![]() |
GS 1250 exclusive x cardã - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: Motos em geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-motos-em-geral) +--- Fórum: Discussão Geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-discuss%C3%A3o-geral) +--- Tópico: GS 1250 exclusive x cardã (/Thread-gs-1250-exclusive-x-card%C3%A3) |
GS 1250 exclusive x cardã - Benicio - 21-05-2020 Pessoal Por que as R1200, até 2012 para GS e 2013 para GSA, refrigeradas a ar, não apresentaram problemas no cardã? E por que nas R1200 com refrigeração líquida há problemas no cardã? Agradeço esclarecimentos. GS 1250 exclusive x cardã - Gnegraes - 21-05-2020 Benicio Escreveu:Pessoal Benício, Não conheço essa estatística. Piloto que não faz manutenção, não faz inspeção visual na moto tem nos dois modelos... O motor não tem absolutamente nada a ver com o eixo de transmissão do câmbio para a roda traseira. A única diferença é a mudança do lado direito para o esquerdo, a balança monobraço é o que chamamos na engenharia "peça espelhada" para o outro lado, possui o mesmo projeto. GS 1250 exclusive x cardã - Benicio - 21-05-2020 Obrigado Guilherme! GS 1250 exclusive x cardã - Benicio - 21-05-2020 Também desconheço estatística sobre este assunto. Só opiniões de motociclistas e mecânicos de que as R 1200 mais antigas, refrigeradas a ar, não deram defeito no cardã, mesmo sem se fazer inspeções. GS 1250 exclusive x cardã - Benicio - 21-05-2020 Em sendo o mesmo projeto de eixo cardã, aí fiquei mais confuso ainda. GS 1250 exclusive x cardã - Benicio - 21-05-2020 As coifas são as mesmas? GS 1250 exclusive x cardã - Gnegraes - 21-05-2020 Benicio Escreveu:As coifas são as mesmas? Benicio, Não podem ser as mesmas, pois fazem parte da estruturas da balança monobraço. Em engenharia chamamos a isso espelhar uma peça, ela é exatamente igual mas como se você a estivesse vendo por um espelho. Eixo de transmissão, juntas universais devem ser as mesmas, engrenagens cônicas, rolamentos, etc. Imagine um farol de carro, você projeta por exemplo o direito, testa e sendo aprovado, espelha o projeto dele para o lado esquerdo. Em alemão é auto explicativo: Spiegelgleich, Spiegel sinifica espelho e gleich igual, igual ao espelhado... GS 1250 exclusive x cardã - Benicio - 21-05-2020 Guilherme Obrigado pela atenção e presteza! Abração GS 1250 exclusive x cardã - Gnegraes - 21-05-2020 cberta Escreveu:Amigos, peço licença para também dar meu relato e pitaco. Olá Carlos, Teu relato me pareceu interessante, vamos lá, vai minha opinião e experiência. - clima: na Europa também faz calor no verão, já pequei 38 graus na Alemanha. Não justifica que aqui é quente e por esse motivo as condições são mais adversas, lá também é. - eixo estriado: a graxa Optimoly TA da Castrol tem dissolvido nela Cobre em forma de pó finíssimo, funciona como lubrificante em condições de alta temperatura e pressões de contato elevadas (eixos estriados, roscas, engrenagens). Deve ser usada também na rosca da sonda Lambda no escapamento (alta temperatura) e nas emendas tipo ponta e bolsa das peças do escapamento (alta temperatura). Curiosamente essa graxa também é usada nas Porsches e eles utilizam também nas velas de ignição, não sei por que a BMW também faz uso nelas. No caso que você relata que o eixo e a junta universal colaram, o montador deve ter esquecido de passar a graxa, aí cola mesmo. Não posso crer que a BMW economize 10gr de graxa, não faz o menor sentido. Erro de montagem sim. Moto na garantia só há uma maneira: fazer inspeção visual nas coifas e verificar se estão montadas nas posições corretas nos seus alojamentos. E para todas elas, dentro ou fora da Garantia: fujam dos demônios e capetas que atendem pela alcunha de Wap e Kärcher... O lavador não tem a mínima ideia do que está fazendo, quer ver a moto limpa e de preferência sem ter muito trabalho. Só causa danos nos contatos dos manetes, instrumentos/painel e coifas da balança monobraço. GS 1250 exclusive x cardã - Gnegraes - 21-05-2020 PauloLopes Escreveu:Peguei uma zero ontem e não tem espaço para que eles façam está inspeção! Não tem jeito, é esperar acabar a garantia de 3 anos ou com 20k fazer a tal inspeção, que segundo o mecânico da pp não perde a garantia por tal serviço! Engrenagens dão problemas e as vezes recorrentes. Em paralelo, vai que o sujeito brigou com a esposa no dia anterior a montagem e o “safadanha” não botou a quantidade de graxa suficiente, babou, meus amigos!! Paulo, Com Garantia não se brinca. Faça rotineiramente inspeção visual nas coifas e não deixe lavarem com os capetas e demônios... |