Ai que saudades desse trator antiquado !!!!!
Anexo 8317
Versão Imprimível
Ai que saudades desse trator antiquado !!!!!
Anexo 8317
Kakakaka, Krânio, se entenderem que foi falha, acho que eles trocam. O Marcão trocou o tanque dele após garantia. Foi comprovado que houve erro na montagem.
http://produto.mercadolivre.com.br/M...-r-r1100gs-_JM
http://advrider.com/index.php?thread...tings.1075202/
Na revisao de 10 mil km da minha moto , um dos serviços foi aplicar silicone nas borrachas .Sera que o clima tem alguma influencia nessa borracha do Cardã ? Aqui no forum 3 motos que tiveram problemas uma era de Salvador ,uma do Rio de Janeiro e outra de Santos . abs
Na torcida da substituição da peça como cortesia.
Kranio:
Aconteceu exatamente o mesmo com minha LC 13/14, foi em jul com 18000km e minha moto passou um mês na CC, só não demorou mais pq eu fiz muita pressão e até para o diretor da BMW Motorrad Brasil eu cheguei a enviar email (ele respondeu e as coisas andaram...)
Faltavam 2 meses para expirar a garantia mas acredito que mesmo fora da garantia eles acabariam fazendo em garantia. O eixo parecia ter sido tirado do fundo do mar de tanta ferrugem.
Foi trocado:
- Eixo cardã
- As duas coifas
- Diferencial traseiro
Alegaram que a coifa estava furada mas eu tb não havia percebido.
Procure nos tópicos que tem um post chamado "Derrepente um barulho no cardã" sobre meu problema com video e fotos.
Eu tive que empurrar por 2km, vc teve mais sorte kkk
Boa Sorte!
Cada vez fico mais desconfiado com a BM... são muuuitos problemas narrados em fóruns e demais redes sociais: coifa rasgada, cardã enferrujado, barulho no pistão, motor batendo... nammm! Estou muito satisfeito com a F800, mas de uma coisa estou convicto: o UP não será para uma R12.
Esse problema da coifa foi crônico. Hoje minha GSA fez 18000 km e, exceto a troca da coifa, absolutamente ZERO de problemas. Uso a moto diariamente, gosto de andar na terra e em estradas. Quando comprei tinha esse receio, mas confesso que cada dia mais confio em meu equipamento.
A coifa trocada era de material bem inferior à nova e desde o rasgo, verifico constantemente esse ítem sem mais nada encontrar.
Como todas as máquinas, elas são falíveis mas acho que os problemas relatados são poucos, comparados com outras marcas, lembrando que é a BT mais vendida e toda a ressonância que a marca causa.
O problema da TEX aqui pra minha região, Robson, é a falta de CC. A BM ainda tem uma em Fortaleza, mas a Triumph... a mais perto está há pelo menos 2000km. É por isso que o foco está voltado para a ST. Mas não é coisa pra logo não. Até lá podemos ter mudanças.
Bom dia Marcos, espero que eles encarem esse problema de forma a não prejudicar o proprietário, pois eu mesmo ja vinha inspecionando a coifa justamente por ter lido o seu tópico. Porem o rasgo que se encontrava na minha era justamente na parte inferior, sendo somente vista quando remontada, tipo de procedimento que não fazemos comumente, porem acho que vou começar a realizar esse procedimento também.
Espero não precisar, porem caso precise, seria possível você me passar o email desse diretor ?
Um grande abraço.
Enviado por MP Kranio.
É amigos constatei mais uma vez hoje que, quem não abriu o cardan ainda, precisa fazê lo o quanto antes, vejam o Histórico dessa moto de um amigo, moto 12/13 a ar, com apenas 4 kkm rodados.
Não havia praticamente graxa na cruzeta do cardan e já apresentava leve oxidação mesmo sem vestígios de umidade no interior da coifa, ou seja coifa intacta!!!
http://images.tapatalk-cdn.com/15/11...f48cd9ec43.jpg
Observem que a graxa original se encontra apenas nas extremudades da coifa.
Moto fez todas as revisões por tempo, uma a cada ano.
Como não consta como ítem de revisão, claro que nunca foi aberto o cardan.
Petrel ,acho que essa oxidação não é problema, mesmo porque não é um local selado, apenas tem uma vedação por borracha.
