É isso mesmo a bateria selada, só tem uma tampa que cobre as pequenas tampas dos orifícios.
Era melhor que deixassem como era antigamente, assim poderíamos checar e completar quando necessário.
Versão Imprimível
É isso mesmo a bateria selada, só tem uma tampa que cobre as pequenas tampas dos orifícios.
Era melhor que deixassem como era antigamente, assim poderíamos checar e completar quando necessário.
Todo o cuidado é pouco, as baterias seladas são feitas para não abrir. Ja fiz isso em uma e depois de colocar solução ela vazou, danificou toda a pintura da moto. Fique de olho!!!!!!!!!
Vou ficar de olho; mas fiquei na duvida se ela é realmente selada; pois ja abri uma selada de carro e depois de tirar a tampa com muita dificuldade ela nao tinha nenhum orifício, abria tudo; e essa a tampa saiu bem facil e depois tinha os orifícios com tampa.
Flavio, pensando bem, pela sua moto acho que o melhor é trocar a bateria mesmo.
Pessoal, me falaram de bateria para Nobreak, já que Yuasa 91513 que não é selada não serve. Estão usando bateria de nobreak 12180 que encaixa certinho e não dá problemas. Há relatos do uso da Unipower modelo UP12180. Ela é 12 volts e 18 ampéres. Tem exatamente o mesmo tamanho e funciona perfeitamente... INCLUSIVE COM O ABS... Alguém tem alguma informação?
Fala serio , Xico uma bateria paralela que tem as mesmas indicações da Gorda ai em Sampa não deve custar + q 200,00 paus. Cuidado com as gambiaras.kkkkkkk. Abçs.
Troquei pela Yuasa ytx-14bs que é livre de manutenção e é exatamente o mesmo tamanho da original, ficou blz.
Flavião meu Irmão,
Onde comprou e quanto pagou ????
Aliás, este final de semana, 05 e 06 de outubro, estarei ai em Atibaia no Campeonato Brasileiro de Desafio do Aço, Saque Rápido e outras modalidades.
Se der e tiver um tempo, aparece por lá, fica no terreno do ANDO, que mexe com estruturas metálicas.
A entrada é pela rua que passa ao lado do lago, e o estande fica atras do posto do Frango Assado, mas não tem acesso por lá não.
Ola Cássio, tudo blz!!
Que legal !!, se conseguir vou sim, depois me manda seu cel por MP; pois se for eu te ligo.
Quanto a bateria eu comprei da www.jokermotorcycles.com.br, bateria Yuasa YTX-14bs, paguei R$ 326,00, acabei de ver lá e está o mesmo preço, foi o mais barato que achei: http://www.jokermotorcycles.com.br/p...sa-p-1021.html
Abraços Ir.:
Sobre baterias...
As baterias são acumuladores de energia. E como tal, tem uma vida útil. O que vai determinar essa vida útil é como ela é utilizada e mantida. Como regra geral, a durabilidade é determinada pelo número de ciclos de carga e descarga. Cada modelo tem uma especificação diferente. Mas por exemplo, se uma uma bateria foi projetada para ter 500 ciclos, cada vez que ela descarregar e for carregada vai diminuindo sua vida útil. Obviamente que se o ciclo não for completo e ela for recarregada novamente isto vai influenciar; mas existe um cálculo extremamente complexo para demonstrar isso.
Outro fator é a descarga e condições de descarga e carga. Em climas frios a bateria é muito mais exigida, chegando inclusive a falhar no frio extremo. A carga deve ser lenta e constante. Quanto mais rápida a carga, maior será o aquecimento e consequentemente maior a diminuição da vida útil da bateria.
A descarga nunca deverá ser total. Caso isto aconteça, a vida útil da bateria será comprometida. Ela eventualmente vai pegar carga novamente se for recarregada. Mas se a vida útil da bateria estava prevista para 500 ciclos, então ela só vai durar uma parte disso; pode ser 100 ou 200 ciclos. Mas nunca mais será a mesma. É por isso que a BMW pede uma quilometragem "X" durante um certo período de tempo; pois assim eles podem assegurar-se que a bateria esteve sendo carregada e não ficou descarregada por falta de uso.
Mas como fazer a bateria durar mais?
Muitos de nós somos "motociclistas de final de semana". A bike fica ali na garagem parada e roda alguma coisa em um ou dois dias. As vezes pode ficar parada por semanas ou meses. Aí é claro que a bateria não vai segurar a carga. O ideal é conectar um carregador externo na bateria e mantê-la sempre com a carga ideal. Nas BMWs isto é complicado pelas questões de eletrônica e CANbus. Além disso, os carregadores "baratos" não medem a carga e podem destruir a bateria com sobrecarga, além do risco de fritar toda a eletrônica da moto (o que vai custar muito caro no bolso).
Existem carregadores específicos para análise, descarga e carga lenta e controlada da bateria. No meu caso, eu utilizo o carregador original da BMW que pode ser plugado direto no soquete existente na moto. Ele é compatível com o CANbus e pode ser conectado indefinidamente, pois ele analisa o estado de carga da bateria, faz a descarga controlada sem "matar" a bateria, e refaz a carga até atingir o ponto ideal mantendo-a assim por muito tempo.
Além de evitar aquela frustração da moto não ligar quando a gente precisa depois de um bom tempo parada, vai prolongar a vida útil da bateria por muito mais tempo, o que certamente comprensa em muito o investimento no equipamento (que não é barato). Além do carregador OEM da BMW, existem outras marcas que fazem o mesmo trabalho. Já li relatos de colegas no exterior que estão usando a mesma bateria há 5 ou 6 anos sem problemas com a manutenção correta, enquanto que outros que esquecem de fazer a carga tem de trocar a bateria todos os anos, especialmente após um longo e frio inverno.