Postado originalmente por
ACD
Como tudo na vida a gente abre mão de um lado para ganhar de outro. Sem dúvida o custo e facilidade de conserto da corrente tem que ser levado em conta., porém Já tive duas motos com cardã e (deixa eu bater na madeira) uns 80 mil km sem qualquer problema. Se contar o material de limpeza e lubrificação da corrente, mais eventual troca da dita cuja e da relação, e a mão de obra, ficou caro! As desvantagens do cardã já foram citadas: custo inicial, peso, perdas na potência, dificuldade de consertar em viagens, etc. Já vi relatos de conserto na aÁfrica, no meio do nada, e um amigo já ficou parado uma semana no sul do Chile porque não achou corrente e relação da VStrom para trocar.
Tirando uma eventual calamidade, acho que omcardã ganha de longe.
Quanto aos barulhos (que são muitos na GS), notei que minha moto fica muito mais suave quando estou com um Shoei fechado, comparado com outros capacetes. Se colocar tampão no ouvido, então, a moto fica quase elétrica! Barulho zero! Brincadeiras à parte, a gente aprende com o tempo a separar o que são os barulhos característicos da moto com os diferentes e novos, que podem significar problema.