Se uma moto com uma geometria mais agressiva por algum motivo fica com a frente leve (por exemplo, acelerações fortes em saída de curva, ou acelerações fortes passando por algum bump no asfalto que joga a frente para cima), na hora que o peso retorna para a roda dianteira é comum que o guidão fique oscilando de um lado para outro. É um tipo de vibração que causa instabilidade, e em situações extremas pode te derrubar da moto.
O amortecedor de direção serve justamente para amortecer e interromper essas vibrações. Quando é mais fraca é chamada de shimmy ("shimar"), e quando é mais forte pode se transformar em um tank slapper - onde a moto literalmente te dá um coice e você sai voando.
Por exemplo, em uma moto esportiva é comum que em uma aceleração a roda dianteira saia do chão. Tirar a roda dianteira do chão a 20km/h não causa problemas, mas ao tirar a roda dianteira do chão a 220km/h, por exemplo, se na hora de a roda retomar o contato você tiver virado o guidão um pentelhonésimo para a direita ou para a esquerda, na hora que a roda dianteira volta pro chão a moto começa a balançar de um lado para o outro, e um bom amortecedor de direção te salva dessa encrenca.
Houve / há alguns relatos de shimmy com a R1200LC. E o que eu disse é que no meu caso, mesmo tendo uma que veio sem amortecedor de direção, não senti nada próximo a isso. Sorte? Talvez...Mas eu também tenho uma esportiva, e para mim faz mais falta um amortecedor de direção decente na S1000RR do que sequer ter um amortecedor de direção na R GS. Já tive outras motos nas quais senti necessidade de colocar, por exemplo uma Kawasaki Z1000 - naquela moto é um crime não ter amortecedor de direção.