BMW GS Brasil
Raios da GS 1200 - Versão de Impressão

+- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br)
+-- Fórum: FORUM - BMW - R1300GS R1250GS / R1200GS / R1150GS / R1100GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-r1300gs-r1250gs-r1200gs-r1150gs-r1100gs)
+--- Fórum: BMW R 1300GS / R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS - Mecânica e Manutenção (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-r-1300gs-r-1250gs-r-1200gs-r-1150gs-r-1100gs-mec%C3%A2nica-e-manuten%C3%A7%C3%A3o)
+--- Tópico: Raios da GS 1200 (/Thread-raios-da-gs-1200)

Páginas: 1 2 3 4

Raios da GS 1200 - Reiner - 24-09-2019

Guilherme,
No caso dos raios acho que não há necessidade de trava roscas ou trava química.
Pois cada raio, dentro da porca tem um parafuso de trava que deve ser solto e reapertado após o ajuste do raio....
Acho que poucos mecânicos atentam para a existência deste parafuso interno na porca do raio.

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Raios da GS 1200 - Gnegraes - 24-09-2019

Reiner Escreveu:Guilherme,
Pois cada raio, dentro da porca tem um parafuso de trava que deve ser solto e reapertado após o ajuste do raio....
Acho que poucos mecânicos atentam para a existência deste parafuso interno na porca do raio.

Sds

Reiner,

Perfeito, ví no RSD agora, há um parafuso M4 de trava, que deve ser torqueado com 2Nm.
E a porca do raio deve receber dois torqueamentos: o primeiro 1Nm e o segundo 4Nm.

Raios da GS 1200 - sal silva - 24-09-2019

Iceman Escreveu:Guilherme, nem todo mundo aqui é engenheiro ou está familiarizado com a linha de produtos da Loctite. :p

Para a maioria das pessoas "leigas", Loctite é aquela cola que a gente compra no supermercado e que não solta nunca mais. Big Grin

A Loctite fabrica uma série de produtos, entre eles essa cola do supermercado.

Mas o produto que o Guilherme se refere é um liquido, geralmente vermelho (a cor varia de acordo com o grau de adesão do produto) que simplesmente trava a rosca, mas permite que a porca ou o parafuso possa ser retirado novamente, mediante "força moderada".
Assim, evita que vá se soltando devido a pancadas, vibrações, etc.

Nao sou engenheiro,mas trabalhei em um engenho la no Norte.WinkSurgiro usar a de medio torque,porque se usar a de alto torque pode nao tirar mais .Rolleyes

Raios da GS 1200 - P.ALMEIDA - 24-09-2019

Na última revisão no Beto motos aqui em Sp pedi para o mecânico olhar (eu achava que tinha uns 2 ou 3 soltos depois de 'tocar piano nos raios') e ele disse que estava tudo ok e se eu estivesse incomodado ainda recomendou levar numa troca de pneus / balanceamento para verificar corretamente, o que ainda não fiz.

Raios da GS 1200 - Gnegraes - 24-09-2019

sal silva Escreveu:Nao sou engenheiro,mas trabalhei em um engenho la no Norte.WinkSurgiro usar a de medio torque,porque se usar a de alto torque pode nao tirar mais .Rolleyes

Sal,

Não precisa de trava rosca, veja o que o Reiner nos informou abaixo:

Sds

E ainda verifiquei: ....ví no RSD agora, há um parafuso M4 de trava, que deve ser torqueado com 2Nm.
E a porca do raio deve receber dois torqueamentos: o primeiro 1Nm e o segundo 4Nm.

Raios da GS 1200 - Marcelo DC - 10-10-2019

Sds

Realmente, só quem mexe com essa moto sabe. Detalhe que a trava é tipo allen, diferente do torx mais comum nas bmw.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Raios da GS 1200 - Gnegraes - 11-10-2019

Marcelo DC Escreveu:Realmente, só quem mexe com essa moto sabe. Detalhe que a trava é tipo allen, diferente do torx mais comum nas bmw.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Talvez seja o unico parafuso Allen em toda a moto.... curioso....

Raios da GS 1200 - Reiner - 18-01-2021

Olá a todos, está circulando no wattzapp um vídeo de um acidente sem vítimas, com o cubo traseiro solto dos raios...
Vale a pena reler os comentários acima e fazer uma revisão....
Abs....

Raios da GS 1200 - Gnegraes - 18-01-2021

Reiner Escreveu:Olá a todos, está circulando no wattzapp um vídeo de um acidente sem vítimas, com o cubo traseiro solto dos raios...
Vale a pena reler os comentários acima e fazer uma revisão....
Abs....

Na realidade há a distribuição de fotos de um segundo caso, idêntico ao dos videos da moto de BH.

O que foi aventado por amigos aqui nos dois casos, foi a pinça do freio ter-se soltado e destruído os raios da roda.
Parafusos mal torqueados devem ter sido a causa da soltura da pinça.
Nos dois casos relatados, a pinça estava pendurada pela mangueira de fluido de freio.
A hipótese faz todo o sentido.

Raios da GS 1200 - Reiner - 18-01-2021

Está parecendo que alguém deixou o caliper do freio traseiro sem aperto ...ele se soltou e estourou os raios .....
Pois ele está fora do lugar....suposição.

Guilherme, veja meu comentário no wattzapp hoje cedo.....