Não sabia dessa característica de "morte súbita" da bateria de lítio.
Quando troquei da minha moto pesquisei essa compra, mas no final fiquei com a Moura (MA12E), que aguenta uns 3 anos, tem preço bem menor e vai "avisando" quando está chegando ao fim. Por enquanto está valendo a pena.
EvertonM Escreveu:Não sabia dessa característica de "morte súbita" da bateria de lítio.
Quando troquei da minha moto pesquisei essa compra, mas no final fiquei com a Moura (MA12E), que aguenta uns 3 anos, tem preço bem menor e vai "avisando" quando está chegando ao fim. Por enquanto está valendo a pena.
Everton,
Pesquisei bastante no grupo da Alemanha sobre bateriais, há tópicos que são verdadeiros tratados de engenharia elétrica.
Muitos estão usando há um bom tempo as de LiFePo mas as boas marcas disponíveis lá não temos por aqui.
Perguntei sobre Aliant e as opiniões não foram boas, consideram inferior.
O grande problema e reclamação do pessoal é sobre a falta de padronização nas informações disponibilizadas pelos fabricantes de baterias, seja qual sistema seja, LiFePo ou Chumbo-ácido.
Acabam muitas vezes optando por marca onde a quantidade de informações permite uma análise mais técnica do produto.
Nas chumbo-ácido há uma unanimidade a respeito da Hawker norte-americana, mas também não a temos por aqui.
Sempre confiei na Moura, só uso ela nos meus carros mas na moto, tive uma experiencia negativa, soltou um dos pólos logo após o fim da garantia, do nada a moto morreu.
Na F800 tá uma Moura, já com 2 anos de uso pela data de fabricação, vou ficar de olho.
Abraços.
Fabio.
Citar:soltou um dos pólos logo após o fim da garantia
Esse é um baita defeito de fabricação ! Em direito, essa situação é considerada "vício oculto".
Caberia algumas medidas administrativas e judiciais, com proporcional incômodo.
Gostaria de indicação de algum carregador de bateria que possa ser usado sem precisar desconectar a bateria da moto.
Tenho um carregador comum que nas motos anteriores eu sempre usava conectado, mas na R1250GS eu desconectei pois já vi que nas BMW pode dar problemas.
Gostaria de ter uma opção pra uso mais fácil.
Leandro, não tenho conhecimento sobre battery tender que pudesse causar problema nas BMW. Você teria mais informações sobre essa ocorrência ?
Tenho um amigo que possui uma GSA 1250 e usa recorrentemente, sem desconectar a bateria da moto. Eu tenho um, mas usei somente na bateria desconectada, pois não tenho tomada elétrica na garagem do prédio.
Acredito que um bom aparelho, com proteções adequadas (fusíveis, etc), seria seguro.
Basicamente o carregador deve fazer a chamada Curva de 3 Pontos.
O alternador automobilístico tem uma grande limitação que é manter uma tensão de carga constante, em torno de 14,4V, o que leva a no máximo 75% da carga ad bateria.
O chamado carregador inteligente de 3 pontos alterna também a corrente no carregamento e ao final se estabiliza na corrente de flutuação.
Esse carregador garante 100% da carga da bateria.
O importante é que a carga não deve superar os 30% da capacidade da bateria, ideal ao redor de 15% a 20%.
Comprei um da Wonder CIB 003, preço justo.