![]() |
Recall do cardã? - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - R1300GS R1250GS / R1200GS / R1150GS / R1100GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-r1300gs-r1250gs-r1200gs-r1150gs-r1100gs) +--- Fórum: BMW R 1300GS / R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS - Mecânica e Manutenção (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-r-1300gs-r-1250gs-r-1200gs-r-1150gs-r-1100gs-mec%C3%A2nica-e-manuten%C3%A7%C3%A3o) +--- Tópico: Recall do cardã? (/Thread-recall-do-card%C3%A3) |
Recall do cardã? - EvertonM - 25-01-2024 Citar:- Inspeção do cardã incluído nas revisões a cada 20 mil kmIncluído e cobrado !! Citar:agora está surgindo a mesma informação em outros lugaresPoisé, a notícia está confirmada por várias CC. E como não tem almoço grátis, o que concluo é que o cardã das 1200 (2013 em diante) e 1250 tem algum perrengue (de engenharia, material ou qualquer outra coisa). No recall trocaram os acima de 60 mil "de grátis" e, em tese, também farão o mesmo com as demais motos citadas. Nas 1300, a informação é que a troca se dará com 80 mil kms e será paga pelo feliz proprietário da motoca. Esse fato me faz crer que há alguma situação que levou a BMW a fazer esse "recall sem recall". Li em algum lugar que, no caso das "60 mil kms", não há esse previsão de troca nos documentos entregues ao comprador, então a fabricante teria assumido o custo. Nas "80 mil kms" essa informação da troca constaria do manual. Não me convenceu ! Recall do cardã? - Gnegraes - 26-01-2024 EvertonM Escreveu:Incluído e cobrado !! Nada de estranho. Trata-se de um novo motor, com potência e torques diferentes do anterior, isso significa que o eixo e cruzetas são novos e diferentes dos modelos anteriores. Existe um ditado que diz: .... cachorro mordido de cobra, tem medo de linguiça.... Não existe peça sem desgaste, não existe peça que dure a vida toda. A baixa manutenção verificada nos eixos cardã incutiu o mito que não desgasta, não quebra, dura para sempre. A fábrica decidiu que o eixo deve ser trocada a cada 80K, com custo para o proprietário. Garante confiabilidade no uso em qualquer situação. Isso elimina problemas políticos e jurídicos. Ponto final. Recall do cardã? - Reiner - 26-01-2024 E tirando o uso militar e ou aeronáutico, acredito que a peça deve ser trocada qdo apresentar problemas.....no caso do cardam com 60k e a cc trocar sem custo, ótimo. Mas, no caso das 1300, trocar aos 80k com custo, só se a peça estiver com alguma folga ou outra irregularidade. Pois dependendo da forma de conduzir ou cuidar, o usuário poderá dobrar ou triplicar a vida útil da peça. Bem como poderá abreviar em muito este prazo. A recomendação realmente é pra livrar o fabricante de sanções. Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk Recall do cardã? - Gnegraes - 26-01-2024 Reiner Escreveu:E tirando o uso militar e ou aeronáutico, acredito que a peça deve ser trocada qdo apresentar problemas.....no caso do cardam com 60k e a cc trocar sem custo, ótimo. Mas, no caso das 1300, trocar aos 80k com custo, só se a peça estiver com alguma folga ou outra irregularidade. Pois dependendo da forma de conduzir ou cuidar, o usuário poderá dobrar ou triplicar a vida útil da peça. Bem como poderá abreviar em muito este prazo. A recomendação realmente é pra livrar o fabricante de sanções. Como sempre afirmei aqui, claramente os problemas observados a partir das 1200 LC em 2013 por óbvio ululante e gritante erro de projeto das coifas e respectivos alojamentos na saída do câmbio, nas extremidades da balança monobraço e na entrada da caixa de redução de engrenagens traseira, foram reconhecidos pela fábrica. Basta ver a mudança de materiais observada nas recentes 1250... Na nova 1300GS a BMW indica trocar com 80k... Não é obrigatório, cada um faz o que bem entender. O custo da peça e MO é do usuário. Essa indicação no Manual de proprietário livra a BMW de reclamações dos usuários, desgaste na mídia, problemas jurídicos = despesas enormes. BMW nunca afirmou, garantiu ou outra coisa que o valha, que o eixo cardã e suas cruzetas são eternos. São duráveis e de baixa manutenção? Sim. Dão menos problemas que transmissão por corrente de rolos? Sim. Mas não são lifetime.... Recall do cardã? - Antonio - 27-01-2024 Bom dia . Tive uma GS 800 que com 32 mil km precisei trocar a relação . Se tivesse ficado com ela acredito que com 90 mil km teria trocado 3 relações coroa/pinhão . Pelo que paguei nessa troca da relação na CC pode ser que o cardã seja quase o mesmo preço se tiver que trocar 1 vez só com 90 mil km . Recall do cardã? - EvertonM - 27-01-2024 É uma comparação interessante, Antonio. Não pensado por essa ótica, apesar de não ter ideia de quanto cobrarão por um cardã da 1300. Recall do cardã? - Gnegraes - 27-01-2024 EvertonM Escreveu:É uma comparação interessante, Antonio. Não pensado por essa ótica, apesar de não ter ideia de quanto cobrarão por um cardã da 1300. O preço do eixo deve ser semelhante ao preço dos eixos atuais para 1200 e 1250, não vejo motivo para ser diferente. BMW não não vai fazer o seu lucro baseado nisso... A troca é recomendada com 80k, mas pode durar muuuuuito mais que isso, dependendo do modo de pilotar, locais onde roda, etc. A transmissão por corrente de rolos é sempre incomoda. Suja todo o conjunto traseiro, é necessário ajustar a tensão, etc. Sob esse ponto de vista, a solução de coreia dentada é mais elegante. Mas não gosta de lama, terra, areia. Abrasão é a palavra chave. Sob o ponto de vista custo por km rodado, mesmo se semelhante ou até mesmo mais caro, ainda vejo muita vantagem no eixo cardã. Recall do cardã? - Reiner - 27-01-2024 Gnegraes Escreveu:O preço do eixo deve ser semelhante ao preço dos eixos atuais para 1200 e 1250, não vejo motivo para ser diferente.Eu posso opinar com propriedade sobre isto, pois tive motos com corrente por mais de 35 anos, inclusive a última, a TDM 900, estava com a mesma corrente por 48K e não tinha sinal de ter chegado à metade da vida.... Eu ainda assim prefiro o cardam, por diversos motivos....limpesa, durabilidade, Aparência, segurança etc...acho mesmo que é porque é inerente à GS....e ela é bia demais. Nao imagino uma GS com corrente. E nem uma harley com cardam.... Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk Recall do cardã? - EvertonM - 27-01-2024 Sem dúvida, Reiner e Guilherme. Cardã é tudo de bom e não tem como pensar a GS/GSA sem ele. Mas, "filosoficamente", foi interessante a provocação do Antonio - como eu disse, não tinha pensado dessa forma (faz muito tempo que não tenho moto com corrente). É claro que, se bem manutenidos e cuidados, cardã e corrente podem durar muito mais que a média do "uso padrão" que, a depender de quanto a CC vai cobrar o cardã, poderia ter um custo semelhante quando da troca. Esperar para ver. Por enquanto vou curtindo e lubrificando o cardã da minha GSA a cada 20 mil kms, com promessa de troca gratuita aos 60 mil kms !! Recall do cardã? - Antonio - 27-01-2024 Só como curiosidade de preço . Trocado o veio de transmissão em 10/2022[ATTACH=CONFIG]11674[/ATTACH] |