Postado originalmente por
leomuzzi
E aí Geov! Também acho bem impossível a suavidade do 4 cilindros. Mas melhorar acho que dá!
Acho que a GS tem essa característica por serem cilindros "gêmeos", que sobem e descem juntos. Essa solução deixa o motor bem esperto e elástico, ele sobe e desce de giro bem rápido, e a sexta marcha anda desde 60 até 200 sem reclamar... Mas causa a vibração alta como de uma monocilíndrica. Eu tenho uma Buell, 2 cilindros em V que sobem e descem separados, e ela não vibra nada em alta rotação (em baixa ela vibra tanto que anda sozinha...). Em compensação, a Buell não aguenta andar em baixa rotação (não tem elasticidade) e tem que passar marcha o tempo todo.
Eu já tive uma CB 500, que tem o motor na mesma configuração da GS de 2 cilindros gêmeos, e aumentar o peso no guidon da CB foi uma solução excelente pra vibrar menos!
E outra, o fato de ter retirado o peso da manete direita da GS para instalar o cruise control fez ela vibrar mais. É bem nítido a diferença de vibração pela imagem que se vê nos 2 retrovisores, o retrovisor da direita vibra bem mais agora. Então, estou supondo que aumentar os pesos teria o efeito de vibrar menos.
Fora isso o único lugar que imaginei que poderia atuar é na borracha que fica entre o guidon e a bandeja, que tem exatamente a função de amortecer a vibração um pouco. Talvez colocar uma mais espessa.