Voltando ao assunto da Dafra, você compra aquilo que você paga.....
Muito fácil falar que é uma bosta tendo uma que vale 10x mais na garagem. Pra cada produto tem seu consumidor, caso contrário não existiria.
Versão Imprimível
Voltando ao assunto da Dafra, você compra aquilo que você paga.....
Muito fácil falar que é uma bosta tendo uma que vale 10x mais na garagem. Pra cada produto tem seu consumidor, caso contrário não existiria.
Gente, seria bom todo mundo tomar uma cerveja e se acalmar.
Afinal, somos todos amigos aqui e não há razão para exaltarmos os ânimos.
Como disse uma vez ao Phil, não há nada de errado em descordar da opinião de um cologa, afinal, é para isso que existem os fórums.
O importante é escolher bem as palavras, para evitar mal entendidos e ofender, ainda que sem a intenção, a outra parte.
Exponha sua opinião, sem desmerecer a opinião dos outros.
Isso se chama "discussão madura".
Quanto ao assunto em questão, não conheço as motos da DAFRA, portanto, não posso opinar.
O que sei é que existem dois casos:
1 - Onde há um produto melhor que o outro, mas também a um custo maior.
2 - Onde há um produto melhor que o outro, mas pelo mesmo custo, ou um produto ruim a um custo que não vale o que se está sendo cobrado. Isso se chama relação custo/benefício.
No primeiro, há (como já foi dito) que se respeitar os limites de poder aquisitívo de cada indivíduo, e não "desfazer" de quem não tem condições de comprar um produto melhor.
No segundo, há sim que se alertar as pessoas, de que determinado produto é ruim, oferece muito pouco por um custo muito alto (relação custo/benefício ruim) e que há no mercado produtos pelo mesmo preço que oferecem muito mais (relação custo/benefício melhor).
Logo que casei (há trinta anos atrás), tive que vender meu Voyage Plus (então praticamente "zero km"), para poder arcar com os custos da reforma da casa e toda mobília.
Com o que sobrou, só deu para comprar um Fiat 147 Europa verde, de 5 anos de uso (quem se lembra deles? :p ).
Obviamente o Voyage zero era muito melhor que um Fiat 147 usado, mas a relação custo/benefício dos dois era semelhante e foi o que se pode conseguir com a grana que sobrou.
Agora, se alguém soubesse de um carro na mesma faixa de preço, que fosse muito melhor que o Fiat 147, eu ficaria grato se me alertassem.
É isso ai gente. Bora rodar com as meninas e um bom fim de semana a todos :)
Pessoal,
Quando iniciei este tópico era para alertar aos compradores da 800 GS que foram enganados pela BMW. O assunto variou um pouco, mas pude observar que outras pessoas também foram enganadas.
Aos que se interessarem vou passar as últimas dicas:
1) não se preocupem com leis para regular lançamentos das montadoras, o que importa é que a montadora não informou aos consumidores que lançaria outro modelo 2013. Essa OBRIGAÇÃO, repito, OBRIGAÇÃO, é do fornecedor. Informem-se sobre o Direito à Informação;
2) consultem um advogado, sempre é bom, mas lembrem-se que existe tribunais de pequenas causas que disponibilizam advogados dativos para os requerentes. Nesses tribunais se pode pedir indenizações de aproximadamente R$13.500,00.
Não estou perguntando o que pode ser feito, estou avisando o que deve ser feito caso alguém esteja insatisfeito com o que a BMW fez.
Boa sorte a todos.
Grande Iceman, doutorado em gerenciamento de conflitos,mas,tem toda razão,melhor do que saber colocar as palavras de forma correta,o que hoje é um grande aliado para o sucesso e reconhecer quando se está errado,e neste momento e isso que faço,mesmo porque como dizem,corrigir um sábio o tornará mais sábio,corrigir um ignorante o tornará seu inimigo.
Quando a rodar de motoca,chove la fora e a motoca encostada na garagem.Putz....
Abração.
Caro Augusto,
entendo perfeitamente sua frustração e desapontamento, ao descobrir que poderia ter adquirido a moto alguns meses mais tarde já com o controle de tração de série.
Contúdo, há que se esclarecer o que é realmente OBRIGAÇÃO do fabricante/revendedor e que deveria ser considerado uma "boa prática comercial".
Uma coisa é omitir ou distorcer informações técnicas sobre o produto que se está comprando. Isso é crime e passível de processo (imagino eu, pois não sou advogado).
Outra coisa é responder a uma pergunta direta de forma mentirosa.
P. ex: Pergunto ao vendedor EXPLÍCITAMENTE "Haverá alguma mudança nos modelos fabricados em 2013?" Neste caso, se o vendedor mentir, aí sim é passível de punição/ressarcimento.
Ainda assim, ele poderá alegar que, no momento da resposta, ele não sabia que as mudanças ocorreriam, e o caso fica frágil.
Outra é omitir informações sobre futuros lançamentos/alterações da montadora (seja de carros ou de motos).
Eu custo a acreditar que exista alguma LEI, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo, que obrigue uma montadora a avisar com antecedência o consumidor de que ela está programando alterações nos modelos futuros, e quais alterações são estas.
Geralmente este é um segredo quardado a sete chaves pelas montadoras, específicamente para evitar que a concorrência possa reagir a tempo.
Resumindo, se ninguem perguntou EXPLICITAMENTE ao vendedor se haveria mudanças e quais seriam, e ele respondeu de maneira mentirosa (se puder provar que ele tinha as informações corretas) fica difícil reclamar de alguma coisa.
Se houver mesmo essa LEI, por favor poste aqui (ou informe onde pode ser encontrada (artigo, parágrafo, etc.)), para podermos nos defender também.
De qualquer forma, desejo-lhe sorte em sua empreitada e espero que obtenha sucesso no que está procurando.
Um abraço,
Thomas
Iceman,
Em nenhum momento falei sobre alguma lei que obrigue montadoras a informar mudanças com antecedência. Muito pelo contrário, eu afirmei que não conheço nenhuma lei que regule as mudanças de modelos das montadoras.
Eu estou falando sobre o Direito à Informação e o Código de Defesa do Consumidor.
Como não sei se o processo corre sob segredo de justiça, não posso dar mais detalhes. Aos interessados, recomendo pesquisar na internet casos semelhantes com outras montadoras, onde podem encontrar comentários de um coordenador do Procon.
Assim que possível, caso o processo não esteja sob segredo de justiça, informarei via MP, os detalhes para os que se encontrarem na mesma situação.
Abraços
Quando comprei a Trophy 12/12 em agosto/2012 a BMW já havia colocado a público mudanças no modelo 2013 e logo publicou imagens e detalhes a nível mundial.
O mesmo ocorreu com a 1200 onde comprei o modelo 12/13 neste ano ciente das mudanças sem precisar ser avisado destas pela CC, pois a BMW já havia publicado isso a nível mundial.
Uma vez publicado na mídia, não creio que a CC tenha obrigação de reiterar a informação a cada consumidor.
Acho esta questão chover no molhado. Mudanças futuras, como ja disseram aqui, são guardadas a sete chaves, pois é claro que influencia a decisão de compra do consumidor. Por outro lado, como as mudanças são constantes em qualquer produto, quem for esperar para comprar um produto que não vai mudar, vai esperar para sempre. Mas questionar na justiça é um direito de todos, porem acredito ser pouco provável a queixa ser acolhida, vamos aguardar.
Amigão,
Desculpa ai a franqueza mas,FODEU,você tá no Brasil irmão ainda vão rir da tua cara,infelizmente será isso.
Curte sua motoca ai é vamo pra próxima,que esta com certeza não será a última,Deus é Pai e vai te dar novas oportunidades de escolher coisas ainda melhores.
Abração.