Bem vindo ao fórum, Moises e boa sorte na escolha da sua moto.
Versão Imprimível
Bem vindo ao fórum, Moises e boa sorte na escolha da sua moto.
Seja bem vindo ao Forum.
Benvindo. Olha, eu acho um grande papo furado essa coisa de escadinha. Comecei com uma Suzuki Savage 650, da minha mulher. Conheço um sujeito que começou de R1.
Quanto melhor a moto, mais fácil, menos perigoso e mais eficiente a sua aprendizagem. A grande diferença está com a moto parada, pois a moto pequena é mais fácil de segurar se pender. Aconselho, por isso, instalar protetores laterais, pois é quase certo que vai deixar ela cair parada mais de uma vez até pegar a prática, apesar da sua altura.
Veja no youtube o vídeo Twist the Wrist, de Kath Code. Contraesterção é a técnica n.1 da pilotagem segura.
Pelo seu porte físico, não é nenhum absurdo começar com uma F800 GS.
Só precisa ter maturidade (no seu caso, tem mais de 30 anos, casado) para saber que está com um "brinquedo" de 85 cv nas mãos e saber dosar o punho direito.
Eu comecei com uma moto pequena - 250 - e em pouco tempo já não me atendia mais.
Complementado o quero Marcelo disse acima, as vezes sai mais caro você começar com uma 250, 600, e ai partir p 800 do que já pegar ela de cara... Pois você vai começar a andar e ver que é bom de mais, vai pegar gosto rapidamente.
Eu comecei com uma naked 650 da kawasaki e hoje estou com a F800
Considero ABS e Controle de Tração indispensáveis no quesito segurança, especialmente para os iniciantes.
Moises, pelo que vc escreveu, entendi que nunca andou de moto, de qualquer tamanho. Assim sendo, acho importante vc ganhar alguma experiencia em motos, que tem algumas diferenças básicas com dirigir um carro. Veja com algum amigo, ou ainda melhor, entre em um curso de pilotagem segura, deve ter algumas aí no Rio. Quanto ao modelo e tamanho de moto, vai depender da sua intensão de uso. Se pretende apenas pegar algum asfalto nos fds, qualquer moto de 500 cc pra cima vai servir bem. Se pensa em algum momento, além de estradas asfaltadas, pegar uma estradinha de terra leve pra sentir melhor a natureza, vá de BT (Big Trail). Neste caso, depois de um curso inicial, poderia ir de GS, tanto 650, ou se sentir mais seguro, já com uma 800. Existem outras marcas, claro, mas como aqui é forum de BMW GS, é a que o pessoal, eu incluso, recomenda. Pense que motos menores são boas pra andar em transito de cidades, mas na estrada são cansativas. Se pretende sair com algum grupo para passeios BV (Bate e Volta), vai ver que ninguém sai com motos menores que 650cc. Boa sorte, o mundo das motos é viciante, no bom sentido, claro.
Mais uma vez agradeço pelas dicas e respondendo pra galera q perguntou....
Realmente não tenho nenhuma experiência com motos além da Suzuki Yes safada da moto-escola e de algumas voltas rápidas em motos de amigos (de no máximo 250cc). Sempre quis ter moto, mas não tinha oportunidade ($$$)... agora com a vida um pouco mais estável e a cabeça bem no lugar, ja dá pra realizar mais esse sonho. Minha intenção com a moto é para passeios em asfalto (não curto estrada de terra), viagens curtas com a esposa (Rio... petropolis, teresopolis, região dos lagos, etc... dificilmente mais q 300kms).
Sobre os cursos de pilotagem, ja me informei e com o fechamento do autodromo do RJ, o local mais proximo é o kartódromo de Guapimirim, curso do Helder Shad (alguém conhece?)... vou fazer com certeza assim que comprar a moto. E confesso que apesar de optar por uma BigTrail (pensando no conforto da esposa e no meu tamanho) sou apaixonado pelas esportivas e futuramente penso em ter uma 2a moto, fazer mais cursos pra correr em pistas fechadas. Gosto de velocidade, mas pensando na família e em mim mesmo... não curto a ideia de andar a 200km/h em rodovias como vemos por ai.
Ja estava praticamente certo de ir na GS650... mas a ideia da F800 não é nada mal hein. rsrs
Vou fazer uns test drives por ai.