BMW GS Brasil

Versão Completa: Dúvida - Substituição lâmpada lanterna / freio por LED
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Bom dia caros amigos, tudo certo? Minha lâmpada de freio queimou novamente, e dessa vez resolvi adquirir uma lâmpada de LED da Osram, de muito boa qualidade por sinal. Porém, ao ser instalada, além de o aviso de LAMP ficar aceso no painel, ela ficou com um comportamento estranho, acendendo a "segunda fase" sozinha, como se de tempos em tempos eu acionasse o freio.

Li a respeito, e descobri que devido ao LED utilizar menos energia que lâmpadas convencionais, esse comportamento poderia ocorrer, e que uma forma de contornar esse problema, seria instalar um resistor na fiação antes do soquete da lampada. A minha pergunta é: Alguém já fez isso? Vale a pena? Ou compensa conviver com a queima dessas lampadinhas safadas e trocar de tempos em tempos mesmo?

Abraços!
Existe no mercado já pronta para uso lâmpadas led com circuito canceller que produz a mesma corrente como se a lâmpada fosse incandescente. Já vem com o resistir soldado no circuito com o devido dissipador de calor. Pra aproveitar essa que vc já tem tem de fazer uma conta pra calcular a corrente e o valor da resistência que somada a corrente da lâmpada led se aproxime ou iguale a corrente original do circuito da moto. Dívida a potência da lâmpada original em W pela tensão do circuito vc ter a a corrente total. retire dessa corrente a corrente que a lamp. led consome. A corrente que sobra deve passar pelo resistir em paralelo. Com a forma.U=R×I como JÁ TEM A TENSÃO QUE É A DA MOTO e a corrente use a fórmula e obtenha o valor do resistor a ser ligado em paralelo no circuito.
ravelli66 Escreveu:Bom dia caros amigos, tudo certo? Minha lâmpada de freio queimou novamente, e dessa vez resolvi adquirir uma lâmpada de LED da Osram, de muito boa qualidade por sinal. Porém, ao ser instalada, além de o aviso de LAMP ficar aceso no painel, ela ficou com um comportamento estranho, acendendo a "segunda fase" sozinha, como se de tempos em tempos eu acionasse o freio.

Li a respeito, e descobri que devido ao LED utilizar menos energia que lâmpadas convencionais, esse comportamento poderia ocorrer, e que uma forma de contornar esse problema, seria instalar um resistor na fiação antes do soquete da lampada. A minha pergunta é: Alguém já fez isso? Vale a pena? Ou compensa conviver com a queima dessas lampadinhas safadas e trocar de tempos em tempos mesmo?

Abraços!
De uma encapsulada no resistor e ligue ao circuito da fiação da lâmpada deve funcionar normal.
Eraldo

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Eraldo Tel Escreveu:Existe no mercado já pronta para uso lâmpadas led com circuito canceller que produz a mesma corrente como se a lâmpada fosse incandescente. Já vem com o resistir soldado no circuito com o devido dissipador de calor. Pra aproveitar essa que vc já tem tem de fazer uma conta pra calcular a corrente e o valor da resistência que somada a corrente da lâmpada led se aproxime ou iguale a corrente original do circuito da moto. Dívida a potência da lâmpada original em W pela tensão do circuito vc ter a a corrente total. retire dessa corrente a corrente que a lamp. led consome. A corrente que sobra deve passar pelo resistir em paralelo. Com a forma.U=R×I como JÁ TEM A TENSÃO QUE É A DA MOTO e a corrente use a fórmula e obtenha o valor do resistor a ser ligado em paralelo no circuito. De uma encapsulada no resistor e ligue ao circuito da fiação da lâmpada deve funcionar normal.
Eraldo

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Baita explicação, mesmo tendo falado grego pra mim... mas me deu um norte com certeza! Vou pesquisar a respeito! Obrigado por enquanto!
Eraldo Tel Escreveu:Existe no mercado já pronta para uso lâmpadas led com circuito canceller que produz a mesma corrente como se a lâmpada fosse incandescente. Já vem com o resistir soldado no circuito com o devido dissipador de calor. Pra aproveitar essa que vc já tem tem de fazer uma conta pra calcular a corrente e o valor da resistência que somada a corrente da lâmpada led se aproxime ou iguale a corrente original do circuito da moto. Dívida a potência da lâmpada original em W pela tensão do circuito vc ter a a corrente total. retire dessa corrente a corrente que a lamp. led consome. A corrente que sobra deve passar pelo resistir em paralelo. Com a forma.U=R×I como JÁ TEM A TENSÃO QUE É A DA MOTO e a corrente use a fórmula e obtenha o valor do resistor a ser ligado em paralelo no circuito. De uma encapsulada no resistor e ligue ao circuito da fiação da lâmpada deve funcionar normal.
Eraldo

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Eraldo, boa tarde! Pesquisei a respeito, e encontrei esse vídeo:

[video=youtube;k_HP2MUEBI0]https://www.youtube.com/watch?v=k_HP2MUEBI0[/video]

Seria esse o procedimento? Claro, que farei uma instalção mais "limpa", mas a idéia é essa?

Obrigado novamente meu amigo!
O LED gasta menos energia que a lampada incandescente, o resistor funciona porque dissipa energia, igualando o gasto, então o sensor não percebe que você trocou a lampada. Só tome cuidado com onde você vai fixar o resistor, porque ele esquenta bastante. Faça um teste antes, deixe o pisca funcionando um minuto ou mais e veja o quanto aquece, ai você vai ter uma ideia de onde vai colocar.
Outra solucao é trocar o relé. Ja vi em sites gringos o relé que se adapta a essa trocar de lampadas e envia sempre a informacao correta pra central.
Exemplo: (tem que procurar o especifico para a sua moto, claro)

https://www.ebay.com/itm/3-Pin-Electroni...SwTuJYvW6f

[Imagem: 5c5a1061e0cf262b4f5d21920ef66b44.jpg]

Abraçao




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