Postado originalmente por
Iceman
Rainer, se o cabo estiver de fato descascado e o condutor entrar em contato direto com o chasis, sim, teremos um curto-circuito e irá acionar algum dispositivo de segurança.
O que pode ocorrer são trincas no isolamento, que não chega a encostar o condutor no chassis, mas penetra poeira nessa trinca e com umidade chega a haver fuga de corrente.
Essa fuga é tão baixa que não ativa os dispositivos de proteção, pois é só fuga e não um curto, mas com o tempo certamente poderá descarregar a bateria aos poucos.
O mesmo se aplica a cabos com baixa isolação. Não chega a dar curto, mas permite a fuga de micro correntes.
Existe um aparelho chamado Megômetro, que mede a isolação dos condutores exatamente para detectar baixa isolação, coisa que multímetros comuns não detectam.
O problema que eu vejo com essa teoria do pezinho é que, até onde eu sei, o chassis da moto também é ligado no polo negativo (ou aterrado).
Então, a fuga de corrente ocorreria de qualquer forma, sem precisar do pezinho. Mais ainda, isolar o pezinho não resolveria.
Agora, se eu estiver enganado e o chassis não for ligado ao negativo, ai sim faz sentido.