BMW GS Brasil
Óleo para R1200GS AC - Versão de Impressão

+- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br)
+-- Fórum: FORUM - BMW - R1300GS R1250GS / R1200GS / R1150GS / R1100GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-r1300gs-r1250gs-r1200gs-r1150gs-r1100gs)
+--- Fórum: BMW R 1300GS / R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS - Mecânica e Manutenção (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-r-1300gs-r-1250gs-r-1200gs-r-1150gs-r-1100gs-mec%C3%A2nica-e-manuten%C3%A7%C3%A3o)
+--- Tópico: Óleo para R1200GS AC (/Thread-%C3%B3leo-para-r1200gs-ac)

Páginas: 1 2 3 4

Óleo para R1200GS AC - Alxcastro - 16-07-2017

Eraldo Tel Escreveu:Alex você tem o perfil que pode fazer vc mesmo todas manutenções de sua moto procure pelo Haynes manual de serviços para o ano e modelo de sua moto. Tem tudo que se refere as manutenções e problemas de várias marcas e motos. Tem o livro tipo brochura e tb tem assinatura digital anual via PC. É bem explicativo e fácil de aprender. Eu tenho o manual de serviço em cd original de minha moto e esse da haynes para BMW r 1200 gs de 2004 a 2009.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Eraldo, eu conheço os manuais da haynes e adoraria fazer eu mesmo, porém moro em um prédio em que não é permitido pela convenção do condomínio realizar manutenção na garagem. Desta forma, resta-me sempre acompanhar o serviço no mecânico.

Pelo que tenho lido até o momento, estes boxers parecem ser de manutenção bem simples e elementar.

Óleo para R1200GS AC - Eraldo Tel - 16-07-2017

Sempre que troco os óleos de todas as partes deposito em uma bandeira de aluminio polido ou de plástico branco para ver se tem resíduos circulando pelo motor. A primeira troca quando a moto já vrio com óleo motul 5100 e filtro original tinha resíduo vermelho em fragmentos pequenos e um tipo de areia preta (óleo carbonizado ), no fundo da bandeija. A segunda troca sumiuvo resíduo vermelho e particular o bem fino escuro diminuio. Já com óleo Mobil mx4 15W50 e filtro kn164. Na 2 troca ja com filtro Fran ph6114 e mesmo oleo aoessr do óleo escuro com sempre ja não tinha mais resíduos. E a refrigeração do motor comparado com o motul da primeira troca é bem mais eficiente com motul 2 minutos de moto ligada e o motor já atingia metade da Barra de aquecimento, com o Mobil ou Castrol depois de 10 25 km vai atingir a faixa normal, praticamente baixa como relatei em outro tópico 250 a 300 ml até os 5000. Completa e com mais 300 baixa mais 200 ml. Ai há chega a troca de óleo com 10km. Conclusão em 10k não chega a 600 ml. É o motor não apresenta barulho estranho nenhum e olha que a moto há chegou aós 75000 km 55000 eu mesmo fazendo manutenção. A última vez que regule as válvulas e troquei as velas agira de iridium foi aos 44k. É ando bem na cidade e ns estrada. Acelero bem sem esmerilhar nem dar freadas bruscas ou reduzidas. As pastilhas de freio dianteiro que vieram quando comprei a moto estão instaladas ja com 55k rembum jogo que comprei a 2 anos esperando para trocar.
Eraldo.

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Óleo para R1200GS AC - Barra - 16-07-2017

Estranho, eu uso Motul 5100 e a minha AC não esquenta rápido como a sua.
Filtro eu comprei uma vez um monte de HIFLO no ebay e tenho um ainda comigo, paguei barato neles.

Óleo para R1200GS AC - Alxcastro - 16-07-2017

Minha Varadero usa 5100 e troco a cada 4000km. Achei curioso no manual da 1200GS a recomendação por uso de óleo 100% mineral.

