BMW GS Brasil
Quem foi ao Atacama na última semana enfrentou problemas ... - Versão de Impressão

+- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br)
+-- Fórum: Viagens & Encontros (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-viagens-encontros)
+--- Fórum: Viagens e Encontros (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-viagens-e-encontros)
+--- Tópico: Quem foi ao Atacama na última semana enfrentou problemas ... (/Thread-quem-foi-ao-atacama-na-%C3%BAltima-semana-enfrentou-problemas)

Páginas: 1 2 3 4

Quem foi ao Atacama na última semana enfrentou problemas ... - Malfarano - 29-03-2015

Atenção pra quem vai, que as estradas devem estar em má condição!

http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,744270,Chile_Deserto_do_Atacama_tem_chuva_equivalente_a_16_anos_em_dois_dias,744270,8.htm

O local mais seco do mundo, o Deserto do Atacama, no Chile, sofreu com chuvas fortes e fora do comum nos últimos dias. Segundo a imprensa internacional, enchentes bloquearam estradas, deixaram ao menos 2300 desabrigados, provocaram queda na rede de transmissão de energia do local e interromperam as operações aéreas.

A grave situação forçou o governo do Chile a passar o controle do local para as Forças Armadas. Além disso, há indícios de ao menos duas mortes pelas chuvas na região.

A chuva, que começou na terça-feira (24), acumulou cerca de 65mm na estação de Taltal, na região de Antofagasta, até esta quinta-feira (26), de acordo com dados da Dirección Meteorológica de Chile. Por ser um deserto, a média anual de precipitação na região é de apenas 4mm. Ou seja, em dois dias, choveu o equivalente à chuva normal de 16 anos na região.

O Deserto do Atacama tem pouca chuva por conta da barreira feita pela Cordilheira dos Andes, que impede que a umidade da Amazônia, abundante o ano inteiro, chegue ao deserto. Além disso, uma região de alta pressão atmosférica permanente no Oceano Pacífico impede a chegada das chuvas, por isso é tão raro chover na região.

Segundo a meteorologista Olívia Nunes, da Somar Meteorologia, as chuvas do Atacama ocorreram pela presença rara de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis no Pacífico. “Este sistema meteorológico costuma organizar chuva forte a leste da sua formação e é comum de acontecer no Brasil, por exemplo. Porém, um Vórtice provocar chuvas no Deserto do Atacama é algo muito raro”, comenta.

A previsão ainda é de chuva para quinta-feira na região, porém mais fraca. “O Vórtice tenta atravessar os Andes e permanece na região do Chile pelo menos até o domingo (29). Porém, já não há mais umidade disponível para provocar chuva”, finaliza Nunes.

http://www.tempoagora.com.br/dia-a-dia/deserto-atacama-tem-chuva-equivalente-16-anos-em-dois-dias/

Quem foi ao Atacama na última semana enfrentou problemas ... - robertosm - 29-03-2015

Nossa que maluco! Ja fui pra la e o asfalto possibilitava ir ate de Ferrari>

Quem foi ao Atacama na última semana enfrentou problemas ... - Henri - 29-03-2015

Passei pela cidade litorânea de Taltal mês passado (foto abaixo), e realmente é muito seca (não há vegetação).
Ocorre que, mesmo em regiões aridas, chuvas intensas podem ocorrer a cada 10-20 anos, causando esses problemas.
Abs

.jpg   image.jpg (Tamanho: 874.47 KB / Downloads: 114)

Quem foi ao Atacama na última semana enfrentou problemas ... - RicBoris - 29-03-2015

Meu amigo Hildenilson Albano está passando por esses perrengues aí na cordilheira. Hohe ele está em Salta e não sabe se concluirá o roteiro conforme traçou.

Quem foi ao Atacama na última semana enfrentou problemas ... - sal silva - 30-03-2015

RicBoris Escreveu:Meu amigo Hildenilson Albano está passando por esses perrengues aí na cordilheira. Hohe ele está em Salta e não sabe se concluirá o roteiro conforme traçou.

Ric esse teu amigo ta no olho do furacao,o cabra ta azarado mesmo rs. Fiquei surpreso com a noticia quando assisti na Tv,infelizmente teve até morte, acho que não há mais duvida que o bicho homem é o responsável por tudo isso.

Quem foi ao Atacama na última semana enfrentou problemas ... - RicBoris - 30-03-2015

Pois é Sal... estamos apreensivos com a viagem do Albano. Estamos acompanhando por um grupo no whatsapp e quando ele demora pra dar noticias fica todo muito muito preocupado. É foda! O cara programou essa aventura há dois anos e quando chega o dia tem essas noticias das tempestades no Chile

Quem foi ao Atacama na última semana enfrentou problemas ... - MarcioT - 01-04-2015

Estou indo para lá.
Se tiverem mais noticias dos amigos que lá estão, poste, aqui. Vai me ajudar muito.

Quem foi ao Atacama na última semana enfrentou problemas ... - RicBoris - 01-04-2015

Blz Márcio!

As informações que tenho até hoje podem não ser interessantes pra você, mas vou transcrever os relatos do meu amigo Albano nesses últimos dias:

- Amigos cheguei em San Pedro!
- Fantástico o deserto e muito gelo também
- Muito frio meus amigos, no passo de jama
- É um grande contraste, hora deserto e muito SAL, depois muito frio e muito gelo.
- Em momentos tenho que ficar atento as rachadas de vento de quase 150km por hora e com a pista congelada fincando assim sem nenhuma aderência
- Outra informação útil: pode entrar com cachaça. O pró aqui na aduana do Chile, são fruta, verduras e legumes. O resto pode. Verifiquei nas duas passagen
- Cheguei de Antofogasta, fui ver a mão del deserto.
- Recursos limitados, tenho improvisado sempre! Só pra ter uma ideia, a longnec aqui custa R$ 15,00 e em antofogasta R$ 22,00
-Ah pessoal, estou verificando a possibilidade de voltar pela Bolívia, a fronteira fica na cordilheira indo pro passo de jama

Perguntei a ele sobre as condições da estrada e do clima e se é por algum problema assim que ele tá decidindo voltar pela Bolívia. Estou aguardando resposta.

Quem foi ao Atacama na última semana enfrentou problemas ... - RicBoris - 02-04-2015

Informações de hoje, Márcio, prestadas pelo meu amigo Hildenilson Albano pelo whatsapp:

- Não Ric, séria só pra conhecer mesmo, pois na passagem pela cordilheira tem a aduana da Bolívia.
- Mas ontem o Jesuíno me falou que pela Bolívia tem muito ripio (estrada com pedrinhas soltas)
- Ric, as estradas estão perfeitas! O clima tá muito frio, gerando neve e muito gelo, mas isso muda de uma hora pra outra.

Essa resposta dele foi em relação à sua decisão de retornar pela Bolívia, então perguntei se era por algum tipo de problema via Argentina.

Quem foi ao Atacama na última semana enfrentou problemas ... - sal silva - 02-04-2015

A noticia ruim é que a cerva no chile ta uma facada,em compensação da para levar na bagagem uns cinco litros de cachaça barrigudinha .kkkkk ,so tem pé de cana.