Wagner, não é má ideia.
Vou avaliar as condições de trabalho e falo.
Versão Imprimível
Wagner, não é má ideia.
Vou avaliar as condições de trabalho e falo.
Fiz em abril/2013 8500 km pela Argentina e Chile, porém de FatBoy... a coincidência é que também fui eu e minha namorada! 20 dias de estrada e uma ideia básica de roteiro.
A grande questão de estar em uma só uma moto é a capacidade de carga: NINGUÉM VAI LEVAR FERRAMENTA PRA VC!
Leve o que achar necessário para que possa voltar com a moto em qualquer situação.... entre levar aquela chave que pode te ajudar ou outra camiseta..... use-a do avesso e leve a ferramenta!
Coloque tudo que te faça voltar e complete com o que te dá conforto.
Quanto à polícia, fui parado duas vezes: na primeira foi para levarem $$, porém a Go Pro no guidão desviou a atenção e acabaram informando quanto faltava para o próximo posto. Na segunda tomei uma fechada alucinante de um taxista e tirei da faixa para ultrapassar..... no topo da próxima subida havia uma guarnição.... fui liberado depois de um sermão. São dois tipos de polícia, a polícia que cuida do transito é realmente podre, a que cuida do resto, inclusive vistorias nas entradas das cidades (como a nossa PM) é confiável e não temam... foram parceiros em diversas situações.
Só um último detalhe: leve combustível reserva. Sabe aquele posto que você olha torto e que nunca pararia para abastecer tua moto? Até terminar o pensamento você já passou e o próximo pode estar 50km além da tua autonomia. Um galão de 5 litros salvou minha viagem.
E sim, faria novamente em uma única moto sem destino ou rumo.
A dica da GoPro é bem interessante, principalmente se ligada. Creio que deva intimidar qualquer pensamento indevido pela polícia local.
Se Deus quiser estarei saindo de Porto Alegre dia 19/10, com mais 5 parceiros com destino ao Atacama.
Quem sabe nos encontramos por lá.
Abs
Sal,
Pelas informacoes que eu tenho, uns 10 a 20 Reias. Nao sei quanto da isso em Peso.
Ja ouvi falar que pode passar na frente na fronteira.
Crodao, eh isso mesmo?
Concordo com o Cássio. Viagens longas, internacionais/transcontinentais, só com planejamento. Os bons livros sobre o assunto (Adv. Motorcycling etc) recomendam 1 ano de planejamento para viagens desse tipo. Os riscos envolvidos, mesmo planejando, sao altos.
Sobre motos passarem na frente na fronteira, nao foi o que vi entre Mendoza e Santiago, pois havia policiais organizando a fila.
Abs,
Toda vez que passei na fronteira eu tive que esperar a minha vez. Não teve essa de passar na frente não.
Os trocados que você vai ter que soltar para os guardinhas, não são na Alfândega, são na estrada.
A região norte da Argentina é muito pobre, assim como o Paraguai. No fim você vai ver que, apesar deles fazerem pressão (às vezes), chega a dar dó dos caras.
Alguns abordam de forma honesta e pedem uma ajuda, outros criam caso, mas sempre pra pedir uma grana.
A dica que posso dar (e deu certo comigo), leve sempre notas pequenas na carteira, o restante no bolso.
Quando os guardinhas pararem, mostre que você está com pouca grana, tipo uns 20 ou 40 pesos. Que isso é tudo o que você têm
Teve só 2 lugares que os caras acharam estranho, fizeram pressão, disseram que queriam mais grana e que não podiam deixar passar por menos do que 200,00 dolares, mas no fim ficou pelos 20 pesos.
Tenha em mente que isso faz parte da viagem e não perca a paciência e nem entre em pânico. É só grana. Põe isso no custo da viagem.
Garanto pra você que se você negociar, você vai gastar no máximo uns R$ 100,00 de "Propinas" na viagem toda.
Outra dica: Leve gopro ou similar. Quando for parado deixe amostra que você têm uma câmera. Já ouvi relatos sobre isso e comigo deu certo (sem querer).
Boa sorte
Bao Crodao,
O seu comentario eh perfeito! Quando viajei pelos andes li um guia muito conhecido (Guia do Viajante) e o cara diz isso... Para nos pode ser pouco e irritar, mas para eles eh muito!