Pelo que sei a intenção da BMW era tornar o motor mais compacto, inclusive eles fizeram o alternador no volante do motor (dentro do motor).
Versão Imprimível
Pelo que sei a intenção da BMW era tornar o motor mais compacto, inclusive eles fizeram o alternador no volante do motor (dentro do motor).
Sera que ficou mais compacto na largura também?:rolleyes:
Não medi, mas acho que ficou mais largo.
No caso das Harley a diferença e que existe um óleo especifico p/ a relação primaria (engrenagens)
Eu não vejo grandes vantagens nesse sistema, da mais trabalho pra manter so isso, e um nível de óleo a mais pra checar e controlar. uma vantagem e que vc pode teoricamente usar óleo de motor de carro 100% sintético que não afeta a embreagem, nas harley por exemplo, e comum o pessoal usar um óleo lubrax para motores diesel (9 reais/litro) Parece estranho ? O Grupo Izzo, usava óleo vegetal (Soya) entao óleo diesel ja parece bem razoável hehehehehe
O que não esta diretamente ligado a embreagem, mas faz diferença e o cárter seco vs cárter úmido. O cárter seco, o óleo vai do motor pra um reservatório onde antes de voltar pro motor passa por uma refrigeração level reduzindo a temperatura do óleo, consequentemente aumentando a durabilidade do mesmo.
Tinha uma F800R. Acredito que ela usa sistema de discos de embreagem similar à LC. Agora estou com a R1200R, que adota disco único a seco.
Quanto ao funcionamento, a embreagem a F manda uns "clacs" bem fortes. Mas nunca tive problema com este sistema. Achei excelente!!!!
Agora tenho algumas dúvidas a respeito da embreagem a seco que gostaria de compartilhá-las:
1 - uso a moto no trânsito de SP. "Seguro" a moto na embreagem para fazer manobras em baixa velocidade. Especificamente, basta realizar pequenas manobras que a embreagem começa a soltar um cheiro de queimado. Conversei com os mecânicos da Caltabiano, e eles falaram que é normal - pela questão de ser sistema a seco. Perguntei se isso poderia comprometer a vida útil do disco, eles disseram que não. Mas não acreditei... Alguém possui alguma experiência a respeito?
2 - Com a moto fria e com a embreagem baixa, tenho dificuldade em engatar a primeira marcha. Levei na CS, e a solução foi subir a embreagem. Agora está normal. Mas tbm acho estanho este comportamento...
Abs,
Mancini
Mancini, esse sistema de embreagem a seco é o mesmo utilizado nos carros e se for mantida tracionando parcialmente (queimar a embreagem) ela acaba cheirando um pouco.
Nos carros isso costuma diminuir a vida útil do disco de embreagem, creio que na moto também mas só se cheirar muito forte.
Eu gostei mais da embreagem a seco do que a da 1200 nova banhada a óleo. Parece que os discos demoram um pouco p/ descolar na atual enquanto no sistema a seco a resposta é imediata.
Sim, é bem por aí e desconheço relatos de necessidade de trocar o disco de embreagem cedo, devem passar dos 100 mil km fácil.
A embreagem foi feita para usar e quando cito queimar a embreagem é a exemplo de segurar um carro numa subida segurando só na embreagem até fumacear o que não é o caso na moto.
Uma dúvida...se alguém puder esclarecer, obrigado!!
A embreagem multidisco permite certo deslizamento entre os discos, de modo a não travar a roda em reduzidas mais fortes, mesmo sem estar com a embreagem acionada.
Aparentemente isto não ocorre na seca..em algumas reduções percebo a traseira dar uma travada quando solto a embreagem mais rapidamente. Teoricamente, para patinar só com a embreagem acionada parcialmente.
Tô enganado??
Abçs