BMW GS Brasil

Versão Completa: Problemas no GS 1250 Exclusive
Esta é uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3
Valeu, Guilherme !!
Gnegraes Escreveu:O disco, ou roda, ou engrenagem fônica é um medidor angular ou de fase.
O disco ranhurado do freio ABS por exemplo é uma roda fônica.
No caso do sincronismo do motor, a falta de dentes na engrenagem determina uma posição angular, o que é extremamente importante em uma motor a combustão interna. Quanto mais dentes esta engrenagem tiver, menor o passo angular e mais precisa a informação de posicionamento.

Também bão sabia a origem do nome, fui buscar e só achei na Wikipedia em alemão (Rolleyes), na versão inglesa não achei nada.
Foi inventada pelo dinamarquês Poul la Cour em 1875. Ele era meteorologista e haviam problemas de sincronização entre telégrafos de estações meteorológicas. Depois do uso nos telégrafos foi introduzido nos motores elétricos síncronos.

Para entender como o sensor funciona, mede e transmite um pulso elétrico, o vídeo abaixo é interessante:

https://www.youtube.com/watch?v=YeXlmdlXp2s

A Bosch foi quem introduziu nos motores o sistema clássico de ignição em 1925, com bobina, distribuidor rotativo, platinado, velas, etc.
O primeiro sistema a ter um único sensor que comandava tanto a ignição como a injeção foi o sistema Motronic da Bosch em 1979 para motores BMW.
Vocês podem ver o sensor (Motordrehzalfühler) e a roda fonica na parte inferior da figura, no bloco do motor.
Ótimo Guilherme, praticamente esgotou todas as questões a respeito do assunto.
Boas e precisas informações, apesar da garantia vamos torcer pra ser apenas má fixação por afrouxamento dos parafusos.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk
Galera, agradeço a todos pelas explicações acerca do
meu problema na roda fônica…….!
So espero que seja simples como o consultor/mecânico assim disse!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Galera, ainda não me entregaram a moto!
O sensor chegou mas o parafuso que prende o sensor, nada ainda!
Quando me entregarem a moto viu ter uma conversa com o mecânico a respeito!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
PauloLopes Escreveu:Galera, ainda não me entregaram a moto!
O sensor chegou mas o parafuso que prende o sensor, nada ainda!
Quando me entregarem a moto viu ter uma conversa com o mecânico a respeito!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Bingo !!!!!!!
Na verdade o problema, segundo do relato do mecânico chefe da BMW, foi o parafuso e anilha que prende o sensor da roda fônica!
Além disso tinha uma atualização de software em relação a navegação!
Não foi preciso mexer no motor e tão somente a aleta lateral onde se encontrava o parafuso!
Serviço realizado!
Agora é por a máquina na estrada!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Que bom, Paulo...
Nada de deixar a máquina parada, pois esse motor começa a amaciar e ficar bom com uns 30kkm. É nesse período que todos problemas de montagem ou peças que porventura existirem, aparece.


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Ele falou de uma norma de regulagem da Europa!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Quando acaba a garantia, né!?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
PauloLopes Escreveu:Ele falou de uma norma de regulagem da Europa!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Deve ser um novo mapeamento do motor, para reduzir emissões.
Páginas: 1 2 3