![]() |
R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - R1300GS R1250GS / R1200GS / R1150GS / R1100GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-r1300gs-r1250gs-r1200gs-r1150gs-r1100gs) +--- Fórum: BMW R 1300GS / R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS - Mecânica e Manutenção (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-r-1300gs-r-1250gs-r-1200gs-r-1150gs-r-1100gs-mec%C3%A2nica-e-manuten%C3%A7%C3%A3o) +--- Tópico: R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã (/Thread-r1200gsa-2015-revis%C3%A3o-dos-70k-aten%C3%A7%C3%A3o-ao-card%C3%A3) |
R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - cerqueira - 14-02-2018 Mas no fim das contas, quem teve problema precoce com o cardã, cruzeta ou diferencial no Fórum?? Quem eu lembre a do Krânio, que teve desgaste importante na peça que acopla ao "diferencial". No mais, infiltração pela coifa ou oxidação, que deixa a coisa mais feia do que parece. Chequei a minha com 50.000 kms, estava OK...na próxima troca de pneu abro novamente. Trocar uma cruzeta aos 80.000, 100.000 kms não me parece tão grave assim. Abçs Luiz R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - sal silva - 14-02-2018 Quando abrir o meu te falo e posto fotos aqui.Estes que apareceram cheios de agua tenho duvidas que as motos nao foram lavadas a locais apropriados.Pense em um peão jogando um jato de alta pressão na coifa,retirando a graxa e fazendo a agua penetrar com muita facilidade. R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - Rromagnani - 14-02-2018 sal silva Escreveu:Quando abrir o meu te falo e posto fotos aqui.Estes que apareceram cheios de agua tenho duvidas que as motos nao foram lavadas a locais apropriados.Pense em um peão jogando um jato de alta pressão na coifa,retirando a graxa e fazendo a agua penetrar com muita facilidade. Acho que vc. está certo! Na minha opinião os lava-jato são os responsáveis por isso. Que eu me lembre, atravessei dois riachos um pouco mais fundos (um deles na praia de Castelhanos), e uns 3 ou 4 bem mais rasos que não poderiam infiltrar nada. Fora isso só chuva! R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - Rromagnani - 14-02-2018 cerqueira Escreveu:Mas no fim das contas, quem teve problema precoce com o cardã, cruzeta ou diferencial no Fórum?? Concordo com vc. Cerqueira! O problema que vejo é a cc NUNCA fazer essa manutenção! Basta abrir, lubrificar e a peça terá vida útil muito prolongada! Se deixar a umidade se transformar em ferrugem e a peça ficar sem nenhuma lubrificação, certamente a vida útil será muito diminuída. R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - P.ALMEIDA - 14-02-2018 Não tenho conhecimento mecânico, sou apenas curioso, já peço desculpas aqui. Tenho moto BMW a pouco tempo e não conheço ninguém que teve o cardan quebrado pra contar detalhes - vejo um caso ou outro na net. Penso que ter ferrugem externa no cardan é "normal" - desculpem a ignorância - igual caminhão e onibus são peças externas e de força. Limpar e lubrificar a cruzeta sim me parece que pode ajudar realmente por ter algum atrito ali. Eu tive problema com retentor do diferencial e foram duas vezes. A primeira por excesso de óleo colocado na CC. Quando reclamei na CC acredito que eles não trocaram o retentor como foi recomendado na outra CC (comentei aqui em fev 2017) - simplesmente porque não vazou mais. Na volta da Bolivia recentemente, vazou de novo, a coifa deslocou na Argentina - peguei muita chuva e terra, arrumei a coifa, segui viagem. Em Campo Grande substitui o retentor por um genérico da mesma medida e resolveu até agora. Então eu vi meu cardan ser desmontado duas vezes e na mesma CC em Campo Grande com o mesmo mecânico. Note que apesar disto nunca chegaram a tocar nas engrenagens que ficam no final do diferencial. Eu sei que esse mecanismo não é eterno como dizem e precisa de inspeção a cada 10-20k. A cruzeta e o diferencial da motoca estão em boas condições e agora lubrificado de tanto óleo que vazou, pude ver em C.Grande. Quanto a entrada de água, se vocês olharam ou colocarem a mão por baixo do tubo do cardan vão perceber que existe um belo orifício por onde pode entrar e escoar a água e terra. A coifa mais visivel e também aquela perto do motor se estiver deslocada ou danificada também permite entrar água e terra. Acho que a questão