![]() |
R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - R1300GS R1250GS / R1200GS / R1150GS / R1100GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-r1300gs-r1250gs-r1200gs-r1150gs-r1100gs) +--- Fórum: BMW R 1300GS / R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS - Mecânica e Manutenção (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-r-1300gs-r-1250gs-r-1200gs-r-1150gs-r-1100gs-mec%C3%A2nica-e-manuten%C3%A7%C3%A3o) +--- Tópico: R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã (/Thread-r1200gsa-2015-revis%C3%A3o-dos-70k-aten%C3%A7%C3%A3o-ao-card%C3%A3) |
R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - Rromagnani - 10-02-2018 Revisão dos 70k feita na oficina FS Motos. A FS é uma oficina multimarcas que conheço desde a época da Vstrom, mas nunca havia usado os serviços que tem ótimos comentários, além de uma lavagem especial onde a moto é desmontada praticamente inteira e até a sujeira futura é limpa! kkk Deixei a moto na segunda feira, dia 5 e peguei agora a pouco. O que foi feito... Amortecedor de direção que havia vazado - Foi substituído à base de troca por outro. Problema resolvido! Sensor de pressão do pneu traseiro que não funcionava - Trocado a bateria e tudo está funcionando corretamente. Cardã - Este foi o ponto assustador... pelos vários relatos que li a respeito, pedi que abrissem e lubrificassem o eixo cardã e hoje vi o vídeo da desmontagem que logo logo estará no youtube... Muito assustador... Minha sugestão aos proprietários de motos com cardã é que peçam para abrir e verificar o sistema pelo menos cada 10/20k. O custo é baixo e evitará um problema bem mais sério. Para vcs. terem uma idéia não tinha nenhuma graxa e estava bem oxidado, além de água no interior e ferrugem. Tudo foi lubrificado e devidamente engraxado. Esta é uma manutenção que farei em todas as revisões. Embreagem - com a primeira engatada e a embreagem totalmente acionada, eu sentia um "pulsar" quando acelerava... Com a troca do óleo e lubrificação do sistema, tudo voltou ao normal. Pastilhas - As dianteiras havia trocado aos 50k e estavam novas. As traseiras que havia trocado aos 10k foram substituídas. Duraram 60k e ainda rodariam mais um pouco. Óleo - Foi colocado o Motul 7100 e tocado o filtro. Filtro de Ar - Estava ótimo. Apenas limpou. Foi ainda trocado o fluído de freio, de embreagem, óleo do cardã. Lavagem - aqui é um capítulo à parte... Fiz a chamada "Lavagem pós expedição" onde a moto é desmontada e até os escapes ficam brilhando. Essa lavagem é bem carinha (R$ 600,00), mas nada me foi cobrado de mão de obra da revisão (que seria R$ 300,00). No fim, acho que foi muito vantajoso. A conta final... Óleo Motul 700 - 4 litros x R$ 98,00 = 392,00 Filtro HF - R$ 75,00 Lavagem + Revisão - R$ 600,00 Cardã - limpeza/manutenção - R$ 200,00 Fluídos Freios / Embreagem - R$ 105,00 Óleo Cardan - R$ 70,00 Amortecedor de Direção - R$ 1.050,00 Sensor roda traseira - R$ 120,00 Pastilha traseira - EBC - R$ 190,00 Total - 2.802,00! Criei este album compartilhado para as imagens, já que estranhamente tudo ficou de ponta cabeça... Clique aqui E aí, o que acham? R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - Eraldo Tel - 10-02-2018 Oi Roberto. Mas não abriram o cardan pra ver o estado geral de rolamentos e retentores. O óleo do cardan costumo trocar a cada 10000 km sempre (pela quantidade de óleo que vai e a força que faz) aproveito pra lavar a coifa e limpar e engraxar a Cruzeta do cardan. Fiz isso desde os primeiros 10k após a compra da r 1200 Vermelha e esta praticamente novo aos 76000km. Na gsa preta tb. Já fiz ao completar os 20k o óleo do cardan estava bem ruim, fino e escuro. Eraldo. Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - pedaleiro - 10-02-2018 Que limpeza nota 10! Enviado do meu iPad usando Tapatalk R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - Rromagnani - 10-02-2018 Eraldo Tel Escreveu:Oi Roberto. Mas não abriram o cardan pra ver o estado geral de rolamentos e retentores. O óleo do cardan costumo trocar a cada 10000 km sempre (pela quantidade de óleo que vai e a força que faz) aproveito pra lavar a coifa e limpar e engraxar a Cruzeta do cardan. Fiz isso desde os primeiros 10k após a compra da r 1200 Vermelha e esta praticamente novo aos 76000km. Na gsa preta tb. Já fiz ao completar os 20k o óleo do cardan estava bem ruim, fino e escuro. Não sei te dizer o que mais foi feito Eraldo... sei que foi lubrificado, limpo e engraxado! Eles fizeram um vídeo de quando abriram o cardã é assim que disponibilizarem, postarei aqui. Fiquei impressionado e ao mesmo tempo aliviado de ter mandado abrir... com a quantidade de ferrugem era questão de tempo para ter algum problema sério! Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - Rromagnani - 10-02-2018 pedaleiro Escreveu:Que limpeza nota 10! Tb achei incrível... ok, o preço não é barato, mas aproveitando as revisões fica bem mais em conta! Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - Eraldo Tel - 10-02-2018 Então tiraram a tampa flange e abriram a cx de engrenagens do cardan??? Ainda não fiz isso ainda mas se sentir algo diferente barulho ou folga excessiva que da pra ver movendo a roda com a articulação do eixo cardan aberta vou fazer. Eraldo Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - P.ALMEIDA - 10-02-2018 Rromagnani Escreveu:Revisão dos 70k feita na oficina FS Motos.Roma obrigado por compartilhar. Espero pelo seu vídeo. Me interessa em especial o pulsar da embreagem pois convivo com isso faz tempo. Explica mais o que fizeram. Achei que tinha que trocar os discos. Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - P.ALMEIDA - 10-02-2018 Eraldo Tel Escreveu:Então tiraram a tampa flange e abriram a cx de engrenagens do cardan??? Ainda não fiz isso ainda mas se sentir algo diferente barulho ou folga excessiva que da pra ver movendo a roda com a articulação do eixo cardan aberta vou fazer.Não tenho conhecimento mas vi o meu desmontado duas vezes por vazamento....penso que pra chegar nas engrenagens do diferencial tem que tirar o retentor e ele estraga na retirada e como não foi trocado penso que trabalharam só no cardan externamente. Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - Rromagnani - 10-02-2018 P.ALMEIDA Escreveu:Roma obrigado por compartilhar. Espero pelo seu vídeo. Me interessa em especial o pulsar da embreagem pois convivo com isso faz tempo. Explica mais o que fizeram. Achei que tinha que trocar os discos. Paulo, exatamente na embreagem não foi feito nada além da substituição do fluído. Não sei se me expressei bem, mas o que sentia era... a moto parada, com a 1a. engatada e embreagem totalmente acionada. Eu acelerava e sentia ela querendo andar. Esse sintoma sumiu totalmente. O que vc. sente é isso tb? R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - P.ALMEIDA - 10-02-2018 Rromagnani Escreveu:Paulo, exatamente na embreagem não foi feito nada além da substituição do fluído. Não sei se me expressei bem, mas o que sentia era... a moto parada, com a 1a. engatada e embreagem totalmente acionada. Eu acelerava e sentia ela querendo andar. Esse sintoma sumiu totalmente.Exatamente. Com motor quente principalmente. Saída de Semafaros e pedágio. Não pátina e anda normal mas incomoda ... Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk |