Postado originalmente por
luiztrovao
Crodão, do lado Chileno, há uma característica interessante. Na área de San Pedro do Atacama, há um vento fortíssimo que vai do Oeste para o LEste. Quando você sai de San Pedro em direção ao altiplano para o paso de Jama, há aquela subidona que muitos conhecem, na qual há uma recomendação para veículos pesados (ônibus e caminhões) fazerem a subida com 2 ou 3 paradas. O motivo é sensacional....
O vento vem por trás dos veículos subindo, no mesmo sentido e numa velocidade muito alta. Por outro lado, o radiadore precisa que o ar frontal entre e o atravesse para produzir a refrigeração. Ora, o vento tá subindo e o radiador precisa de vento em sentido contrário.... o resultado é que se cria uma bolha de vácuo na frente do radiador, que faz com que a temperatura do motor suba tanto que é necessário parar para refrigerar.... a primeira vez que ouvi isso, não acreditei, mas quando estive lá, pude conferir em pessoa.... incrível...
Outra: quando fui morar em BsAs em 2001, comprei uma hilux - que na época ainda não era turbo - era aspirada. Na primeira viagem que fiz, fui a Córdoba. Na ida, foi uma maravilha... o carro andando prá burro. Quando voltei, mal conseguia manter 100Km/h.... cheguei de volta em BsAs e levei o carro direto pra CC. Quando o consultor técnico me falou que o problema era o vento, eu tive vontade de bater nele.... mas foi isso mesmo!....hahahahaha.... por essa eu não esperava.
abs
Trovão