![]() |
Do Agreste ao Litoral - AL / PE / PB - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: Viagens & Encontros (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-viagens-encontros) +--- Fórum: Viagens e Encontros (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-viagens-e-encontros) +--- Tópico: Do Agreste ao Litoral - AL / PE / PB (/Thread-do-agreste-ao-litoral-al-pe-pb) |
Do Agreste ao Litoral - AL / PE / PB - HugoFalcão - 06-04-2016 Meus amigos, essa é a segunda fase da viagem que fiz em fevereiro de 2016 com minha índia Niva e os nossos amigos Piraju, Zerob e Karla CPS, que teve foco no agreste e litoral de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. Saímos de Maceió-AL rumo a Pernambuco, passando pela Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, agreste alagoano. É lá que se encontra o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que conta um pouco a historia de uma das maiores lutas de resistência contra a escravidão no mundo, mostrando detalhes de como era a vida dos negros escravizados rebelados que fugiam para aquelas matas na época do domínio holandês no Brasil. O Parque Memorial Quilombo dos Palmares foi implantado em 2007, em um platô (área plana) do alto da Serra da Barriga. O local, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1985, recria o ambiente da República dos Palmares – o maior, mais duradouro e mais organizado quilombo já implantado nas Américas. Nesta espécie de maquete viva, em tamanho natural, foram reconstituídas algumas das mais significativas edificações do Quilombo dos Palmares. Com paredes de pau-a-pique, cobertura vegetal e inscrições em banto e yorubá, avista-se o Onjó de farinha (Casa de farinha), Onjó Cruzambê (Casa do Campo Santo), Oxile das ervas (Terreiro das ervas), Ocas indígenas e Muxima de Palmares (Coração de Palmares). Além das construções que referenciam o modo de vida daquela comunidade quilombola, o Memorial dispõe de pontos de áudio com música e textos em quatro idiomas (Português, Inglês, Espanhol e Italiano) que narram aspectos do cotidiano do Quilombo e da cultura negra. São os espaços Acotirene, Quilombo, Ganga-Zumba, Caá-Puêra, Zumbi e Aqualtune. continua... Do Agreste ao Litoral - AL / PE / PB - HugoFalcão - 06-04-2016 Ocas indígenas - A cultura indígena foi fundamental na sobrevivência dos quilombolas na Serra da Barriga Interior de uma das ocas Interior de uma das ocas Muxima de Palmares (Coração de Palmares) - Homenagem aos principais líderes do Quilombo dos Palmares continua... Do Agreste ao Litoral - AL / PE / PB - HugoFalcão - 06-04-2016 Pátio central do parque Atalaia de Acaiene (Mirante de Acaiene - filho de Ganga-Zumba) Vista da Atalaia de Acaiene... Os ataques de tropas escravistas foram constantes em Palmares. Dezenas de Expedições organizadas por diferentes agentes e de diferentes portes atacavam Palmares por todos os lados. Em alguns momentos, o despenhadeiro foi uma alternativa frente a premente ameaça de retorno ao cativeiro. Nos derradeiros ataques, Zumbi, ferido, conseguiu escapar para o sumidouro na Serra Dois Irmãos, em Viçosa/AL. Tentou reorganizar o Quilombo dos Palmares, retomando a prática da guerrilha. Aparecia em povoados, arraiais e engenhos, disseminando a lenda da sua imortalidade. Abaixo o vídeo da parte 1 dessa fase da nossa viagem... [video=youtube;wjSdjAfWp9c]https://www.youtube.com/watch?v=wjSdjAfWp9c[/video] Bom, espero que curtam mais essa aventura. Em breve, mais fotos e vídeos... Grande abraço a todos! Do Agreste ao Litoral - AL / PE / PB - RicBoris - 06-04-2016 Saudações estradeiras, querido amigo Peregrino! Este tópico é uma verdadeira aula de História, muito bem contada e documentada! Parabéns e obrigado pelo passeio cultural! Abraço!!! Do Agreste ao Litoral - AL / PE / PB - CM-R1200-GS - 06-04-2016 Parabens, "Ave de Rapina" Ainda vou ao nordeste para encarar esses lugares que voce tanto divulga, muito bonito. Do Agreste ao Litoral - AL / PE / PB - HugoFalcão - 06-04-2016 RicBoris Escreveu:Saudações estradeiras, querido amigo Peregrino!RicBoris, meu amigo, ainda estou lhe devendo uma visita!!! ![]() Obrigado pelo comentário!!! Fico feliz que tenha gostado. Essa serra é muito massa, pois além do caminho 90% off-road e o belo visual, tem uma energia muito boa ali. E é muito massa saber o que se passou naquele lugar, o valor histórico que o Quilombo tem para nós, brasileiros!!! Abração pra você, meu irmão!!! ![]() Do Agreste ao Litoral - AL / PE / PB - sal silva - 06-04-2016 CM-R1200-GS Escreveu:Parabens, "Ave de Rapina" Xerife,nao chama ele de Ave de Rapina que não pega bem.Toda ave de rapina gosta de um pinto,mas tem umas que gostam de uma Pomba,acho que é o caso de nosso nobre colega aventureiro do agreste.rs ![]() Do Agreste ao Litoral - AL / PE / PB - HugoFalcão - 06-04-2016 CM-R1200-GS Escreveu:Parabens, "Ave de Rapina"Valeu grande Cassio!!! Bom, não será por falta de convite que você vai deixar de vir por aqui! ![]() Sita-se desde já intimado. Hospedagem e um guia local, isso eu garanto! kkk Abração pra você, meu amigo!!! ![]() Do Agreste ao Litoral - AL / PE / PB - HugoFalcão - 06-04-2016 sal silva Escreveu:Xerife,nao chama ele de Ave de Rapina que não pega bem.Toda ave de rapina gosta de um pinto,mas tem umas que gostam de uma Pomba,acho que é o caso de nosso nobre colega aventureiro do agreste.rs Sal, caba safado, deixe de maldade! kkkkk Graças a Deus, de pinto eu quero distância. kkkkk Abração procê! ![]() Do Agreste ao Litoral - AL / PE / PB - RicBoris - 06-04-2016 HugoFalcão Escreveu:RicBoris, meu amigo, ainda estou lhe devendo uma visita!!!Grande abraço, irmão! E sobre a visita, um dia você virá pra eu lhe apresentar a região da Serra da Ibiapaba. Nossa casa está sempre de portas abertas! |