26-06-2013, 11:10
26-06-2013, 21:09
na minha NF vem escrito VARGA..
como não veio especificado. acredito que deve ser mesmo o MOTUL
nao custa nada, liga na CC e questione o porque do fluido ser diferente do anterior na coloração uma vez que a especificação esta correta, questiona o fabricante do fluido
porem se colocassem MOTUL na minha não ia achar ruim não, se não me engano ele tem melhor rendimento com temperaturas mais altas, ou seja , quanto mais esquenta melhora a performance
abrax
como não veio especificado. acredito que deve ser mesmo o MOTUL
nao custa nada, liga na CC e questione o porque do fluido ser diferente do anterior na coloração uma vez que a especificação esta correta, questiona o fabricante do fluido
porem se colocassem MOTUL na minha não ia achar ruim não, se não me engano ele tem melhor rendimento com temperaturas mais altas, ou seja , quanto mais esquenta melhora a performance
abrax
06-03-2014, 19:13
Olá pessoal!
Tenho visto aqui os comentários quanto ao fluído de freio traseiro escuro. Se passou o mesmo com minha motoca. Fiquei aqui com uma dúvida, que passo a descrever: Ontem, resolvi dar uma olhadela e preparei tudo para a troca do fluído, DOT4 na mão, ferramentas, etc. Quanto ao procedimento para a troca, fiz de modo simples, como se fosse dar a sangria no sistema. Primeiro, retirei a maior parte do fluído escuro do reservatório e completei com o novo. Mas, logo que fiz as primeiras sangrias percebi que o fluído que saiu estava em perfeitas condições, parecia novo. Repeti o processo por mais algumas vezes e o fluído escuro só estava mesmo no reservatório. Mais uma observação, ao retornar o pedal de freio à sua posição normal nas diversas vezes da sangria, o pistão próximo ao pedal cria uma pequena pressão no sentido reservatório do fluído.
Seria esse o motivo das impurezas e a coloração escura somente no reservatório???
Tenho visto aqui os comentários quanto ao fluído de freio traseiro escuro. Se passou o mesmo com minha motoca. Fiquei aqui com uma dúvida, que passo a descrever: Ontem, resolvi dar uma olhadela e preparei tudo para a troca do fluído, DOT4 na mão, ferramentas, etc. Quanto ao procedimento para a troca, fiz de modo simples, como se fosse dar a sangria no sistema. Primeiro, retirei a maior parte do fluído escuro do reservatório e completei com o novo. Mas, logo que fiz as primeiras sangrias percebi que o fluído que saiu estava em perfeitas condições, parecia novo. Repeti o processo por mais algumas vezes e o fluído escuro só estava mesmo no reservatório. Mais uma observação, ao retornar o pedal de freio à sua posição normal nas diversas vezes da sangria, o pistão próximo ao pedal cria uma pequena pressão no sentido reservatório do fluído.
Seria esse o motivo das impurezas e a coloração escura somente no reservatório???
18-03-2014, 07:15
O meu com 8 meses parece óleo de motor queimado, mas ainda está parando a moto, rs
18-03-2014, 10:32
Óleo de freio é higroscópico, ou seja, é muito sensível a umidade, a maioria dos fabricantes orienta a substituição do fluido em função do tempo, não da km, geralmente a cada 24 meses, porém em lugares muito úmidos, deve ser antecipada a troca.
Essa umidade diminui o ponto de ebulição do fluído, causando perda de eficiência em freadas prolongadas. Também, por haver umidade no fluído, a corrosão das partes internas do circuito pode ocorrer, causando vazamentos internos ou externos com perda de eficiência na frenagem.
Uma garrafinha de 500 ml de fluído Varga Dot 4 custa menos de 20 pilas, com ela dá pra trocar o fluído de todos os reservatórios, e diferente de um carro, na moto uma pessoa sozinha troca o fluído, só precisa de algumas ferramentas e um pouquinho de paciência de pesquisar como fazer o serviço.
Essa umidade diminui o ponto de ebulição do fluído, causando perda de eficiência em freadas prolongadas. Também, por haver umidade no fluído, a corrosão das partes internas do circuito pode ocorrer, causando vazamentos internos ou externos com perda de eficiência na frenagem.
Uma garrafinha de 500 ml de fluído Varga Dot 4 custa menos de 20 pilas, com ela dá pra trocar o fluído de todos os reservatórios, e diferente de um carro, na moto uma pessoa sozinha troca o fluído, só precisa de algumas ferramentas e um pouquinho de paciência de pesquisar como fazer o serviço.
19-03-2014, 07:33
Bom dia galera, minha moto está com 10 mil km e o fluído azul da suspensão traseira do reservatório esta abaixo do nível mínimo. Devo ir a CC BMW?
Sabe qual fluído é para que eu possa trocar ou recarregar?
Sabe qual fluído é para que eu possa trocar ou recarregar?
19-03-2014, 07:39
Denis, por estar em SP eu já teria levado na CCS.
Pelo baixo custo envolvido não vale arriscar sua segurança e ser tiver na garantia estará compartilhando as responsabilidades por um futuro problema que possa aparecer na moto.
Pelo baixo custo envolvido não vale arriscar sua segurança e ser tiver na garantia estará compartilhando as responsabilidades por um futuro problema que possa aparecer na moto.
