![]() |
Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - F 900GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-f-900gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs) +--- Fórum: BMW F 900 GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS - Mecânica e Manutenção (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-f-900-gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs-mec%C3%A2nica-e-manuten%C3%A7%C3%A3o) +--- Tópico: Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles (/Thread-bomba-d-%C3%A1gua-da-f800gs-tend%C3%A3o-de-aquiles) |
Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles - ftavares - 17-07-2015 Todas as bombas apresentaram a mesma característica: silicone azul usado na fabricação da bomba aparecendo. ![]() ![]() Não acredito que seja entre a bomba e a sede no motor, pois já foi montada com um monte de silicone e não resolveu. Tem algum problema em outro lugar. A bomba é o sintoma apenas. Desconfio da termostática, mas até agora a BMW não teve a capacidade de me dizer se a minha tem problema ou não. E olha que eu fiz o favor de tirar, testar e medir comprimento do pistonete. Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles - michell87 - 17-07-2015 Essa é a bomba d´água da F 800, diagramação retirada do manual de reparos da BMW: [ATTACH=CONFIG]7813[/ATTACH] A figura de numero 10 é a bomba, ao que consta é isso que é trocado após se fazer o reparo, temos notícias também que efetuam troca nos o-rings que é a figura 11, esses o-rings fazem parte da vedação do sistema. A F 800 tem a mesma bomba para água e óleo. Foto só da bomba aqui: [ATTACH=CONFIG]7814[/ATTACH] Veja o que ocorre com o tal vazamento, repare que existe uma especie de suspiro que é colocado ali por baixo da bomba e colado ao cabeçote direito, é ali que escorre, nas pesquisas que fiz vi que esse suspiro foi colocado ali de forma intencional para caso ocorra esse problema o liquido escorra para fora do motor e não para dentro, pois caso isso acontecesse poderia ser morte certa do motor já que ia misturar água e óleo: [ATTACH=CONFIG]7815[/ATTACH] O fato é que a BMW até agora nunca se pronunciou sobre isso, pelo menos oficialmente não. Quem tem garantia efetua a troca, há relatos que mesmo após expirar a garantia ainda tem gente conseguindo efetuar a troca sem nenhum ônus. Há relatos também em alguns casos que esse problema é recorrente, conheço caso que já foi efetuada a troca três vezes desse componente, e o proprietário já desencanou do problema. Começa tipo marejando água, depois começa a escorrer, outro dado curioso é que esse problema é intermitente, ele as vezes para, passa tempo sem vazar, depois acontece novamente, é outra curiosidade. Por fim achei essa explicação na internet de um proprietário de F 800 e que é de Curitiba, só não sei o nome dele porque ele usa um nickname e não se identificou, não sei se o cara é engenheiro ou o que, mas achei interessante, veja: Citar:" Prezados Colegas de F800GS, Pela explicação desse cara, isso tudo já é previsto então não poderíamos ao pé da letra dizer que é um problema já que faz parte da previsão no projeto do motor, é claro que se formos para seara jurídica temos munição para um bom debate sobre isso utilizando o CDC como ferramenta, mas deixo isso para as instancias da justiça e não para esse BLOG. Fonte: http://jsamuelgurgel.blogspot.com.br/2014/07/f-800-gs-algumas-consideracoes-apos.html KIT REPARACIÓN BOMBA AGUA F800 GS/GS/R/S ADVENTURE $369.990 http://www.motoss.cl/kit-reparacion-bomba-agua-f800-gs-gs-r-s-adventure/ Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles - ftavares - 17-07-2015 História legal, mas pague R$ 2200 para trocar a bomba e depois de 1000 km ela vaza novamente. Aí você troca a bomba na garantia desta última troca e ela vaza novamente após 500 km. Então, o SAC liga para vc e diz que o problema é estético, pois suja o motor da moto e que isso não pega nada. Cansei! Vou botar no pau. Não tenho coragem de passar a moto para a frente e me livrar do problema. Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles - michell87 - 18-07-2015 ftavares Escreveu:História legal, mas pague R$ 2200 para trocar a bomba e depois de 1000 km ela vaza novamente. Aí você troca a bomba na garantia desta última troca e ela vaza novamente após 500 km. Então, o SAC liga para vc e diz que o problema é estético, pois suja o motor da moto e que isso não pega nada. É por isso que tem muita F800gs com pouca Quilometragem sendo vendida. E quando vc pergunta da Bomba o cara desconhece o problema e nunca ouviu falar.kkkkkk Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles - ddenis13 - 01-08-2015 Mais na conta, a minha 12/12 está com vazamento e não está na garantia. Li o tópico e fiquei um pouco confuso. Alguém poderia me ajudar ??? Levo na CC? Levei no mecânico, ele trocam por R$1000,00. O rings ???? O que fazer? Aceito sugestão please !!!! Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles - GRug - 01-08-2015 A minha vazou a primeira vez com 14k e parou. Depois com 17k vazou de novo 20 dias após o fim da garantia. Liguei no SAC e duas CC que fizeram a revisão durante a Garantia. A CC de GYN pediu pra levar a moto para darem "uma olhada". O técnico olhou e disse que a BMW reconhece que vaza. Que não há nada a ser feito pois é assim e pronto. Não pode vazar muito e jurou que não vai água pro motor ou óleo por sistema de arrefecimento. Disse que a BMW vi chamar todas motos antes de 2015 para uma "Melhoria", não é recall, vão instalar os tubos que jogam o líquido e óleo que vaza para baixo da moto. Deixando de sujar o motor. Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles - sal silva - 02-08-2015 GRug Escreveu:A minha vazou a primeira vez com 14k e parou. Depois com 17k vazou de novo 20 dias após o fim da garantia. Liguei no SAC e duas CC que fizeram a revisão durante a Garantia. A CC de GYN pediu pra levar a moto para darem "uma olhada". Isso é gambi,sera que os Engenheiros Alemães não tem capacidade para corrigir esse problema? É complicado,gostaria de saber o que esta por tras disso. Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles - ftavares - 02-08-2015 GRug, a informação do tubinho foi foi na CC ou no SAC? Pois o SAC não se pronuncia sobre o tubo. Já o pessoal da CC comentou sobre ele, mas não disseram quando vão fazê-lo. Um abraço, Felipe Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles - Antonio - 02-08-2015 Se colocarem o tubinho e não escorrer no motor , como é que vamos perceber que esta vazando ?? ( bomba trocada com 17 mil km moto GS 800 2012/2012 ) ![]() Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles - ftavares - 02-08-2015 Mas é isso que a BMW quer: ninguém mais vai ver que vaza, ela não vai mas gastar dinheiro trocando a bomba na garantia e se por acaso vazar muito numa viagem e você não perceber vai dar uma bela dor de cabeça. Como eu paguei pela troca da bomba fora da garantia e ainda está vazando, eu fui ao PROCON fazer uma reclamação. Fui o primeiro a reclamar da BMW que tiveram até que cadastrar a empresa, pois ela não estava no sistema ainda. Surgiram a vocês fazerem o mesmo: ir ao PROCON. É muito fácil para eles varrerem a sujeira para baixo do tapete para manter o cliente e depois que acaba a garantia eles viram as costas para vc. Eu no mínimo quero o dinheiro que eu gastei com a troca da bomba de volta. Mas acredito que caiba até danos morais, pois eles sabiam que o vazamento não tem solução é me recomendaram a troca da bomba. Se alguém quiser eu passo o número da reclamação no PROCON. Um abraço, Felipe |