BMW GS Brasil

Versão Completa: Riser para levantar e "trazer" o guidon para mais próximo.
Esta é uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3 4
luiztrovao Escreveu:Eu também não sosseguei até conseguir levantar e inclinar o guidon para uma posição que eu me sentisse mais confortável. Repare no que eu fiz. Além de 2 risers, ainda coloquei algumas arruelas de funileiro/lanterneiro para alcançar a altura que me pareceu melhor.
Abraços
[ATTACH=CONFIG]9773[/ATTACH]

Sem mexer nos cabos?
Paulork Escreveu:Abreu, esse problema de "ajuste" é exatamente o mesmo que tenho, porque vim da HD depois de muitos anos acostumado com outra posição de pilotar.
Já encomendei um riser para levantar e trazer para traz o guidão, buscando uma posição mais confortável a que estou acostumado.
Comprei esse aqui https://www.aliexpress.com/snapshot/0.ht...2784836915
Outro item que comprei foi uma extensão do espelho para colocá-lo um pouco mais para fora da visão dos ombros.

Paulo, como ex-HD e Indian, sou obrigado a comentar: a diferença é ENORME! Tô me sentindo andando de bicicleta no trânsito urbano. Mais estreita, mais leve, mais manobrável, mais freios e não cozinha ovos...
Abreu, sem mexer nos cabos
Aos incredulos: eu simplesmente sobrepus 2 risers de mercado (um é Touratech e o outro é ASF) com arruelas poderosas no meio. O parafuso é um M10 (espero que saibam o que significa). Estou usando desde 2013 (O ano da moto) e não há nenhuma indicação de qualquer folga.
Abreu Escreveu:Paulo, como ex-HD e Indian, sou obrigado a comentar: a diferença é ENORME! Tô me sentindo andando de bicicleta no trânsito urbano. Mais estreita, mais leve, mais manobrável, mais freios e não cozinha ovos...

Exatamente o que também estou sentindo.
Ontem fui à São Paulo fazer a primeira revisão e depois enfrentei a infernal av. Rebouças. Acredite, andei no corredor apertado na mesma tocada dos motoboys, é o mais importante, sem fritar os ovos kkk
Acabei colocando um Anker. Até agora, bom demais.
Vocês que colocaram ou pretendem colocar risers no guidão da moto...

Alguém tem noção ou conhecimento técnico para dizer qual o resultado do efeito alavanca (vide Arquimedes, circa 2200 AC) na resistência do encaixe do guidão nos amortecedores?

Não sou engenheiro. Mas estou desconfiado que esse pequeno riser aumenta em muito a força aplicada nesses componentes...
nicobico Escreveu:Vocês que colocaram ou pretendem colocar risers no guidão da moto...

Alguém tem noção ou conhecimento técnico para dizer qual o resultado do efeito alavanca (vide Arquimedes, circa 2200 AC) na resistência do encaixe do guidão nos amortecedores?

Não sou engenheiro. Mas estou desconfiado que esse pequeno riser aumenta em muito a força aplicada nesses componentes...

Nicobico,
Não sei se compreendi bem sua questão. O objetivo do riser é justamente afastá-lo do guidon, o que por si só já reduz o peso sobre o conjunto. Com o acessório, o piloto não se escora no guidon, justamente por estar mais ereto, com o peso sobre o próprio corpo e o banco da motocicleta. O melhor efeito aliás, é deixar de receber nos braços e ombros os impactos da suspensão dianteira.
Abraço!
Abreu Escreveu:Nicobico,
Não sei se compreendi bem sua questão. O objetivo do riser é justamente afastá-lo do guidon, o que por si só já reduz o peso sobre o conjunto. Com o acessório, o piloto não se escora no guidon, justamente por estar mais ereto, com o peso sobre o próprio corpo e o banco da motocicleta. O melhor efeito aliás, é deixar de receber nos braços e ombros os impactos da suspensão dianteira.
Abraço!

O riser não afasta do guidão, mas sim eleva o guidão acima do ponto de contato com as bengalas, aumentando o efeito alavanca que o piloto faz sobre o conjunto da suspensão. Este é que pode ser o problema. Quando maior a altura do riser, maior a distância e maior o efeito alavanca. Engenheiros podem explicar isso melhor. Mas o efeito pode ser devastador se ultrapassar o ponto de resistência de onde o equipamento está fixado.
Qualquer coisa acima de 30mm adicionado aumenta significativamente o momento, e põe sim em risco o conjunto.
Eu adoraria colocar um riser mas não vou correr o risco.
nicobico Escreveu:O riser não afasta do guidão, mas sim eleva o guidão acima do ponto de contato com as bengalas, aumentando o efeito alavanca que o piloto faz sobre o conjunto da suspensão. Este é que pode ser o problema. Quando maior a altura do riser, maior a distância e maior o efeito alavanca. Engenheiros podem explicar isso melhor. Mas o efeito pode ser devastador se ultrapassar o ponto de resistência de onde o equipamento está fixado.

Mesmo compreendendo o aspecto levantado, é só testar: sem o riser, o piloto está apoiado no guidão. Com ele, ereto, está apoiado na própria coluna. Realmente ele não o afasta do guidão, o afasta da mesa e o deixa mais ereto. Pessoalmente, nem me apoio mais no guidão, o que, para mim era um desconforto.
Páginas: 1 2 3 4