19-03-2014, 19:03
Como disse o Manoel Fonseca aí acima, o fluido de freio ( e não "óleo de freio" como alguns falam) é hidrófilo, ou seja, ele absorve a água que está presente na umidade relativa do ar na forma de vapor.
Ao longo do tempo, quanto mais água ele absorve, mais acontece um efeito muito conhecido, que é o seguinte:
- ao sair com o veículo pela manhã ( ou depois de muitas horas parado) você sente que o freio está funcionando perfeitamente
- depois de rodar alguns quilometros e usar o freio várias vezes, a água contida no fluido de freio começa a "se separar" do resto do fluido, gerando uma mistura não homogênea no circuito, já que micro-bolhas de ar se formam como consequência do aumento da temperatura e da pressão no interior do circuito. Daí para a frente, você sente claramente uma piora na eficiência da frenagem já que a mistura já não possui mais as mesmas características físicas que são necessárias para gerar uma pressão homogênea no circuito, e que vai pressionar/empurrar as pinças/pastilhas.
O correto é trocar completamente o fluido de freio numa das seguintes condições:
- 1 vez por ano (que é considerado um prazo médio para esta contaminação pela água acontecer)
- ou quando o fluido se mostrar com coloração diferente e/ou quando você começar a sentir o efeito que descrevi acima
Reparem, inclusive, que normalmente o reservatório do fluido de freio (e a "cuíca" de vácuo) são colocados no cofre do motor do lado em que está o coletor de escape, pois desta maneira, com a temperatura mais elevada daquele lado, se diminui a umidade relativa próxima ao reservatório, diminuindo então as chances de contaminação acelerada.
Assim sendo, insistam com a oficina para fazer a troca logo que repararem que algo não vai bem - como disse o FPoli, é um custo muito baixo e não compensa o risco da deterioração da frenagem.
Um último comentário é que o fluido de freio é capaz de detonar qualquer pintura.... olho vivo com isto, pois qualquer pingo na pintura pode ser fatal mesmo se for limpo rapidamente
abraços
Ao longo do tempo, quanto mais água ele absorve, mais acontece um efeito muito conhecido, que é o seguinte:
- ao sair com o veículo pela manhã ( ou depois de muitas horas parado) você sente que o freio está funcionando perfeitamente
- depois de rodar alguns quilometros e usar o freio várias vezes, a água contida no fluido de freio começa a "se separar" do resto do fluido, gerando uma mistura não homogênea no circuito, já que micro-bolhas de ar se formam como consequência do aumento da temperatura e da pressão no interior do circuito. Daí para a frente, você sente claramente uma piora na eficiência da frenagem já que a mistura já não possui mais as mesmas características físicas que são necessárias para gerar uma pressão homogênea no circuito, e que vai pressionar/empurrar as pinças/pastilhas.
O correto é trocar completamente o fluido de freio numa das seguintes condições:
- 1 vez por ano (que é considerado um prazo médio para esta contaminação pela água acontecer)
- ou quando o fluido se mostrar com coloração diferente e/ou quando você começar a sentir o efeito que descrevi acima
Reparem, inclusive, que normalmente o reservatório do fluido de freio (e a "cuíca" de vácuo) são colocados no cofre do motor do lado em que está o coletor de escape, pois desta maneira, com a temperatura mais elevada daquele lado, se diminui a umidade relativa próxima ao reservatório, diminuindo então as chances de contaminação acelerada.
Assim sendo, insistam com a oficina para fazer a troca logo que repararem que algo não vai bem - como disse o FPoli, é um custo muito baixo e não compensa o risco da deterioração da frenagem.
Um último comentário é que o fluido de freio é capaz de detonar qualquer pintura.... olho vivo com isto, pois qualquer pingo na pintura pode ser fatal mesmo se for limpo rapidamente
abraços
19-03-2014, 21:06
Questionei isso também junto à concessionária e a resposta foi a mesma de todos vocês. Detalhe que a minha moto não está nem com um mês de uso (revisão de 1000km). Concordo com o Trovão e o que me deixou mais intrigado foi que a atendente me mostrou outras motos e todas estavam como a minha, fluido de freio traseiro escuro e do dianteiro claro.
11-04-2014, 07:52
Bom dia a todos,
Minha moto é 2013 e também apresentou os mesmos problemas, mas não percebi diminuição na frenagem.
Na última troca de óleo na cc comentei com o técnico e o mesmo me informou que existem motos zero na caixa que já apresentam o fluido escurecido, disse que o escurecimento se deve a alguma reação com as mangueiras que são pretas (diferente das do freio dianteiro) e não representam risco a segurança do sistema.
Fiz o serviço na Power Santos e como aproveitei para trocar as pastilhas traseiras não me cobraram nenhuma "dilma" pela substituição do fluido novo.
Abraço a todos.
Minha moto é 2013 e também apresentou os mesmos problemas, mas não percebi diminuição na frenagem.
Na última troca de óleo na cc comentei com o técnico e o mesmo me informou que existem motos zero na caixa que já apresentam o fluido escurecido, disse que o escurecimento se deve a alguma reação com as mangueiras que são pretas (diferente das do freio dianteiro) e não representam risco a segurança do sistema.
Fiz o serviço na Power Santos e como aproveitei para trocar as pastilhas traseiras não me cobraram nenhuma "dilma" pela substituição do fluido novo.
Abraço a todos.