Embaixo do banco da moto tem uma tabela com as calibragens, não tem erro...
Versão Imprimível
Embaixo do banco da moto tem uma tabela com as calibragens, não tem erro...
Saudações!!!!
sobre o meu problema tentei resolver com balanceamento, seguem os problemas encontrados e irei enviar a moto para a Eurobike resolver:
- Pneu montado fora da posição correta
- Roda desalinhada e ovalisada com marcas internas de que foi tentado desamassar e recuperar a roda, também está com pintura não original e sem os chumbos.
- Mesmo com chumbos para tentar balancear a frente e a aderência da moto está péssima.
Agora. caraca será que a Eurobike não consegue ver essas coisas e nos informar na hora em que estamos comprando uma moto usada com eles? O meu mecânico no primeiro momento que olhou a moto já foi dizendo que a pintura da roda dianteira não era original.
Por hora é isso.
Na minha apresentação ao grupo eu ja havia reclamado desse problema. Acertei a suspensão traseira, verifiquei a pressão dos pneus e agora vendo este tópico chego a conclusão que são mesmo os pneus tourance next, pois são os que estou usando e passo por esse problema.
Tenho 1,87 mas pesado com 118 kg, ando na gs 800 adventure do jeito q peguei na loja, boto as vezes 180 sem jnstabilidade.
Pessoal
Moto 13/13 com 9.000km, pneus originais ainda com vida útil pela frente. Notei que a partir dos 8.000 começou uma oscilação no guidão, entre 60 e 70 Km/h. De tão forte dá até medo.
Expliquei o problema ao fazer a última revisão. Concessionária alegou roda torta. Autorizei o conserto (R$ 200,00).
Ao retirar a moto, a única mudança que notei é que a vibração que antes ocorria próximo aos 60Km/h agora ocorre aos 80Km/h.
Já li vários relatos e muitas hipóteses...pneu "quadrado", calibragem mal feita, roda amassada, defeito nos pneus, regulagem da suspensão traseira, etc etc...mas o fato é que na estrada, em velocidades bem mais altas, nada ocorre!! Incomoda muito no uso urbano...é inexplicável.
Vou retornar à concessionária e esperar o próximo "diagnóstico".
Abraço a todos
Recentemente comecei a sentir uma oscilação na minha moto em velocidades acima de 100 km/h.
Com uns 25.000 km eu já tinha trocado os rolamentos da caixa de direção (estavam com calo).
A moto está com aproximadamente 30.000 km e a tenho desde zero. Nunca tinha sentido tal oscilação, mesmo em excursões até uns 200 km/h.
Tentei alterar a regulagem da suspensão traseira (pré-carga da mola) e melhorou um pouco, mas não resolveu.
Então, como já estava na hora, troquei os pneus (Scorpio Trail 2 no lugar do Anakee 3). Também não resolveu a oscilação.
Resolvi então re-apertar o rolamento da caixa de direção.
Segui os procedimentos no manual Haynes que recomenda um torque de 10 Nm para aperto final do rolamento.
Logo percebi que o aperto estava mais baixo.
Então, ainda seguindo o manual, apliquei o torque inicial de 25 Nm e movimentei o guidom de um lado para o outro. Depois, aliviei o torque e apliquei os 10 Nm de torque final.
Resultado: oscilação sumiu! :D Resolvido. A moto voltou ao normal.
Ainda restou um pouco de oscilação a 180 km/h, mas bem leve. Como não costumo andar tão rápido, não tem problema.
Fica a dica então: se sua moto começar a oscilar, verifique o aperto do rolamento da caixa de direção.
Não se esqueça de soltar os parafusos da mesa (que seguram a parte de cima das bengalas) antes de aplicar o torque no rolamento da caixa de direção. O torque dos parafusos da mesa é 19 Nm.
Um abraço,
Felipe