![]() |
|
Corrente Regina - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - F 900GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-f-900gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs) +--- Fórum: BMW F 900 GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS - Mecânica e Manutenção (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-f-900-gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs-mec%C3%A2nica-e-manuten%C3%A7%C3%A3o) +--- Tópico: Corrente Regina (/Thread-corrente-regina) Páginas:
1
2
|
RE: Corrente Regina - Gnegraes - 03-12-2025 São vários os itens que são passíveis de desgaste: pastilhas de freio, discos, embreagem.... RE: Corrente Regina - Gnegraes - 03-12-2025 (02-12-2025, 21:56)Fabio Ferreira Escreveu:(30-10-2025, 08:27)Anselmo Franco Escreveu: Finalmente, livre dos perengues antigos. Agora ... um novo! RE: Corrente Regina - Tuco10 - 15-12-2025 Tudo baboseira isso ai, na minha F900 Trophy a corrente teve desgaste irregular e ovalozou a coroa..... pessimo.... estava pedindo garantia... ,as a BMW recomprou a moto por outros problemas (consumo de oleo) . RE: Corrente Regina - Gnegraes - 16-12-2025 (15-12-2025, 16:12)Tuco10 Escreveu: Tudo baboseira isso ai, na minha F900 Trophy a corrente teve desgaste irregular e ovalozou a coroa..... pessimo.... estava pedindo garantia... ,as a BMW recomprou a moto por outros problemas (consumo de oleo) .Desculpe.... corrente ovalizar coroa???? Eu diria que isso é impossível. Pode haver desgastes etc., mas ovalizar uma engrenagem.... Se ovalizou, deve ter tido problema de tempera e revenimento irregular na engrenagem, o que levou a áreas dela serem menos resistentes que outras. RE: Corrente Regina - luiz baum - 16-12-2025 (16-12-2025, 10:14)Gnegraes Escreveu:(15-12-2025, 16:12)Tuco10 Escreveu: Tudo baboseira isso ai, na minha F900 Trophy a corrente teve desgaste irregular e ovalozou a coroa..... pessimo.... estava pedindo garantia... ,as a BMW recomprou a moto por outros problemas (consumo de oleo) .Desculpe.... corrente ovalizar coroa???? É comum dizer que a relação de transmissão ou a corrente "ovalizou" quando esta chega numa situação de estar com a folga recomendada no manual em uma região e estar com folga muito maior em outra região. Luiz Baum RE: Corrente Regina - Gnegraes - 17-12-2025 Luiz, Talvez esse seja o "termo técnico" que usam.... Mas é impossível a corrente de rolos ocasionar esse desgaste irregular ao longo do perímetro da engrenagem. Isso não tem nada a ver com a corrente de rolos, mas sim com defeito de material da engrenagem coroa. Se o causador fosse a corrente de rolos, por que não houve danos na engrenagem pinhão??? RE: Corrente Regina - luiz baum - 17-12-2025 (17-12-2025, 07:49)Gnegraes Escreveu: Luiz, Voltei há poucos dias de uma viagem de 12700 km até o sul da Patagônia. Poucos dias após iniciar a volta de Rio Gallegos minha relação de transmissão mostrou que estava em final de carreira. Operou bem até uns 36 mil km de uso...muito pouco para o meu padrão de uso e conservação. Estava em ótimo estado ao sair de viagem. E ocorreu este efeito de alta variação na folga da corrente. Vou fazer uma medição na coroa para ver se descubro algo. Mas o fato é que, seja corrente e/ou engrenagens, acho que todas as motos apresentam com o tempo alguma variação na tensão da corrente conforme se gira a roda traseira. Luiz Baum RE: Corrente Regina - EvertonM - 18-12-2025 Estou acompanhando o assunto e será uma boa informação o resultado de sua avaliação, Luiz. Fiquei curioso. Em tese, exceto por questões do material utilizado, também não consegui identificar causa para "ovalizar" a coroa (estou interpretando o conceito no sentido literal). Mesmo se deixar a roda "torta", causaria apenas o desgaste dos dentes e da corrente, mas por igual. Imaginei, por hipótese, o movimento da suspensão poder fazer isso em razão da alteração de tensão da corrente ou do eixo da coroa ou do pinhão estar se movimentando, também alterando a tensão da corrente. Todavia, nos dois casos, precisaria coincidir o movimento com um local específico da coroa, algo que me parece difícil de ocorrer. Vou continuar acompanhando e aprendendo um pouco mais !! RE: Corrente Regina - Gnegraes - 19-12-2025 Se o Luiz ainda tiver essa coroa e um durômetro para medir na escala Rockwell disponível, poderia medir a dureza superficial da coroa nas proximidades dos dentes e em diferentes pontos ao longo do perímetro. Com certeza vai encontrar diferentes durezas no material.... |