Olá!
Ah, legal, vou pesquisar para a próxima.
Eu procurei aqui em Campinas e não achei só uma oficina, mas é mais cara até que a concessionária rs.
Obrigada!
Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk
Versão Imprimível
Eu faria por conta, se não fosse pela verificação de válvulas e a parte de diagnóstico electrónico. Não tenho nenhuma confiança em abrir o motor e também não tenho as ferramentas de diagnóstico, que são bem caras.
Mas eu já fiz a manutenção no cardã, troca de óleo e lubrificação dos dois lados. Foi difícil, demorou, mas ficou ótimo.
Troca de pastilha, também achei tranquilo de fazer. Mas se tiver que mexer no motor, eu ainda não tenho confiança suficiente.
Mila,
Salvo algum problema não previsto e difícil de ocorrer, tuas válvulas estão OK.
Velas se trocam normalmente com 40k rodados.
Se a moto está com performance normal e não há ruídos nos cabeçotes, deve estar tudo OK.
O ideal é a cada 10k fazer uma revisão geral, com trocas de óleos, filtros, etc.
Leve no Val, só para fazer uma geral e verificar no scanner se há registro de algo.
Mesmo para trocar pastilhas dos freios, o correto é ter o scanner na opração. Só com ele você consegue expulsar o fluido de freio velho do módulo ABS e fazer a desaeração dele. Numa emergência no meio do nada, OK, se faz a troca das patilhas sem scanner, mas o certo é usá-lo.
Estou entendendo que você trocou as pastilhas e não trocou o fluido, é isso?
Para trocar as pastilhas, tem de desaerar as linhas de fluido também, mas pode ser com bombinhas de vácuo ou outra alternativa de bombear o sistema para expulsar o fluido velho e as bolhas de ar.
Exatamente. As minhas pastilhas traseiras gastaram bem rápido, e faltava um tempinho ainda pra revisão de 20k e eu preferi deixar toda a manutenção pra fazer de uma vez. Limpei a pinça antes de empurrar os pistões de volta pra evitar de contaminar por dentro.
Estranho as traseiras terem se desgastado mais rapidamente que as dianteiras.
Normalmente é o contrário...
Se as borrachas dos pistões estiverem OK, não entra anda nas linhas de fluido.
Qual marca você usou? Sabe dizer qual era a marca que estava na traseira?
Talvez porque eu use a moto bastante na cidade. Eu tendo a usar o traseiro bem mais que o dianteiro.
Eram as originais de fábrica, ou pelo menos as que saíram com a moto da concessionária. Duraram 16 mil km. Não tenho certeza, mas acho que são as Brembo orgânicas. Não tinha nenhuma marcação nelas.
Mila,
Normalmente quando pastilhas chegam ao final da vida, é praxe trocar o fluido de freio.
Infelizmente o fluido é muito higroscópico e absorve umidade do ar.
Com 4% de teor de água, o fluido está condenado para o uso, pois com o calor gerado pelas pastilhas e em contato com as pinças, o óleo é aquecido a temperaturas muito elevadas e com isso a umidade se transforma em bolhas de vapor de água.
Ao pressurizar a rede numa frenagem, parte da pressão do sistema é transformada em comprimir as bolhas de vapor ao invés de pressionar aos pistões das pinças. O freio pede muita eficiência com isso.
Mila,
Me parece que você está usando os freios de modo inadequado.
O correto é usar sempre o dianteiro, o traseiro juntamente com o dianteiro só em situações de frenagem de emergência ou para equilibar a moto caso a traseira começa a perder a estabilidade.
Nas motos BMW o sistema de freios é combinado. Toda vez que você aciona o freio dianteiro, ocorre o seguinte: 70% vai para o freio dianteira e 30% para o traseiro.
Isso equilibra muito a moto na frenagem, além de obtermos a máxima eficiência na frenagem, ou seja, percorrer a menor distancia na frenagem.
Experimente usar só o freio dianteiro, verá que é muito melhor e vai te dar mais confiança na pilotagem.
Tenho certeza que vais gostar tanto que vai se habituar rápido.
No início freie com cautela, pois os freios das GS são espetaculares e muito sensíveis. Normalmente uso apenas 2 dedos na frenagem no manete, é o que basta na pilotagem normal.
Precisamos mudar o tópico de Velas de Ignição para Freios e Frenagem.... kkkkkk
Eu uso sim os dois, mas não me acostumei com a sensação de como a moto faz essa conexão. Num quebra-molas ou num pare, por exemplo, uso os dois, mas finalizo com o traseiro. Pra reduzir a velocidade na rodovia eu uso quase exclusivamente o traseiro, mais por hábito mesmo. Já na terra, nem toco no dianteiro. Mas eu sou bem ruim na terra rs.
Não sei o quanto o HSC gasta a mais, mas eu uso bastante esse recurso.
Preciso praticar mais e me acostumar com essa frenagem combinada.
Conheço o Val desde 2013 ainda da motopoint de Rio Claro, super recomendo, preço justo e honestidade nos serviços, apesar de nunca ter deixado a moto aos cuidados dele, pois até hoje dei conta de todas revisões tanto da Tiger 955i que comprei quanto da Gsa 1200 2012. Mas meus amigos do tem levado tanto as BMW como as Tiger 1200 e estão satisfeitos com os preços e os serviços.
