![]() |
Cardã ou corrente? - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: Motos em geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-motos-em-geral) +--- Fórum: Discussão Geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-discuss%C3%A3o-geral) +--- Tópico: Cardã ou corrente? (/Thread-card%C3%A3-ou-corrente) |
Cardã ou corrente? - Crodao - 28-06-2013 Muito interessante. Dependendo do uso que vc faz da moto vale à pena. Mas como o Shw disse, adeus OffRoad. Cardã ou corrente? - phansaul - 28-06-2013 Nunca andei com moto com cardã, mas o que enche o saco na corrente é o barulho. Cardã ou corrente? - panela - 28-06-2013 A primeira moto que andei com carda , foi uma Vmax ....foi muito estranho acelerar e sentir a traseira subindo ao invés da frente...a GS1200 são assim tambem? nunca andei... Cardã ou corrente? - FPoli - 28-06-2013 Não percebo a traseira subir nas aceleradas com a 1200. Costumo é levantar a frente nas aceleradas, isso sim rs. A 1200 é muito equilibrada no conjunto de suspensão. O meu não faz barulho, o único ponto que estranhei no começo foi a folga que tem. A Triumph de um amigo faz barulho numa das marchas, não sei se por alguma coisa na moto dele ou particularidade do modelo. Cardã ou corrente? - RicBoris - 28-06-2013 Andei numa Boulevard 1500 e a transmissão fazia muito barulho tambem. Cardã. Cardã ou corrente? - FPoli - 28-06-2013 O unico barulho que faz na minha é na troca de marchas e às vezes, depende muito de como troco a marcha, rotação, etc... Isso por conta da folga que p cardã tem. Verifiquei em outras BMW e é do mesmo jeito. Achava que o cambio com cardã na minha era muito seco, depois que rodei na Triumph eu ví que na BMW não é tanto assim. Comento da Triumph por ser a única referencia que andei com cardã, mas é uma boa moto. Cardã ou corrente? - Crodao - 29-06-2013 Quando eu era criança pequena lá em Barbacena, eu aprendi que a transmissão por engrenagens pode gerar um pequeno rúido mesmo. Nas engrenagens de dente reto por exemplo, há um pequeno hiato de tempo em que as engrenagens perdem o contato e permanecem sem nenhum dente em contato, retornando ao contato logo a seguir, e isso gera uma pequeno ruído referente ao impacto do engrenamento à cada instante. Nas engrenagens de dente helicoidais, há no mínimo 1,4 dente engrenado simultâneamente, por isso elas são mais suaves e menos barulhentas (não há desengrenamento). Só que as engrenagens helicoidais geram esforço radial e axial. Por isso a Citroen inventou a engrenagem helicoidal dupla, em forma de "V" com hélices invertidas, para anular o esforço axial, aliás, é por isso que o logotipo da Citroen é um Duplo "V". Resumindo, se o cardã utilizar engrenagens cônicas de dentes retos, vai roncar pra caramba, pois são retos. Normalmente os cardãns utilizam engrenagens cônicas helicoidais. Não deveria "roncar" , mas mesmo as helicoidais geram um pequeno ruído. Se alguém for entendido do assunto pode explicar um pouco melhor. Cardã ou corrente? - RicBoris - 29-06-2013 Depois de uma AULA dessa, Crodão, difícil achar um "entendido" melhor! Valeu pelas informações e curiosidades. Esse lance da Citroen eu não sabia. Cardã ou corrente? - sal silva - 29-06-2013 Nun intindi nada,mas o Cabra é bom. Cardã ou corrente? - RicBoris - 29-06-2013 O legal deste forum é esse ecletismo cultural, que vai desdeas sadias e descontraídas brincadeiras, passando por relatos e dicas das experiências vividas pelos integrantes, até às informações técnicas bem fundamentadas como essas do Claudio. Show de forum! |