BMW GS Brasil
Escapamento da nova BMW GS 1200 R Adventure - Versão de Impressão

+- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br)
+-- Fórum: Motos em geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-motos-em-geral)
+--- Fórum: Discussão Geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-discuss%C3%A3o-geral)
+--- Tópico: Escapamento da nova BMW GS 1200 R Adventure (/Thread-escapamento-da-nova-bmw-gs-1200-r-adventure)

Páginas: 1 2 3 4 5

Escapamento da nova BMW GS 1200 R Adventure - Gnegraes - 20-03-2019

Roberto,

A resposta está no texto que você enviou. Mesmo sendo para leigos, a questão da octanagem da gasolina está ligada à Taxa de Compressão do motor.
A octanagem é um índice que mede a capacidade de uma gasolina que, submetida a uma pressão, não entra em processo de explosão. Quanto maior a Taxa de Compressão, maior deve ser a octanagem do combustível.
Se você está usando uma gasolina de baixa octanagem, antes do pistão atingir o PMS (Ponto Morto Superior que é onde temos a maior compressão na câmara de combustão) a gasolina entra em combustão antes do momento correto, o famosos efeito de bater pino. Isso causa a médio prazo danos aos mancais, casquilhos, pino do pistão, etc, sem falar na perda de rendimento térmico e consequentemente perda de potência.
Se a BMW especifica uma determina octanagem ideal e uma outra como "aceitável", procure usar gasolinas dentro destes parâmetros.

Em minha opinião, no Brasil confio apenas na Petrobrás e Shell, Ipiranga como plano "B".Outras bandeiras são simplesmente duvidosas e nem considero.
Combustíveis sérios tem uma série de aditivos para manutenção da estabilidade química do produto no tanque, anti-oxidantes, detergentes, para correção da octanagem especificada e até lubrificantes.
Aditivos sem qualificação causam mais problemas que benefícios: incrustações na cabeça dos pistões, na sede das válvulas, borras e outros que tais...
Nenhum distribuidor conta quais são os aditivos que usa, são seu segredo industrial, isso aqui ou em qualquer parte do mundo. E mesmo na Podium ou V-Power, ninguém sabe quais aditivos tem, pode ter certeza que não é gasolina pura....
Hoje a rede de postos tem uma malha de distribuição grande, difícil não achar um posto Petrobrás ou Shell.

No meu caso com meu automóvel, uso Diesel Podium da Petrobrás, o melhor do Brasil. Antes de fazer uma viagem para um local que não conheço, faço uma pesquisa de postos Petrobrás no trajeto e destino que disponibilizam o diesel Podium e assim abasteço tranquilo.

Sempre é bom lembrar que vivemos no Brasil. A quantidade de postos vendendo gasolina batizada é assustadora. Pelo menos busque as bandeiras da Petrobrás e Shell. O estado geral do posto indica o cuidado e a responsabilidade que o dono tem com os produtos que vende....

Escapamento da nova BMW GS 1200 R Adventure - Rromagnani - 20-03-2019

Obrigado pela detalhada explicação Guilherme! Muito bom poder contar com amigos de amplo conhecimento técnico!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Escapamento da nova BMW GS 1200 R Adventure - mlbonfim - 23-03-2019

Iceman Escreveu:Gente fina esse seu amigo.

Muitos teriam vendido a esposa ao invés da moto kkkkk :p
Kkkkkkkk

Enviado de meu SM-A750G usando o Tapatalk

Escapamento da nova BMW GS 1200 R Adventure - Gnegraes - 05-05-2019

Calor do escapamento.

Bem, primeiro que o catalisador se localiza nos coletores e não na ponteira final. O catalisador não me parece ser o vilão da história. E o aquecimento não é exclusividade das LC ADV.

Joguei este tema no site da Alemanha para "ouvir" as queixas e observações deles por lá.
Eles também citam o calor, mas em temperaturas altas, acima de 30 graus C, principalmente quando viajam para a Itália, Espanha, etc.
Mais ou menos como por aqui. Mas ninguém colocou sua moto à venda por este motivo

Nestas temperaturas ambientes altas, todas as motos ficam quentes, principalmente no transito da cidade, no anda-e-para.
Ouço muita gente reclamar disso nas Triumphs. Procurem conversar com donos de outras marcas para ouvir o que dizem a respeito, seria interessante...

Escapamento da nova BMW GS 1200 R Adventure - EvertonM - 05-05-2019

Minhas duas últimas motos foram a Tiger Explorer 1200 e a GS 1200 - minha atual.
Comparando essas duas, penso que a Triumph era mais "calorenta", pois a ventoinha jogava o ar quente bem nas pernas do piloto, mas nada insuportável.
Com a GS não sinto incômodo, mesmo na cidade, com trânsito travado.
Ainda não tive a chance de rodar com a GSA.

Escapamento da nova BMW GS 1200 R Adventure - Rromagnani - 05-05-2019

Me parece que essa reclamação de aquecimento exagerado ocorre mais para o garupa do que para o piloto...

No meu caso, não sinto absolutamente nada!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Escapamento da nova BMW GS 1200 R Adventure - Gnegraes - 06-05-2019

Rromagnani Escreveu:Me parece que essa reclamação de aquecimento exagerado ocorre mais para o garupa do que para o piloto...

Roberto,

E aí fica mais uma pergunta: o(s) ou a(s) carona(s) estão acostumado(s) a(s) com motos em geral, e especialmente com BigTrail com escape alto?

Escapamento da nova BMW GS 1200 R Adventure - Marcelo DC - 06-05-2019

Rromagnani Escreveu:Me parece que essa reclamação de aquecimento exagerado ocorre mais para o garupa do que para o piloto...

Não sinto nada na minha tb. Geralmente estou com bota e roupa de proteção. Difícil entender o caso. Já houve essa discussão no facebook uns meses atrás.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Escapamento da nova BMW GS 1200 R Adventure - China - 06-05-2019

A Patroa estreou a GS ADV nesse FDS, estava calor (Ribeirão Preto/SP), e não se queixou de calor não.
Como piloto, tbm não tenho nenhuma reclamação nesse quesito.
Muuuuito melhor que várias outras motos que já tive.

Escapamento da nova BMW GS 1200 R Adventure - Gnegraes - 06-05-2019

Acho que assunto encerrado, mais uma vez.... Pá de cal em cima, para não brotar nem capim...
Espero que não ressurja das trevas escaldantes dos catalisadores advetureiros.... kkkkk...