![]() |
Questão de sorte? - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - F 900GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-f-900gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs) +--- Fórum: BMW F 900 GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS - Discussão Geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-f-900-gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs-discuss%C3%A3o-geral) +--- Tópico: Questão de sorte? (/Thread-quest%C3%A3o-de-sorte--685) |
Questão de sorte? - Andre RS - 25-06-2013 Questão de sorte? Alguém aí já teve o pneu furado a 160km/h ? Ontem após fazer uma trilha off aqui em Glorinha , em torno de 40km de chão batido , com muita piçarra , subidas e descidas , e usando bem a aceleração e freio traseiro ( ABS , CT off) rumei pra casa.....pela BR290 p voltar p Porto Alegre. Antes do ingresso no asfalto( de muito boa qualidade Por sinal) , liguei novamente o abs e o CT .....até aí tudo bem. Em um determinado trecho , já a uns 15 km do ponto inicial , acelerei a moto p 160 ou 170kmh......impressionante, senti um leve shimming , bem leve mesmo vindo da roda traseira, tive a impressão na hora que tinha passado por alguma poça de oleo e que o pneu traseiro estava sem aderência.....um misto de controle de tração atuando e a moto querendo ficar " lisa". Reduzi a RPM imediatamente e liguei a seta pra ir pro acostamento.........devia já estar desacelerando p uns 80 km/h.....parei no acostamento sem problemas e quando olhei p baixo , meu pneu traseiro estava vazio , isso mesmo zero PSI. Não acreditei ! Pensei na hora que poderia estar morto naquele momento. Sensação ruim. Botei a moto no cavalete e comecei a procurar algo na banda de rodagem que justificasse o evento , nada encontrei , o pneu estava muito quente , parecia pneu de moto GP depois de grande premio , estava diferente , liguei p seguradora , uma hora depois chegou o guincho......como não havia encontrado nada que justificasse o vazamento , pedi que o motorista fosse p um posto p que pudesse botar pressão no pneu.....selecionei 36 e tasquei ficha.....na hora , pelo cheiro vi que estava vazando , quando cheguei mais próximo pude sentir o ar saindo entre a roda e o pneu, pela lateral.... Em 1 minuto ou menos lá estava o pneu vazio. Levei p BMW que fica ao lado....e amanha vão me entregar um laudo do pneu. Confesso que tinha muita confiança neste pneu de serie , Mas depois desta fiquei ressabiado.....como um pneu com 2500 km pode vazar em uma estrada perfeita , sem deformações....penso que pode ter atingido uma temperatura bem alta e ter expandido....mas ainda assim , 160 -170 km/h.....esta' abaixo da vel máxima homologada.....se tivesse alguma relação com o off road teria vazado antes....e não 15 ou 20 km depois , já no asfalto.... Ter um pneu furado numa moto e' um evento semi catastrófico , nesta velocidade então e' quase caixão e vela preta!! Amanha recebo laudo , mas já antecipo que vou maneirar muito daqui pra frente....com vel Maxima de 120kmh......nao precisa mais do que isso. Minha sorte e' que no momento estava numa reta bem longa , caso tivesse numa curva certamente teria caído. Se o pneu tiver perdido pressão sem uma causa aparente , vou tentar ir na Pirelli p efetuar a troca.....se e' que da' p fazer isso. Divido esta experiência com todos aqui , pois acredito que isso aumenta nossa consciência situacional para um evento parecido.. Espero que ninguém passe por isso. Assim que tiver um retorno da CC postarei aqui. Abrax. Questão de sorte? - RicBoris - 25-06-2013 André, que sorte, heim brother?! Você não teria batido o pneu numa pedra ou buraco na trilha? Algo que empenasse um pouco o aro, prejudicando a vedação com o pneu e ocasionasse esse vazamento? Questão de sorte? - Flavildo - 25-06-2013 André muito estranho, porem vou falar o que acho, mesmo sem ter analisado o pneu. acho que alguma coisa amassou a roda no OFF ou a defeito na câmara de ar, devido algum impacto, o fato de estar em alta velocidade,fez o pneu perder pressão, acho praticamente impossível segurar uma moto com pneu furado a essa velocidade, deu muita sorte, ja tive pneu furado 2x a 120km/h e olha foi por um milagre que não fui para o chão . acredito de depois que o pneu esvaziou, deve ter saído da posição de vedação radial "destalonado" quanto tentava parar a moto, quando encheu novamente deveria ter colocado uma pressão bem maior para quo pneu voltasse a posição de vedação entre o pneu e a roda. mas com certeza o mistério ser desvendado com a desmontagem da roda por completo analisando pneu roda e câmara de ar e raios depois diga o que que foi verificado para nós abrax Questão de sorte? - amorlin - 25-06-2013 Flavildo, Isso que vc citou se aplica a pneus sem câmara. Mesmo destalonado não era pra vazar a menos que a câmara estivesse furada. Questão de sorte? - Flavildo - 25-06-2013 amorlin Escreveu:Flavildo, tem razão. porem mesmo com o pneu destalonadoa fuga de ar interna é bem maior que de um furo na banda do pneu, isso que que quis dizer, pois de estivesse vedado, ia aparecer o vazamento na banda do pneu, mas isso colocando muito pais pressão do que o que se usa na calibragem normal, mas com certeza a câmara esta furada com certeza, precisa saber o que foi o causador do furo Questão de sorte? - sal silva - 25-06-2013 Já me disseram que estes aros da 800 não são lá os melhores. Provavelmente o pneu teve um pequeno furo no momento do trail e o furo aumentou, pois o ar se expandiu com o atrito no asfalto. Sorte ou não? Fiquei preocupado também. Valeu. Questão de sorte? - Andre RS - 25-06-2013 RicBoris Escreveu:André, que sorte, heim brother?! Muito improvável , pois fiz uma trilha leve , ta' certo que acelerei bem na picarra deixando a roda traseira patinar.....talvez isso tenha levado o pneu a uma temperatura maior....nao sei te dizer, foi muito estranho. Se fosse pra ter vazado teria vazado na trilha...... Questão de sorte? - Andre RS - 25-06-2013 Flavildo Escreveu:André Nao acredito em impacto na trilha....vc sabe quando bate em algum buraco ou batem alguma pedra , nao foi o caso......visualmente nao vi nenhum aro torto , e' difícil vc amassar a roda sem amassar algum aro...só' sei de uma coisa , vou andar mais devagar. Por mais que vc tenha consciência e ande na linha, uma hora vc vai precisar da sorte....que foi esse caso. Questão de sorte? - shw - 25-06-2013 Olha eu acho que alguma pancada mordeu a camera de ar.. e na estrada vazou! Cara vc nasceu denovo porque é bem tenso o pneu furar! Uma coisa boa nas 1200 é o controle de pressão nos pneus!! isso ajuda muito! Questão de sorte? - Andre RS - 25-06-2013 shw Escreveu:Olha eu acho que alguma pancada mordeu a camera de ar.. e na estrada vazou! A sorte foi que vazou e nao estorou , caso contrario era chão .....e bem denso. Como escrevi acima , se tivesse numa curva , a deformação teria sido mais instantânea e talvez nao desse tempo pra parar. Espero que nao me venham com laudo de roda amassada , senão jogo essa moto no lixo....impensável até pra DT 180... |