O problema está na ausência de graxa no eixo estriado. Ali não pode faltar senão vai pro brejo. O meu estava parecido com isso ai, com graxa, mas fica o alerta. Farei revisão dos 30 mil até fibal do ano e quero ver a lubrificação dessa região pessoalmente.
Também concordo com o Marcelo. Este local não é totalmente hermético. Umidade sempre estará presente e não vejo necessidade de lubrificação nas estrias do conjunto. A lubrificação é necessária nas partes móveis (cruzeta) e esta é lacrada por possuir internamente isso.
Creio que os problemas registrados são decorrentes de ação direta da maresia, sobretudo em motos com pouco uso. Nada que um WD40 eventualmente afastando a coifa com cuidado não resolva.
Um abraço a todos
Marco
Marcelo, concordo plenamente com você, é isso mesmo.
Marco, eu pensava exatamente como você, quando eu via os videos dos gringos colocando graxa nas estrias, pensava pra quer isso? Se elas não se movimentam entre si, graxa é um lubrificante pra facilitar movimentos!!!
Porém amigo, depois de abrir sete cardan, tenho convicção plena de que esta é a melhor forma de evitar a oxidação e manter las livres da oxidação e do desgaste, pois como sabemos o interior da coifa cria o ambiente ideal pra essa oxidação detonar as estrias. Justamente por não ser 100% fechado.
Hummm, pensando com meus botões, realmente as estrias não se movimentam, concordo com Marcos, mas também concordo com Petrel.
Acho que uma graxa ali é mais para proteger contra a ação de poeira e água que a própria lubrificação em si. Quando a coifa rasga, entra água e pó/areia além da conta e retira a graxa. Aquela graxa branca repele umidade, mas em algum momento deve-se abrir para verificar se ela ainda está lá.
Realmente as cruzetas precisam de boa lubrificação e, salvo engano, tem pontos para enjetar graxa.
Nesse link abaixo foto com as cruzetas, alías, pra quem gosta, prato cheio :)
http://advrider.com/index.php?thread...976608/page-11
http://advrider.com/index.php?thread...tings.1075202/
Algumas fotos do famigerado eixo! Especial atenção para a primeira foto. Ali não pode faltar graxa.
Anexo 8332
Anexo 8333
Anexo 8334
Robson, tenho minhas dúvidas, mas ... se você conversar com o chefe da oficina e convencê-lo que pode haver um problema, como por exemplo, barulho estranho, talvez eles façam o serviço, ou então pergunte quanto custaria.
Talvez valha a pena. Como eu frequento a oficina da Eurobike, comprei todas minhas motos lá, e conheço todos os mecânicos, inclusive o Márcio que comanda a garotada, vou tentar convencê-lo a abrir.
Em meia hora eles abrem, limpam e fecham.
Tenho lido muitos relatos sobre problemas nas cruzetas, mas só aparecem depois das 40 mil (não sei se é Km ou Milha, mais para o segundo porque o site é americano), isso porque não houve cuidados especiais com a graxa da junta.
NNo mínimo eles vão querer cobrar a hora do mecânico, R$245,00. Mesmo assim acho Q vale a pena pagar. Pé depois de todos esses relatos, acho Q aquela graxa não fica lá por muito tempo. Então o negócio é abrir e encher de graxa. Acho Q vale a pena fazer isso uma vez por ano. Aqui no Rio, tem uma oficina que os donos foram mecânicos da BMW. Se a cc não fizer, vou nessa oficina. Essa operação não altera a garantia.
Eu também faria isso.
Como trocaram minha coifa há uns três meses, portanto consegui ver o estado que se encontra meu eixo, não estou preocupado.
Mas atenção que a falta de lubrificação causa problema na cruzeta, inclusive ela tem pontos para inserção de graxa, mas dura milhares de quilômetros, teoricamente não precisamos nos preocupar. Na prática, pode haver erro no projeto, como por exemplo, ângulo acima do normal entre a ponta estriada que sai do motor com a outra ponta estriada que fica na roda. Nesse meio temos duas cruzetas.
Senhores bom dia, isso e o tipo de manutenção extremamente simples, eu ja coloquei no meu cronograma de manutenção, eu mesmo vou fazer, de dois em dois meses abro e inspeciono, caso haja necessidade faço a lubrificação.
abs em todos.
