![]() |
Militec - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - F 900GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-f-900gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs) +--- Fórum: BMW F 900 GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS - Mecânica e Manutenção (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-f-900-gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs-mec%C3%A2nica-e-manuten%C3%A7%C3%A3o) +--- Tópico: Militec (/Thread-militec--5891) |
Militec - Gnegraes - 11-07-2020 guirpm Escreveu:aproveitando o tópico sobre lubrificante, qual filtro vcs usam? Nos videos do Piu ele elogia bastante o K&N. Xará, A Mahle é uma empresa alemã, que por sinal está comemorando um século de existência, umas das maiores fornecedores de autopeças no mundo. Sua grande especialidade é a fabricação de pistões, anéis, bronzinas, mancais, etc. Possui uma penca de patentes, entre eles o processo Nickasil. Seus filtros são muito utilizados na Europa. Outra grande do ramo é a Fram, de origem norte-americana. A K&N é fabricante de filtros laváveis impregnados de resina líquida, que deve ser reposta de tempos em tempos. São conhecidos como Filtros Esportivos e por esta razão muito usados em competições, pelo fato de ter uma área aberta maior, o que permite aumentar o fluxo de ar. Tem em minha opinião o complicador de se ter de lavar o filtro corretamente, aplicar a resina ao filtro e esperar escorrer. E com frequências que dependem do meio ambiente, se mais poluído ou mais limpo. Mas aí há também um senão: onde passa mais ar, passa mais sujeira (partículas de pó), não existe almoço grátis..... Em veículos de competição isso é irrelevante, mas na vida real (urbana e na estrada) ao longo do tempo pode ser muito prejudicial à vida do motor. Sinceramente não vejo motivos para abandonar os filtros de papel plissado originais, usados em todos os veículos no mundo. Militec - rodpcastro - 11-07-2020 Achou que ele se referia aos filtros de óleo da K&N, que não são laváveis. Boa marca, mas assim como a Motul fez fama por aqui e criou um mito em torno, encarecendo sem benefício a mais que justifique. Eu uso HiFlo HF16O na minha F800R há vários anos. Usaria Mahle também de boa. O Fram já vi analises mostrando não ter a mesma qualidade, mas nada que seja inviabilize o uso. Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk Militec - guirpm - 12-07-2020 Gnegraes Escreveu:Xará, Valeu demais pela aula xará. O fram é bem fácil de achar e o preço bem em conta em relação ao Mahle. Se não me engano paguei 70 nele, e já vi o Fram de 35. Vale a pena pagar o dobro? Lembrando que pra eu rodar os 5000 pra trocar o óleo, leva mais de 6 meses. Militec - guirpm - 12-07-2020 rodpcastro Escreveu:Achou que ele se referia aos filtros de óleo da K&N, que não são laváveis. Boa marca, mas assim como a Motul fez fama por aqui e criou um mito em torno, encarecendo sem benefício a mais que justifique. apesar de ser novo nesse mundo bigtrail, tive essa impressão também. Muita fama que não justifica o custo benefício Militec - rafaelhces - 13-07-2020 O filtro fram é muito ruim. Compre ao menos o mahle que tem um bom custo. |