Eraldo Telles
Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk
Alguns comentários,
O manual da GS LC contempla a trocas da velas aos 20k....no meu caso tentei insistir e com 22K tive que trocar por funcionamento irregular na marcha lenta..
A pastilha traseira no meu caso, sempre gastam 2 jogos ou mais antes de trocar a dianteira. Deve ser por conta das curvas de Minas....sempre uso 80% dianteira 20% traseira...mais ou menos, e costumo corrigir curvas com o freio, além do sobre-esterco.
E troquei as pastilhas originais sem utilizar scanner....
Tudo normal....
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Oi Reiner,
Esta uma das diferenças entre ter 2 velas e 1 vela por cilindro. Faz sentido. O custo acaba sendo o mesmo, mas a queima com 2 é melhor.
Nas novas LCs claramente não há espaço para 2 velas, o comando variável ocupa muito espaço....
Pastilhas são possíveis de trocar juntamente com o fluido de freio e desaerar as linhas sem o scanner, mas não o fluido dentro do módulo e sua desaeração, esta a observação.
Vocês deviam formar um grupo de 3 ou 4 proprietários e comprar um GS-911, cada um usa quando precisa e envia ao próximo colega por Sedex.
O scanner não profissional permite até 10 VINs, sugerí um número menor para os participantes do grupo possam trocar de moto e ainda usar o aparelho.
Então Guilherme, já lancei a ideia e não teve nenhuma manifestação....
Vamos ver....
Esse custa umas £230 né? Com imposto de importação, deve ficar caro.
Eu estava olhando o OBDLink LX, que custa U$59,90 mas é vendido a R$1000 por aqui. [emoji849]
Eu busquei a moto hoje da revisão de 20 mil km. Estava com quase 21 mil km na verdade e as duas velas, originais de iridium, estavam bem carbonizadas e quase sem eletrodo já.
Ah, e eu tinha falado da confusão do número de velas. A moça da oficina olhou no manual errado. Bom que ela me deu um desconto pra compensar o erro. [emoji16]
Uso ele. O obdlink com o MotoScam profissional. Inclusive para ativar os sensores de pressão. Tem me atendido muito bem e me libertou das concessionários. Só em algo bem específico prociro o Val para tracar pneu, balancear e coisas do tipo. Uso ele desde os 40k da motoca. Está chegando aos 100k agora.
Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Eu tive uma F800GS e atualmente uma R1200GSA. O mergulho da suspensão dianteira da 800 nas frenagens é muito grande, eu acionava os dois na maioria das vezes. Com garupa então era obrigatório. Já com a 1200 eu nunca aciono o traseiro. A suspensão funciona de uma forma exemplar, como nunca vi em nenhuma outra moto.
Uma dica é observar se involuntariamente o pé não estão ficando apoiado no pedal de freio. Se observar no trânsito, uma boa parte dos pilotos fazem isso.
Sent from my iPhone using Tapatalk
Isso eu não faço, com certeza. Sempre volto pra posição inicial depois de usar o pedal de freio ou de câmbio.
Eu acho que uso muito pra redução de velocidade e manobras de baixa velocidade.
Enfim, vou ver quanto duram as pastilhas novas.
Marcelo, por favor, explique pra nós detalhes do obdlink, modelo etc e como funciona com o motoscan. Agradeço desde já....
Oi Reiner. Eu não manjo muito, mas fico fuçando. Uso as funções básicas. Vc conecta ele na porta obd da bm. As r1200 2017 em diante tem a entrada obd. As anteriores são hex code se não me engano. É aquela entrada redonda com 16 pinos. As 2017 iniciais não tenho certeza se ja vem com a entrada nova obd2. As exclusive e rally já vem e são assim até hoje. Vou deixar foto abaixo
Vc liga a chave da moto e do lado da bateria da Gs tem o conector obd. Vc conecta com vários software via bluetooth. Uso o motoscam e ele tem 3 niveis. Basico...prof e ultimate.
Com ele vc acessa tudo da moto. É específico para bmw e vc consegue verificar erros em tudo....freio...motor....suspensão e apagar eles caso queira. Com a profissional eu já limpava os avisos de revisão no painel ou erros.
Recentemente fiz o up para o ultimate para habilitar os sensores novos de pneu pois não conseguiram na oficina com o Gs911. Acabou funcionando usando um aparelhinho da chevrolet que obriga o sensor a iniciar junto com uma função chamada de -aprendizado - do motoscam com o obdlink. Assim ela detectou as chaves corretas dos sensores de pneu. Foi uma dica do canal La Circunvalacion de David Corrales. Eles fizeram a carreteira austral e o paso Mayer. É surreal o que eles faziam com 2 bm r1200gs adv AC.
Tem outras coisas que nunca usei. Só olho se tem algum alerta e fiquei bem satisfeito. Comprei no ebay e não paguei imposto.
Existe ainda uma versão mais completa do obdlink e versões específicas de algumas marcas de carro como Gm e Chrysler se não me engano. https://uploads.tapatalk-cdn.com/202...80d8867a5d.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/202...0750174b22.jpg
Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Valeu demais Marcelo, iluminou tudo agora....
Vou providenciar meu kit....muito obrigado amigo...
Aqui em Minas estamos à ordem....