![]() |
Peças intercambiáveis - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - F 900GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-f-900gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs) +--- Fórum: BMW F 900 GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS - Discussão Geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-f-900-gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs-discuss%C3%A3o-geral) +--- Tópico: Peças intercambiáveis (/Thread-pe%C3%A7as-intercambi%C3%A1veis) |
Peças intercambiáveis - sascencio - 30-05-2013 TOLENTINO Escreveu:Crodao, foi uma brincadeira, e é claro que concordo com você, pois não é fácil ganharmos nosso R$ e do que sobra, depois do PT levar 1/3, não podemos deixar levarem fácil. Concordo contigo, acho que tudo bem usar peças alternativas em partes da moto que não sejam tão importantes como motor, às vezes o barato sai caro... Peças intercambiáveis - Crodao - 30-05-2013 TOLENTINO Escreveu:Crodao, foi uma brincadeira, e é claro que concordo com você, pois não é fácil ganharmos nosso R$ e do que sobra, depois do PT levar 1/3, não podemos deixar levarem fácil. Olá Tolentino, estamos em casa amigo. Fique tranquio que tá tudo certo. A minha dúvida, e eu realmente recorro aos universitários (Kkkkkk), é saber se vale à pena pagar os 99,00 ou se isso é só jogada de marketing. A minha dúvida é: Quão importante é usar o filtro indicado pelo fabricante ? Pergunto aos mais entendidos, se esse item é realmente indispensável utilizar o do fabricante. Eu imagino que eu, assim como muitos, temos uma preocupação com a questão da lubrificação. Mas será que o filtro do carro e da moto não são iguais ? Se a rosca é a mesma, eu penso que não deve ter nenhum tipo de cálculo hidrodinâmico, que a vazão ou a velocidade de escoamento influencie no filtro. Ou seja, desde que o volume de óleo dentro seja mais ou menos igual, e que ele seja indicado para a mesma viscosidade de óleo, será que não vale à pena utilizar os compatíveis ? Claro que estou partindo do princípio de que a qualidade é boa, senão não vale à pena nem pensar no assunto. Com a palavra os entendidos do assunto: Peças intercambiáveis - TOLENTINO - 30-05-2013 Crodão, como esse assunto é muito interessante e importante, pesquisei um pouco mais e encontrei informações mais detalhadas, inclusive acrescentando informações técnicas que desconhecia. Fiz o resumo abaixo para não publicar textos extensos: retirado do site da Bosh, no tópico FILTROS DE ÓLEO: “...devem ser substituídos periodicamente de acordo com indicação no manual do veículo afim de evitar o entupimento do filtro. Em caso de entupimento do papel, alguns filtros possuem uma válvula de segurança, que se abre com a pressão da bomba de óleo, permitindo a passagem de óleo, mesmo que ele não esteja filtrado. Outros não possuem essa válvula...” ...”e quando o motor é desligado, uma válvula anti-retorno (ou bloqueio), não deixa o filtro ficar sem óleo. (apenas alguns filtros tem essa característica)...” O vídeo abaixo, da MANN, fabricante de filtros originais e que atende a grande maioria dos fabricantes de carros e motos, demonstra perfeitamente a diferença entre um filtro original (ou de boa qualidade) e um filtro não original e, ainda, sobre filtros construídos sob "especificação do fabricante do motor". Note a informação sobre dois itens importantíssimos no filtro: a "válvula de segurança" e a "válvula anti-retorno". [video=youtube;-IuKhmrrcVc]http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=-IuKhmrrcVc[/video] Vista explodida de um filtro [ATTACH=CONFIG]1128[/ATTACH] Resumindo: 1- o filtro de óleo tem construção mais complexa do que aparenta. 2- trata-se de componente que deve atender as especificações dos fabricantes dos veículos. 3- um filtro projetado para uso em um automóvel, cuja rotação de uso normal oscila entre 1.500 a 4.000RPM, tem um projeto diferente de um filtro para uso em motocicletas, cuja faixa de rotação útil é muito superior e que trabalha em condições bastante diferentes. 4- um filtro inadequado causará problemas no curtíssimo prazo. Peças intercambiáveis - adriel - 30-05-2013 TOLENTINO Escreveu:Crodão, como esse assunto é muito interessante e importante, pesquisei um pouco mais e encontrei informações mais detalhadas, inclusive acrescentando informações técnicas que desconhecia. Fiz o resumo abaixo para não publicar textos extensos: Vixi, não é tão simples assim. Nesse caso eu prefiro procurar um idêntico ao original fora da concessionária (mesma marca/modelo). Se não encontrar, melhor pagar o preço... Alguém já encontrou esse filtro em algum site no exterior? Peças intercambiáveis - amorlin - 31-05-2013 Vendo o vídeo da pra perceber como é importante trocar o filtro de óleo a cada troca, principalmente com o combustível precário que nós temos no Brasil. Muito bom Tolentino. Peças intercambiáveis - CM-R1200-GS - 31-05-2013 Parabéns, Sir Tolentino !!!!! Sempre trazendo grandes informações para o Fórum. Peças intercambiáveis - Andreitrom - 12-06-2013 pessoal, comprei um filtro do ford Ka da marca TECFIL e serrei ele para ver a diferença pro filtro original BMW (que também serrei)... os 2 filtros tem válvula de alívio, com uma pequena diferença na pressão de abertura, não lembro de cabeça, mas o filtro do Ka abre com 13 lbs e o da BMW com 11... diferença insignificante... a princípio pode ser usado, mas estou fazendo pesquisas ainda... dá pra ver que o filtro da BMW é mais bem acabado e possui uma tela de metal na válvula de alívio, o que significa que, se o óleo passar por ela, vai ter uma filtragem bruta pela tela, mas é melhor que o filtro TECFIL, que não tem nada... atualizarei assim que tiver mais respostas a respeito... não conheço ninguém que está usando o filtro do Ka... só ouço falar que o amigo do amigo usa e tal... Peças intercambiáveis - sal silva - 12-06-2013 Muito boa sua pesquisa Andreitrom, se for constatado que o filtro gambi funfa bem, porque não usa-los.Infelizmente nos temos que buscar alternativas. Eu concordo com o Crodao quando ele diz que se alimentarmos estes preços praticados aqui no Brasil, isso ira perdurar por muito tempo. Porque o brasileiro não pode pagar um preço justo? Peças intercambiáveis - amorlin - 25-06-2013 Pessoal, Filtro de óleo aqui na minha cidade, do Ford Ka, original na CC Ford, é da marca Motorcraft, e custa R$ 13,00. Só estou na dúvida se é esse que não da pra ser usado com o protetor de cárter original por ser maior. Alguém confirma?? http://outpecas.com.br/filtrooleoford.html# [ATTACH=CONFIG]1367[/ATTACH] Peças intercambiáveis - amorlin - 27-06-2013 Filtro de óleo do Ford Ka. Perfeito, não encosta no protetor de cárter original. ![]() ![]() |