BMW GS Brasil

Versão Completa: Codificação VIN para veículos BMW
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EvertonM Escreveu:Achei um material do Detran PR (link abaixo) - é de 2021 e tem várias informações interessantes sobre as características dos veículos.

https://www.detran.pr.gov.br/sites/defau...sada_0.pdf

[ATTACH=CONFIG]11076[/ATTACH]

Everton,

O desenho não vale para as numerações de nossas motos BMW. A nossa numeração segue a norma ISO e não a ABNT.

Veja o exemplo do número 4 do VIS que informa ser o indicativo da planta de fabricação. Não é. Na minha este campo possui a letra "U" que não identifica nenhuma planta BMW.
Marivaldo Escreveu:O campo 4..7 do NIV é o VDS, segundo a tabela postada pelo Guilherme.
No caso da r1200gs Adventure, o NIV possui nessa posição (do 4o ao 7o caracteres) o valor "0A42".
Não sei porque a BMW escolheu 0A42 pra esse modelo.

Marivaldo,

Na BMW este campo indica especificações diferentes de modelos dentro de uma mesma Série. Por exemplo Rally e Adventure.
Veja no caso da minha: é uma K25 (1200 AC) e existem 2 diferentes numerações neste campo: 0303 (a minha) e 0313 .

Muitas vezes são configurações especiais para atender legislação de um país, tipicamente para os USA. Os americanos para variar sempre diferentes do resto do mundo civilizado....

As Séries e Modelos são:

K25 R1200GS a partir de 2004: 0307 e 0317
K25 R1200GS a partir de 2008: 0303 e 0313 (>>> a minha 0303)
K25 R1200GS a partir de 2010: 0450 e 0460
K25 R1200GS ADV a partir de 2006: 0382 e 0397
K25 R1200GS ADV a partir de 2008: 0380 e 0390
K25 R1200GS ADV a partir de 2010: 0470 e 0480

K50 R1200GS a partir de 2011: 0A01 e 0A11
K50 R1200GS a partir de 2014: 0A21
K50 R1200GS a partir de 2014: 0A31
K50 R1200GS a partir de 2016: 0A41
K50 R1200GS a partir de 2015: 0A51 e 0A61
K50 R1200GS a partir de 2017: 0A71 e 0A81
K50 R1250GS a partir de 2018: 0J90
K50 R1250GS a partir de 2017: 0J91 e 0J93
K50 R1250GS a partir de 2018: 0J94
K50 R1250GS a partir de 2020: 0M00
K50 R1250GS a partir de 2019: 0M01 e 0M03
K50 R1250GS a partir de 2020: 0M04

K51 R1200GS ADV a partir de 2012: 0A02 e 0A12
K51 R1200GS ADV a partir de 2014: 0A14
K51 R1200GS ADV a partir de 2015: 0A32
K51 R1200GS ADV a partir de 2016: 0A42
K51 R1250GS ADV a partir de 2019: 0J51 e 0J53
K51 R1250GS ADV a partir de 2018: 0J50
K51 R1250GS ADV a partir de 2019: 0J54
K51 R1250GS ADV a partir de 2020: 0M10
K51 R1250GS ADV a partir de 2019: 0M11 e 0M13
K51 R1250GS ADV a partir de 2020: 0M14
K51 R1250GS ADV a partir de 2018: 0M50
K51 R1250GS ADV a partir de 2019: 0M54


Como pode ver, os Modelos dentro de uma mesma Série são muitos.
shw Escreveu:5 primeiros dígitos do campo 1.3


1-3. Campo (WBAVB71070VA36703)
Identificador Mundial do Fabricante (World Manufacturer Identifier - WMI) de acordo com norma ISO 3780
BMW AG München - WBA
BMW Motorsport GmbH München - WBS
BMW BMW Motorräder Berlin Alemanha - WB1
BMW Mercado USA P.C. - 4US
BMW Mercado USA P.C. Motorsport GmbH - 5UM
BMW Mercado USA P.C. MPV - 5UX
BMW AG Fábrica Oxford (Mini) - WMW
BMW BRASIL - 99Z

Obrigado Marcel, vou atualizar o Decoder BMW e republicar com esse adendo:

BMW CKD Manaus 99Z
Codificação VIN revisada e ampliada (planta de Manaus).
Existem outras plantas novas (BMW carros em Araquari) mas mas elas não nos interessam neste fórum.

