Normal, é uma característica da GS, de primeira para segunda ser mais difícil acertar o ponto que o quick engata macio e sem tranco. Eu sempre uso embreagem na saída e na troca de 1ª para 2ª, nas demais tudo com o quick.
Provavelmente sua moto não tem nenhum problema no sistema, tanto é que vc nota ser tranquilo nas demais marchas...
Como dica ou lembrança nunca esqueça que para as trocas ascendentes não pode desacelerar a moto e para as trocas descendentes não pode estar acelerando.
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Usar a embreagem faz parte da memória muscular de meu punho esquerdo. Raramente uso o recurso quick-shift. No tempo da RD50, chamávamos isso de mudar a marcha "no tempo" (década de 70). Torço para que nas motocicletas o câmbio manual sobreviva por um bom tempo ainda.
Não tenho certeza, mas acho que o manual até não recomenda o quickshift em marchas muito baixas e com alto giro pela possibilidade de acidente por poder derrapar ou levantar a roda dianteira.
Gnegraes Escreveu:"O quick shifter tem um mecanismo que impede o acionamento da alavanca qdo a moto não está no giro aceitável para a troca."
Não creio nesta hipótese, seria algo muito complexo de realizar mecanicamente. Em alto giro, sem usar a embreagem você não consegue acoplar o anel sincronizador com a engrenagem, a diferença de giro é muito grande.
O quickshifter funciona de tal forma que ao acionar o pedal do câmbio, faz um acionamento parcial da embreagem, facilitando o engate da marcha.
Em rotações intermediárias não é necessário embrear totalmente para engatar uma marcha, um pequeno toque na alavanca da embreagem faz o trabalho a contento.
Tanto é verdade que na minha que não possui o sistema, às vezes de brincadeira rodo sem usar a embreagem, as marchas entram facilmente e sem ruído.
Óbvio que em regime de rotações médias, nada de altos giros pois até com embreagem de 1a para 2a há ruído.
Se a embreagem está com algum desgaste ou problema, pode ser esta a causa e não o câmbio, pode ter certeza.
O novo sistema de embreagem multidisco banhada a óleo tem alguma dificuldade no acerto de ponto de embrear, além disso oscila com a variação de temperatura do motor e do óleo. É um sistema mais sensível que o clássico monodisco a seco ou mesmo em comparação com o multidisco a seco.
Bom dia!!! Eu acredito que o Quickshifter não aciona a embreagem, mesmo parcialmente. O funcionamento dele se restringe a bloquear o funcionamento do motor pela interrupção da ignição de forma momentânea, isso reduz a carga na transmissão e permite que a marcha deslize e engate.
rodrigobor Escreveu:Bom dia!!! Eu acredito que o Quickshifter não aciona a embreagem, mesmo parcialmente. O funcionamento dele se restringe a bloquear o funcionamento do motor pela interrupção da ignição de forma momentânea, isso reduz a carga na transmissão e permite que a marcha deslize e engate.
Rodrigo, você está certo.
Tinha uma Tiger 800, sem o Quick shifter. Estou com minha GS faz exatos 3 dias e ontem motoquei por 600 km. Observei que nas marchas inferiores o Quick se mostra ruidoso, da 3a parra cima é só alegria mantendo o acelerador ativo.