De uma coisa eu tenho certeza: Se lavar com Solupan ou similares, até as borrachas oxidam... hauhauhauha
Já vi moto da Honda, Yamaha e Suzuki ficarem destruídas depois de uma só lavagem com esses produtos...
Versão Imprimível
Marcelo, vc já teve resposta da BMW?
Estou na mesma situação que você, minha moto foi tirada zero km no mês passado, fiz uma viagem longa pro Nordeste e os discos de freio dianteiros voltaram enferrujados.
Detalheu, de 03 F 800 que foram nessa mesma viagem (no total de 19 motos) só a minha enferrujou, to indignado pois sou muito cuidadoso e jamais iria rodar com a minha moto na agua salgada, como deu a entender o pessoal da cc. Qualquer novidade me avisa. Abraço. M.A.
Lubrificando com periodicidade a corrente - faço a cada 600 km (Motul) - e WD 40 após a lavagem, tudo beleza. Vale dizer, manutenção preventiva é inevitável para a conservação .... Vlw!!
A minha é 13/13 com 1,100km, tá rodando na terra (úmida) direto..só lavo com shampoo Grand Prix e tá ZERO oxidação.
Acho que pode ser falta de sorte, desengraxante ou solupã de lava-jato..
Abraço
Marco Antônio,
Depois de mais de 20 dias na concessionária, fui informado que a garantia foi negada (BMW em SP), pois encontraram vestígios químicos do tal solupan em um pó que estava em baixo do banco. Perceberam isso por foto e solicitaram amostra. Bom, somente lavei minha moto somente em local local especializado em motos, incluindo quando fiz a revisão na concessionária e não acreditei muito nesse laudo, principalmente por estar havendo problemas em área do quadro que deveria resistir ao produto, pois trata-se de pintura eletrostática, não apenas em parafusos e/ou peças galvanizadas.
A concessionária, que apesar da demora, sempre me tratou bem, fez os reparos sem ônus, mais claro, não fiquei 100% satisfeito com o caso, pois minha moto tem 2.500 km apenas e ficam esses detalhes incomodando.
Vou passar no local onde mandei lavar a moto e pegar amostras dos produtos que usam lá. O tal solupan tem um cheiro característico forte e sempre acompanhei a lavagem da moto e não notei uso de nenhum produto que pudesse ser agressivo, inclusive por que o local tem vários clientes!!
Obs. Sempre fiz uso do WD 40 após as lavagens após perceber o início de pontos de oxidação.
Abs, Marcelo
Postado originalmente por MaMa81
Marcelo, vc já teve resposta da BMW?
Estou na mesma situação que você, minha moto foi tirada zero km no mês passado, fiz uma viagem longa pro Nordeste e os discos de freio dianteiros voltaram enferrujados.
Detalheu, de 03 F 800 que foram nessa mesma viagem (no total de 19 motos) só a minha enferrujou, to indignado pois sou muito cuidadoso e jamais iria rodar com a minha moto na agua salgada, como deu a entender o pessoal da cc. Qualquer novidade me avisa. Abraço. M.A.
Acho que deve ser ko da concessionaria falar que usaram solupan para lavar a moto, a minha é 2013 e já apresenta ferrugem naqueles arrebites que prendem os discos dianteiros. Acho que vou deixar quieto, nao aguento mais esquentar a cabeça com pequenas falhas da BMW, mas no seu caso acho que deve procurar que eles resolvam.
Sal Silva, a minha é 13/13 também e está apresentando corrosão acentuada nesses "arrebites" dos discos dianteiros.
O estranho é que o mesmo não ocorre com nenhum componente do disco traseiro.
Levei na concessionária e disseram que umas 10 motos já apareceram por lá com essa reclamação. Registraram a minha reclamação e irão aguardar posicionamento da BMW que, até agora, não deu nenhum parecer para os outros clientes.
Chegaram a comentar que isso tem ocorrido devido as condições do litoral, perguntaram se eu morava perto da praia e tal. Isso não cola pq tem várias motos de vizinhos e conhecidos, de outras marcas, que tem o disco de freio bem parecido mas que não apresentam esse problema.
Acredito que deva ser algum erro de projeto ou especificação destes componentes, que acabam funcionando como anodos de sacrifício, corroendo muito mais rápido por formarem pilhas galvanicas com o restante do disco.
Sugiro que reclame SIM. Seria mais um exigindo o direito de um produto de qualidade, condizente com o preço q pagou.
Tenho reparado tb alguns outros pontos de corrosão no quadro, vou levar de novo na cc.
A minha tá pouco rodada ainda, 6500km e 7 meses. Mais uma coisa que passei a fazer é não ficar lavando moto, não sei se tem algo a ver. Nas minhas primeiras motos, lavava toda fds, as vezes até duas vezes. Passei a não comprar mais moto na cor preta, exatamente para não aparecer a sujeira, rsrs.
Nao sei moto , mas em se tratando de carro , a cor preta é a que deixa maior sujeira a mostra. Com relação a lavagem , jamais entrego a menina pra ser lavada em "lava-jato" , além do mais , aqui estao cobrando 35 -45 dilmas....alugo um box p Lavar por 10 reais com agua liberada , levo meus produtos e eu mesmo passo os " cremes" na menina. O olho do dono é quem engorda o gado !!!!!