Robson, trocaram a coifa porque a anterior era ridiculamente fina e já havia sido trocada na Caltabiano. Pra resumir, a coifa original foi rasgada com uma chave de fenda, trocaram por uma meia boca. A atual me parece bem resistente e acho que dura muitos milhares de quilomêtros, aliás já durou 10 mil km, foi o que rodei desde a última revisão. Foi trocada na Eurobike mas estive na Caltabiano antes, mostrei-lhes a coifa rasgada e eles concordaram que o material que vinham utilizando era de segunda (???), inclusive comentaram iriam substituir por uma de melhor qualidade (???). Como disse, não quis arriscar de novo e levei a moto para fazer o serviço na Eurobike.
Sal, concordo que 2 em 2 meses não há necessidade. Acho que uma inspeção minuciosa na coifa já resolve. Como já foi dito, as cruzetas são importantes porque sofrem efeitos/forças de todos os lados, possuem rolamentos e há necessiadade de lubrificação, como qualquer peça com rolamentos. Nas cruzetas existem dois bicos para lubrificação, se é que entendi o funcionamento. Ali você injeta graxa nova e expulsa a velha.
Quando estão expostos ao tempo, como os eixos dos caminhões e 4x4, há necessidade de lubrificação a cada 10 ou 20 mil quilômetros, mais ou menos nessa faixa. É de fácil lubrificação porque basta levanjtar o veículo e pronto.
Entretanto, no caso da 1200GS o eixo está protegido, então não há necessidade, pelo menos é isso que entendo pelo plano de manutenção/revisão. As ponteiras estriadas são engraxadas para facilitar o encaixe e expulsar eventuais humidades, evitando ferrugem.
Bom, tô dando um monte de piruada, posso estar errado, mas por enquanto esse é meu entendimento e vou proceder assim com a minha moto.
Pessoal os dois meses foi a titulo de verificar mais as coifas do que o cardã. como eu havia falado anteriormente, sou chato no que tange a manutenção, eu ja vinha fazendo a inspeção normal das coifas, porem caso ela venha a rasgar na porte inferior, como foi o meu caso, somente desmontando e que se faz essa constatação. Dai a minha preocupação com ela, inclusive utilizo uma vaselina própria para borrachas, evitando o ressecamento da mesma. Ou seja sou chato e metódico, porem acho que preciso ser mais kkkkk.
abs.
Essa graxeira e a vaselina própria para borrachas é uma boa,so precisa saber que tipo de graxa é.
Sal, vaselina sem álcool é própria pra isso.
Pessoal, melhor lubrificante para TODA a moto é o WD40.
Após uma lavada na moto e aprendi com um amigo do RS (BETÃO de Igrejinha), utilizo o WD40 em tudo, incluindo todas os plásticos pretos, motor, cardã, borrachas (todas), rodas, suportes do baú, baús e proteções do motor.
Além de proteger por corrosão, também facilita a limpeza após uma viagem, pois a sujeira fica nesta película e sai muito mais fácil.
O WD40 não possui nenhum agente corrosivo, sobretudo para borracha. Na coifa, estou borrifando bem e secando com um pequeno pano para retirar o excesso. A moto fica como zero após isso.
Façam e observem o resultado. Retirem o excesso do produto com um pano e com ele vão esfregando na moto toda.
O cardã da BMW é muito resistente. A previsão de substituição preventiva é com 150mil km. Então, se eventualmente (1x ao ano) abrir e lubrificar contra corrosão, já que as cruzetas são blindadas, evita-se danos. Se conseguir retirar os copos das cruzetas e substituir a graxa a cada 20 ou 30mil km, teremos um componente para a vida toda.
Cuidado como alinhamento, pois cria-se vibrações, como bem mostrou as imagens.
Saudações
Marco
No Rio, em São Cristovão, na (modenox)Anexo 8338
Robson, eu rodo muito, pelo menos em viagens, então só deus sabe rs...
Mas acho que a cada ano tá de bom tamanho. Não precisa mais que isso.
Possenti disse tudo! Concordo também em relação ao WD40, mas prestem atenção que tem vários alternativos, porém prefiro pagar mais e adquirir o WD40. Faço isso que Possenti comentou - WD40 em toda moto.
Uma dúvida...essas estrias não correm uma dentro da outra para compensar a movimentação da suspensão??
Se não, tudo bem trabalhar seca, é só transmissão de força...mas tenho a impressão que ela não trabalha rígida (não sei se consegui me expressar, sorry).
Abçs
Luiz