BMW GS Brasil
Engatar marcha com quick shifter - Versão de Impressão

+- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br)
+-- Fórum: FORUM - BMW - R1300GS R1250GS / R1200GS / R1150GS / R1100GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-r1300gs-r1250gs-r1200gs-r1150gs-r1100gs)
+--- Fórum: BMW - R1300GS / R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS Discussão Geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-r1300gs-r-1250gs-r-1200gs-r-1150gs-r-1100gs-discuss%C3%A3o-geral)
+--- Tópico: Engatar marcha com quick shifter (/Thread-engatar-marcha-com-quick-shifter)

Páginas: 1 2

Engatar marcha com quick shifter - willrod81 - 17-03-2021

Normal, é uma característica da GS, de primeira para segunda ser mais difícil acertar o ponto que o quick engata macio e sem tranco. Eu sempre uso embreagem na saída e na troca de 1ª para 2ª, nas demais tudo com o quick.
Provavelmente sua moto não tem nenhum problema no sistema, tanto é que vc nota ser tranquilo nas demais marchas...
Como dica ou lembrança nunca esqueça que para as trocas ascendentes não pode desacelerar a moto e para as trocas descendentes não pode estar acelerando.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Engatar marcha com quick shifter - Marivaldo - 17-03-2021

Usar a embreagem faz parte da memória muscular de meu punho esquerdo. Raramente uso o recurso quick-shift. No tempo da RD50, chamávamos isso de mudar a marcha "no tempo" (década de 70). Torço para que nas motocicletas o câmbio manual sobreviva por um bom tempo ainda.

Engatar marcha com quick shifter - bybecker - 01-06-2021

Não tenho certeza, mas acho que o manual até não recomenda o quickshift em marchas muito baixas e com alto giro pela possibilidade de acidente por poder derrapar ou levantar a roda dianteira.

Engatar marcha com quick shifter - rodrigobor - 27-03-2023

Gnegraes Escreveu:"O quick shifter tem um mecanismo que impede o acionamento da alavanca qdo a moto não está no giro aceitável para a troca."

Não creio nesta hipótese, seria algo muito complexo de realizar mecanicamente. Em alto giro, sem usar a embreagem você não consegue acoplar o anel sincronizador com a engrenagem, a diferença de giro é muito grande.

O quickshifter funciona de tal forma que ao acionar o pedal do câmbio, faz um acionamento parcial da embreagem, facilitando o engate da marcha.

Em rotações intermediárias não é necessário embrear totalmente para engatar uma marcha, um pequeno toque na alavanca da embreagem faz o trabalho a contento.
Tanto é verdade que na minha que não possui o sistema, às vezes de brincadeira rodo sem usar a embreagem, as marchas entram facilmente e sem ruído.
Óbvio que em regime de rotações médias, nada de altos giros pois até com embreagem de 1a para 2a há ruído.

Se a embreagem está com algum desgaste ou problema, pode ser esta a causa e não o câmbio, pode ter certeza.
O novo sistema de embreagem multidisco banhada a óleo tem alguma dificuldade no acerto de ponto de embrear, além disso oscila com a variação de temperatura do motor e do óleo. É um sistema mais sensível que o clássico monodisco a seco ou mesmo em comparação com o multidisco a seco.

Bom dia!!! Eu acredito que o Quickshifter não aciona a embreagem, mesmo parcialmente. O funcionamento dele se restringe a bloquear o funcionamento do motor pela interrupção da ignição de forma momentânea, isso reduz a carga na transmissão e permite que a marcha deslize e engate.

Engatar marcha com quick shifter - Gnegraes - 27-03-2023

rodrigobor Escreveu:Bom dia!!! Eu acredito que o Quickshifter não aciona a embreagem, mesmo parcialmente. O funcionamento dele se restringe a bloquear o funcionamento do motor pela interrupção da ignição de forma momentânea, isso reduz a carga na transmissão e permite que a marcha deslize e engate.

Rodrigo, você está certo.

Engatar marcha com quick shifter - J. CARRIJO - 09-07-2023

Tinha uma Tiger 800, sem o Quick shifter. Estou com minha GS faz exatos 3 dias e ontem motoquei por 600 km. Observei que nas marchas inferiores o Quick se mostra ruidoso, da 3a parra cima é só alegria mantendo o acelerador ativo.