e sair por aí vai ter provavelmente problema pois o curso é em ambiente controlado e graças a Deus a natureza não o é!
De qualquer maneira toda forma de aprendizado é valida, porém deve ser vista com cautela, é como tirar a habilitação para dirigir, nós sabemos perfeitamente qual o resultado.
Portanto na minha opinião o que habilita são as oportunidades de experimentar o máximo possível. O curso na minha opinião fica como canja de galinha, pode não curar mas mal também não faz!
Quem nunca andou sair por aí com uma moto de 200kg vai ter problema. Quem não tem experiência fizer o curso e sair por aí vai ter provavelmente problema pois o curso é em ambiente controlado e graças a Deus a natureza não o é!
De qualquer maneira toda forma de aprendizado é valida, porém deve ser vista com cautela, é como tirar a habilitação para dirigir, nós sabemos perfeitamente qual o resultado.
Portanto na minha opinião o que habilita são as oportunidades de experimentar o máximo possível. O curso na minha opinião fica como canja de galinha, pode não curar mas mal também não faz!
29-11-2015, 17:23
Tem alguém que faz as incursões com o pneu original da 800GS? É tranquilo, ou melhor não abusar?
07-12-2015, 17:41
Evandroas Escreveu:Tem alguém que faz as incursões com o pneu original da 800GS? É tranquilo, ou melhor não abusar?Melhor não abusar...baixe a pressão que vai bem na terra firme. Lama e areia fofa são um tremendo desafio...off-road mesmo não recomendo, esses pneus "mistos" só resolvem a estradinha de terra batida e se não estiver chovendo.
Você vai ouvir outras opiniões, mas provavelmente quem disser que vai bem é aquele que nunca usou um pneu off de verdade.
07-12-2015, 21:17
Evandroas Escreveu:Tem alguém que faz as incursões com o pneu original da 800GS? É tranquilo, ou melhor não abusar?
Em breve vou fazer Evandro, mas normalmente tem q ser off leve
Se for off moderado (areião etc) aí vai da habilidade do piloto
27-12-2015, 21:34
Nada substitui a experiência. As trilhas que fiz nas magrelas ajudam quando coloco a GS no off, mas resolvi fazer o curso off da BMW e me arrependi de não ter feito antes. Tem muita dica específica para essas motos, sobre os recursos, etc. Se a viagem é 90% asfalto e 10% off, vou de Tourance (o original). Se for mais off que isso, vou logo de Karoo 2 ou TKC80. São bons no asfalto e perfeitos no off. Único defeito é a durabilidade: 6.000km se rodar muito no asfalto, muito calor, moto pesada.
O curso é ótimo, mas depois tem que praticar!
O curso é ótimo, mas depois tem que praticar!
09-05-2016, 23:57
edgargangi Escreveu:Pessoal tenho um pé atrás ao entrar no terreno marrom, amarelo, cinza, etc com a minha Gorda. Com certeza, como tudo na vida tem sua técnica e o seu jeito de fazer, existe uma cartilha básica para se aventurar nesta seara?
Já passei por uns perrengues do inferno, e hoje até me sinto um pouco mais preparado, mas não o suficiente para encarar de forma segura estes desafios. E quando vejo nos vídeos do fórum as gordas literalmente Sambando me dá uma até uma agonia. Preciso me livrar disso, se puderem me ajudar agradeço.
Abs. [emoji27]
Amigo,
Fiz o curso do Jean Azevedo e digo que foi transformador.
Nao interessa o quanto voce leia sobre o assunto, o quanto de youtube voce assista...nada se compara a alguem te ensinando a tecnica correta, sem vicios e te dando suporte moral e teorico. Sem contar as amizades, as dicas off-internet de acessorios, viagens, vindo de quem ja experimentou na pratica, e mais importante, outros caras crus caindo no curso junto contigo...
Sim, voce vai cair, todos caem! Eu ate quebrei um osso!!! Mas o legal é que voce percebe que a moto foi feita pra aguentar uns capotes e perde o medo e a dó da bichinha. Agora, tem que desapegar um pouco, senão em vez de curtir, vira stress...
Grana muito bem gasta!
10-05-2016, 00:16
ViniPaul Escreveu:Amigo,Vini, muito legal seu relato, desde o ano passado para os dias de hoje, já me arrisquei um pouco mais no OFF, já tomei alguns tombos bobos e já perdi a preocupação com a moto, afinal no começo é um brinquedo meio caro, mas se for se apegar demais então é melhor nem comprar. Acho que o principal é curtir um passeio ou viagem sem stress, então tem que ir pra guerra, mas sem dúvida ir bem preparado é muito melhor do que ir na cara e na coragem. Vou seguir sua dica e fazer a inscrição no curso. Valeu pela dica, muito obrigado, grande abraço.
Fiz o curso do Jean Azevedo e digo que foi transformador.
Nao interessa o quanto voce leia sobre o assunto, o quanto de youtube voce assista...nada se compara a alguem te ensinando a tecnica correta, sem vicios e te dando suporte moral e teorico. Sem contar as amizades, as dicas off-internet de acessorios, viagens, vindo de quem ja experimentou na pratica, e mais importante, outros caras crus caindo no curso junto contigo...
Sim, voce vai cair, todos caem! Eu ate quebrei um osso!!! Mas o legal é que voce percebe que a moto foi feita pra aguentar uns capotes e perde o medo e a dó da bichinha. Agora, tem que desapegar um pouco, senão em vez de curtir, vira stress...
Grana muito bem gasta!
Enviado do meu Xperia Z2