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

Óleo para R1200GS AC - AlfredGtr - 17-07-2017

Pessoal, muito bons os comentários!!
Gostaria de adicionar que participei de uma palestra da Motul e lá eles recomendam o uso de óleos sintéticos, embora fabriquem todos. Os sintéticos suportam melhor as variações de temperatura, e com isso chegam em melhores condições no limite da troca. Eu troco o óleo da minha GSA-LC a cada 5mil e uso só o sintético. Sei que é um gasto adicional, mas se vcs puderem arcar com isso, o motor vai sempre estar em perfeitas condições. Para as LC, é melhor ainda esta troca a cada 5k em função do câmbio/embreagem serem lubrificados com o mesmo óleo.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Óleo para R1200GS AC - sal silva - 17-07-2017

AlfredGtr Escreveu:Pessoal, muito bons os comentários!!
Gostaria de adicionar que participei de uma palestra da Motul e lá eles recomendam o uso de óleos sintéticos, embora fabriquem todos. Os sintéticos suportam melhor as variações de temperatura, e com isso chegam em melhores condições no limite da troca. Eu troco o óleo da minha GSA-LC a cada 5mil e uso só o sintético. Sei que é um gasto adicional, mas se vcs puderem arcar com isso, o motor vai sempre estar em perfeitas condições. Para as LC, é melhor ainda esta troca a cada 5k em função do câmbio/embreagem serem lubrificados com o mesmo óleo.

Alfred,nao sei se voce usa sua moto no dia dia , Cidade,viagens,off road.Nestas condições vejo a necessidade de troca antes dos dez mil km,caso contrario acho desnecessário.Uso minha moto(LC) em viagens,entao fico com a troca recomendada pela montadora,já que estes oleos Sintéticos trabalham com uma boa margem.Se tivesse uma AC trocaria antes,já que o arrefecimento ar judia um pouco mais do Oleo,pricipalmente se for usar na cidade.

Óleo para R1200GS AC - AlfredGtr - 18-07-2017

Sal, eu não uso no dia-a-dia, mas viajo e/ou ando todo final de semana.
A troca a cada 5mil ajuda muito na maciez do câmbio, principalmente. Durante as revisões de garantia eu troquei a cada 10mil, como manda o manual, mas mal não vai fazer....
É uma decisão bem individual, não é mandatória...,

Óleo para R1200GS AC - Alxcastro - 22-07-2017

O pessoal da BETO Motos colocou Motul 5100 com filtro HIFLO.
Vou manter a regra dos 5000, e, agora precisarei ter também atenção à reposição a cada 100km. Antes não me preocupava com isso.

Hoje fiz o maior percurso com ela até agora: Vila Mariana > Guarulhos > Vila Mariana. Kkkkkk... :-D

Gostei da ciclística e do motor com baixa giro.

Porém, ainda estou encanado com o tec-tec-tec-tec... e um pouco de vibração em marcha lenta.

Pode ser "cricagem" minha, mas fico de ouvido em pé tentando identificar barulhos e ruídos diferentes. Uma hora isso passa (daqui a alguns bons quilômetros).

Óleo para R1200GS AC - cberta - 25-07-2017

Olá Alxcastro.
Como seria esse tec-tec-tec?
Observei algo semelhante na minha, na primeira partida, pela manhã. I moto começa a funcionar 100% macio e redondo, mas depois de alguns segundos apresenta um tec-tec-tec. Depois de alguns instantes esse barulho desaparece. Com o motor quente ou nas demais partidas, fica 100% normal.
Tive a impressão de que esse efeito começou depois que troquei o óleo na concessionária. O atendente disse que não estão mais usando o motul.
Alguém sabe algo a respeito do tec-tec-tec ?

Óleo para R1200GS AC - Alxcastro - 25-07-2017

Como se fosse um motor diesel (quase isso). Mas não para em marcha lenta, seja frio ou quente.

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk