Tenho quase certeza que é possivel sim trabalhar com ambos ligados ou desligados, assim como somente um desativado e o outro ativado.
Versão Imprimível
Tenho quase certeza que é possivel sim trabalhar com ambos ligados ou desligados, assim como somente um desativado e o outro ativado.
Desculpem colegas,isso que da não ler o manual :o o vendedor não me falou nada:mad:Valeu.
Pela pouco tempo que estou com ha F800, cerca de 6 meses e uma pouco mais de 14mil km com ela, o que eu percebi no sistema ABS dela, é que o sistema não faz somente a leitura do disco para não permitir o travamento das rodas, mas algo faz a leitura na suspenção. Uma reação nitida desse sistema BMW, é quando voce passa rapido por uma lombada e logo em seguida busca o freio, o sistema endurece o manete do freio, retardando o acionamento, no começo achei estranho, pois andei com outras motocas com ABS que não tinham esses sintomas de acionamento. Logo no OFF por ter muita irregularidade o sistema fica acionando quase que intermitente, e por isso retardando as freiadas, não por falta de atrito mais por causa da dessa segunda leitura. Não pesquisei mais sobre o sistema como um todo pra ver se realmente existe tais sensores, é apenas minha experiencia direta com a gorducha.
Juca,tambem não tenho muita corrida com a gs 800,mas não acredito que o ABS esteja integrado a suspenção;acho que nas 1200 sim.Valeu.
O problema do ABS na terra é quando o terreno é irregular (ondulações, costelas). Neste caso, o pneu sai diversas do solo e o e o sistema "entende" que a roda estaria travando e libera o freio (no momento que está sem contato com o solo). O pneu bate no solo novamente mas com o freio solto e só depois de um curto espaço de tempo freia novamente. Devido à característica da estrada, o pneu novamente pula e se repete toda a historinha...
Se for uma estrada não pavimentada lisa (sem ondulações), pode deixar o ABS ligado. Agora,se no meio do caminho a estrada piorar e tiver que dar uma freada de emergência, ai o ABS vai atrapalhar...
É isso mesmo, como tem muita irregularidade uma das rodas sai do solo e a moto entende que travou, off sempre desligado.
Sem chances de usar ABS no OFF ROAD!
Ele será acionado a todo momento de forma a dificultar a frenagem.
Um dos grandes segredos do OFF ROAD é saber freiar.
Na minha opinião nem o controle de tração tem utilidade na terra.
Corta o giro a todo instante.
No máximo um "mapa" mais ENDURO se estiver tudo muito liso.
Pois na dúvida, acelere...
As únicas coisas que se devem usar no off road são pneus apropriados, ajustes na suspensão, técnicas e experiência.
Usar ABS e controle de tração nem pensar.
Na terra em lugar de deixar a moto "pensar" temos de doma-la por completo.
Ontem mesmo, após fazermos a estrada da Limeira, quando partimos pra baia da Babitonga, um amigo desligou a moto e esqueceu de desligar o abs novamente, resultado, comprou um terreno de frente para o mar depois de passar reto em uma curva. Ficou sem freio no areiao por causa do ABS. Por sorte caiu na areia e não aconteceu nada nem com ele nem com a moto.