toda e mais importante é esta mistura de água e terra chegar no retentor e o danificar fazendo vazar o óleo do diferencial e com isto danificando as engrenagens, além claro de não trocar o oleo do diferencial corretamente. Desculpe o textão.... R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - Marcelo DC - 14-02-2018 Rromagnani Escreveu:Concordo com vc. Cerqueira! Tb acho que poderia ter no plano de manutenção ...nem que fosse a cada 50k km, ainda mais tendo em vista que não é algo assim tão demorado como alguns colegas já observaram. Enviado do meu iPad usando Tapatalk R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - Possenti - 15-02-2018 Pessoal...não há necessidade de ser a cada 10 mil km não. Não alimentem isso. Na minha opinião, uma vez ao ano se você viaja, caso contrário a cada 30 mil km é o suficiente. Nem há necessidade de remover o cardã para uma preventiva, caso ele não apresente nenhum início de oxidação. Basta você pulverizar WD40 e fechar. Com certeza terás um sistema duradouro. Estarei em breve pintando o cardã com uma tinta bi-componente usada para reparos no submarinos. Ela adere em qualquer superfície. Postarei os resultados na sequência. Saudações... R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - sal silva - 15-02-2018 Possenti Escreveu:Pessoal...não há necessidade de ser a cada 10 mil km não. Não alimentem isso. Na minha opinião, uma vez ao ano se você viaja, caso contrário a cada 30 mil km é o suficiente. Nem há necessidade de remover o cardã para uma preventiva, caso ele não apresente nenhum início de oxidação. Basta você pulverizar WD40 e fechar. Valeu Possenti,tambem vou dar uma pintada na minha ![]() R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - sal silva - 15-02-2018 P.ALMEIDA Escreveu:Não tenho conhecimento mecânico, sou apenas curioso, já peço desculpas aqui. Tenho moto BMW a pouco tempo e não conheço ninguém que teve o cardan quebrado pra contar detalhes - vejo um caso ou outro na net. Penso que ter ferrugem externa no cardan é "normal" - desculpem a ignorância - igual caminhão e onibus são peças externas e de força. Limpar e lubrificar a cruzeta sim me parece que pode ajudar realmente por ter algum atrito ali. Eu tive problema com retentor do diferencial e foram duas vezes. A primeira por excesso de óleo colocado na CC. Quando reclamei na CC acredito que eles não trocaram o retentor como foi recomendado na outra CC (comentei aqui em fev 2017) - simplesmente porque não vazou mais. Na volta da Bolivia recentemente, vazou de novo, a coifa deslocou na Argentina - peguei muita chuva e terra, arrumei a coifa, segui viagem. Em Campo Grande substitui o retentor por um genérico da mesma medida e resolveu até agora. Então eu vi meu cardan ser desmontado duas vezes e na mesma CC em Campo Grande com o mesmo mecânico. Note que apesar disto nunca chegaram a tocar nas engrenagens que ficam no final do diferencial. Eu sei que esse mecanismo não é eterno como dizem e precisa de inspeção a cada 10-20k. A cruzeta e o diferencial da motoca estão em boas condições e agora lubrificado de tanto óleo que vazou, pude ver em C.Grande. Quanto a entrada de água, se vocês olharam ou colocarem a mão por baixo do tubo do cardan vão perceber que existe um belo orifício por onde pode entrar e escoar a água e terra. A coifa mais visivel e também aquela perto do motor se estiver deslocada ou danificada também permite entrar água e terra. Acho que a questão toda e mais importante é esta mistura de água e terra chegar no retentor e o danificar fazendo vazar o óleo do diferencial e com isto danificando as engrenagens, além claro de não trocar o oleo do diferencial corretamente. Desculpe o textão.... Legal Almeida,vou procurar esse dreno(buraco) no braço do Cardã. R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã - cerqueira - 15-02-2018 Possenti Escreveu:Pessoal...não há necessidade de ser a cada 10 mil km não. Não alimentem isso. Na minha opinião, uma vez ao ano se você viaja, caso contrário a cada 30 mil km é o suficiente. Nem há necessidade de remover o cardã para uma preventiva, caso ele não apresente nenhum início de oxidação. Basta você pulverizar WD40 e fechar. Caraca, tinta prá submarino é coisa de profissional...pode entrar agua à vontade agora!! Possenti, se tiver, posta uma foto da tua Elefantré 30.0...maquinão!! Abçs Luiz |