![]() |
Aros Tubeless - GSA 800 - Ajuda. - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: Motos em geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-motos-em-geral) +--- Fórum: Discussão Geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-discuss%C3%A3o-geral) +--- Tópico: Aros Tubeless - GSA 800 - Ajuda. (/Thread-aros-tubeless-gsa-800-ajuda) |
Aros Tubeless - GSA 800 - Ajuda. - EvertonM - 30-01-2025 Felipe, a conversa tá boa, então vai meu palpite de novo. Como a pressão maior é interna, se ficar bem selado com PU ou outro produto similar (que aguente calor), e desde que bem aplicado (local limpo, boa aderência), acredito que vai funcionar. Adicionar a câmara seria uma segurança a mais (poderia até ser "colada" com o mesmo produto) - e talvez nem precise deixá-la até a borda da roda, mas apenas onde cobre as pontas dos raios (se couber desse modo, evitaria o risco do pneu escorregar em contato com a câmara). Avalio que funcionaria mais ou menos como a meleca que se coloca em pneus sem câmara, que é um produto diferente, mas utiliza a pressão maior interna para fluir pelo furo e depois se solidifica externamente. No seu caso, se houvesse vazamento, a pressão iria empurrar o PU (e a câmara) no sentido do furo dos raios para fora. Ao menos iria dificultar a perda de ar. Aros Tubeless - GSA 800 - Ajuda. - FCRUZ17 - 30-01-2025 EvertonM Escreveu:Felipe, a conversa tá boa, então vai meu palpite de novo. Everton, estou muito tentado em aderir a essa gambiarra. Minha ideia Seria comprar um PU e fazer um teste em um aro da minha bike, por exemplo, antes de fazer no aro da moto. A questão é encontrar um PU com boa aderência, desmontar as rodas, fazer uma boa limpeza, esperar a cura e depois remontar as rodas. Creio que seja uma processo de alguns dias por conta do processo de cura. Aros Tubeless - GSA 800 - Ajuda. - luiz baum - 30-01-2025 EvertonM Escreveu:Felipe, a conversa tá boa, então vai meu palpite de novo. Já vi comentários desta alternativa num fórum internacional de vstrom. Pelo que li nas mensagens nos EUA é vendido um produto adesivo para vedar o local onde os raios "entram" nos aros. Luiz Baum Aros Tubeless - GSA 800 - Ajuda. - Barra - 31-01-2025 EvertonM Escreveu:Olá, Felipe. Eu uso na minha moto de off as câmaras da Lucioli de 8 mm, dá para andar até sem pressão de ar com essa câmara, mas ela não tem no aro 17, o aro 21 ela tem. Ela é bem pesada mas é muito boa, o difícil é a instalação que dá um pouco de trabalho. Outra ideia seria usar um mousse ou esse produto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=pvlg0GQrtds Vou pesquisar se rola numa f800gs usar o mousse ou o tubliss gen 2. Eu acho que não dá pois as motos de pista off usam calibragem muito baixa, coisa de 12/13 psi, muito baixo para o uso em rua, mas vou pesquisar. Aros Tubeless - GSA 800 - Ajuda. - FCRUZ17 - 03-02-2025 Atualização. No final de semana ví muitos vídeos sobre as possíveis técnicas para tornar o aro Tubeless. Dentre todas as opções, a que mais me convenceu e que parece menos gambiarra seria a utilização de selente PU na parte interna dos aros. Ainda vou pesquisar um pouco o PU mais adequado, pois dentre as opções 30, 40 e 50, o que muda é a viscosidade e a capacidade de deformação. Pelo que li, o PU 40 seria o mais adequado para trabalhar sob pressão. Penso que o PU é uma borracha com certa viscosidade. Havendo uma bora aderência e aplicação, a pressão do ar fará o restante. Basicamente a conversão consiste em: desmotar as rodas, remover os pneus e câmaras, fazer uma boa limpeza na parte interna dos aros. Secar tudo muito bem, aplicar uma camada de PU primeiro na cabeça interna dos raios e depois um acabamento em toda parte intena dos dois aros, exceto nas laterais e colocar uma válvula para utilzação de pneu sem câmara. Deixar secar pos uns 4 ou 5 dias e depois remontar os pneus já sem as câmaras. Preciso achar um locar aqui na minha cidade para desmotar as rodas e retirar os pneus. Feito isso, vou fazer o serviço em casa e tentar montar um tutorial, passo a passo para postar aqui. Aros Tubeless - GSA 800 - Ajuda. - EvertonM - 03-02-2025 Legal, Felipe. Agradeço as informações e atualizações. Acredito que vai funcionar bem - e será um bom tutorial para os demais que tenham interesse em fazer o mesmo serviço. Aros Tubeless - GSA 800 - Ajuda. - Gnegraes - 03-02-2025 Pergunta: a partir de que ano as GS começaram a ter raios na parte externa dos aros? Pesquisei uma 2004 e os aros já eram para raios externos. No ano da tua Felipe, os aros já vinham com raios externos para uso de tubeless. O preço na Europa para a roda completa 19" é de Euros 1340 e 17" Euro 1310 [ATTACH=CONFIG]11819[/ATTACH] Aros Tubeless - GSA 800 - Ajuda. - FCRUZ17 - 04-02-2025 Gnegraes Escreveu:Pergunta: a partir de que ano as GS começaram a ter raios na parte externa dos aros? Guilherme, obrigado pela informação. Nesse preço compensa mais eu importar o par de rodas VMX da China. O preço do par é USD 1.450 + Frete. Ficaria mais barato se não fosse pela carga tributária. No final das contas, essas rodas chegariam aqui custando quase 20mil. Aí é mais fácil eu trocar de moto. Aros Tubeless - GSA 800 - Ajuda. - FCRUZ17 - 04-02-2025 Atualizando. Ontem, assistindo mais alguns vídeos, me deparei com uma informação importante. Safety Bead. Isso seria um sistema interno que a roda possui para utilizar pneus sem câmara. Nem todas as rodas possuem isso. Na GS 800, apenas a roda traseira possui, mas a da frente, não. Basicamente esse sistema impede que o pneu saia da roda em caso de perda repentina do ar. É como se fosse uma contenção que mantém o pneu preso e faz ele achatar. Dito isso, seria arriscado fazer a conversão para a roda da frente, mas agora me vejo frente a um impasse. Meu maior ponto com rodas raiadas é o risco de segurança em caso de furos em alta velocidade. Se não fosse por isso, sinceramente, ia deixar pra lá. Penso que um pneu furando a 100km/h com esvaziamento imediato, como no caso das câmaras, o risco de acidente é muito alto. Ainda que eu torne o pneu dianteiro tubeless, com vedação dos raios, qual o real risco do pneu furar e destalonar do aro? Ainda nesse cenário, o pneu com câmara não continua sendo mais arriscado? Bom, minha opções, no momento, seriam converter apenas a roda traseira, que tenho certeza que ficará bom e colocar uma câmara de 4mm no aro dianteiro, ou; converter as duas rodas, assumindo que o risco de um pneu destalonar é menor do que o risco de um furo em um pneu com câmara. Aros Tubeless - GSA 800 - Ajuda. - FCRUZ17 - 04-02-2025 Melhor opção, na minha opinião, ainda seria essa: https://www.kkeracing.com/products/vmx-21-18-inch-tubeless-wheels-for-honda-africa-twin-crf1000l-2016-black-hubs Agora os impostos inviabilizam tudo nesse país.... infelizmente. |