All,

Este texto é válido até maio de 2017.
A fábrica de Manaus não aparece nesta lista pois era montada em local de terceiros, local não proprietário da BMW .
Portanto peço a quem puder informar os campos 1.3 e 11 para motos a partir de 2019 por exemplo, para introduzirmos na tabela.


BMW VIN Decoder
Exemplo: WBAVB71070VA36703

1-3. Campo (WBAVB71070VA36703)
Identificador Mundial do Fabricante (World Manufacturer Identifier - WMI) de acordo com norma ISO 3780
BMW AG München - WBA
BMW Motorsport GmbH München - WBS
BMW BMW Motorräder Berlin Alemanha - WB1
BMW Mercado USA P.C. - 4US
BMW Mercado USA P.C. Motorsport GmbH - 5UM
BMW Mercado USA P.C. MPV - 5UX
BMW AG Fábrica Oxford (Mini) - WMW
BMW Rolls Royce Hireus - SA9
BMW Rolls Royce Goodwood - SCA
BMW CKD Mexiko - 3AV
BMW CKD Avtotor, Kaliningrad - X4X
BMW CKD Thailandia - MMF
BMW South Africa (bis 1999) - NC0
Magna Steyr - WBX
BMW CKD Manaus - 99Z

4-7. Campo (WBAVB71070VA36703)
Seção de Descrição do Veículo (Vehicle Description Section - VDS)
Chave do tipo de veículo

8. Campo (WBAVB71070VA36703)
Execução de segurança:
Cinto de segurança - 0
Cinto de segurança e airbag motorista - 1
Cinto de segurança e airbag dual - 2
Cinto de segurança e airbag dual 2ª geração - 3
Cinto de segurança e airbag dual e adicionais - 4

9. Campo (WBAVB71070VA36703)
Número de controle do VIN

10. Campo (WBAVB71070VA36703)
Ano de fabricação de acordo com norma ISO 3779
Como não é um requisito legal na Europa fornecer um código de ano, a BMW tem mostrado um "0" na 10ª posição há algum tempo. No entanto, você encontrará o código de ano para veículos mais antigos e versões "não europeias", já que isso é exigido por lei na América do Norte, por exemplo.

11. Campo (WBAVB71070VA36703)
Fábricas BMW
München Alemanha - A, F, K
Regensburg Alemanha - E, J, P
Dingolfing Alemanha- B, C, D, G
Leipzig Alemanha - V
Graz (Áustria)- W
Spartanburg USA - L, M
Rosslyn USA - H, N
Shenyang China - S
Toluka (Mexiko) - R
Oxford UK - T
Goodwood UK - U
Berlin - X, Y, Z

12-17. Campo (WBAVB71070VA36703)
Número de série
Conheço pouco do assunto, Guilherme.
Por ser material oficial do Detran PR, creio que haja alguma sustentação formal que vale para os veículos automotores fabricados no Brasil. Parece-me pouco usual o "regulador" adotar ISO e ABNT. O que me parece mais comum é a ABNT "absorver" as regras ISO. Nas demais páginas do documento "linkado" há explicações sobre a origem desses números e letras, com algumas informações.
Por suposição, posso imaginar que, tendo em conta o nível de "nacionalização" (algum tempo atrás a BMW nem tinha CKD no Brasil), houve alguma "adaptação" desses valores, o que poderia justificar alguma variação nas suas interpretações.
Vou continuar pesquisando e compartilho com todos o que achar.
EvertonM Escreveu:Conheço pouco do assunto, Guilherme.
Por ser material oficial do Detran PR, creio que haja alguma sustentação formal que vale para os veículos automotores fabricados no Brasil. Parece-me pouco usual o "regulador" adotar ISO e ABNT. O que me parece mais comum é a ABNT "absorver" as regras ISO. Nas demais páginas do documento "linkado" há explicações sobre a origem desses números e letras, com algumas informações.
Por suposição, posso imaginar que, tendo em conta o nível de "nacionalização" (algum tempo atrás a BMW nem tinha CKD no Brasil), houve alguma "adaptação" desses valores, o que poderia justificar alguma variação nas suas interpretações.
Vou continuar pesquisando e compartilho com todos o que achar.

De qualquer maneira Everton, para nós aqui do fórum BMW, vale a codificação ISO pois são fabricadas fora do Brasil, mesmo por que a planta de Manaus é uma CKD, vem tudo de fora pré montado.
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