Ola.
Criando este dópico com o interesse de discutir quais as formas que o pessoal esta utilizando a limpeza e a lubrificação da corrente das F800.
Qual o melhor lubrificante na opinião de voces?
Versão Imprimível
Ola.
Criando este dópico com o interesse de discutir quais as formas que o pessoal esta utilizando a limpeza e a lubrificação da corrente das F800.
Qual o melhor lubrificante na opinião de voces?
Seguinte Artur, não sei se estou fazendo o correto mas tenho acompanhado a transmissão de perto e me parece que está sendo preservada. Depois de cada lavagem ou a cada 1.000 km eu passo o Chain Lube da Motul Factory Line. A graxa é branca. Sei que tem um produto também da Motul que limpa a corrente. Acho que o ideal seria limpar antes de passar, se a moto não foi lavada.
Eu uso graxa branca.. principalmente quando pego muita chuva!
Motul Chain Lube, depois da chuva e da estrada.
Com o cavalete central é facinho aplicar ;)
Uso Motul Chain Lube, e Oleo-90, intercalando, uma vez um outra vez o outro.
Lubrifico pelo menos a cada 500 km.
Se vou fazer uma viagem mais longa, levo só o spray, que é mais prático.
Agora se andar na terra, lavo a corrente com querozene+dieesel.
Uso Motul Chain Lub
http://worldofaccessories.co.za/medi...chain_lube.jpg
http://www.motocard.com/Soporte/Mont....gif&Width=330
Ou Molysil
https://www.fujibike.com.br/images/p..._phpeA87GG.jpg
Lubrifico de 500 em 500 Km... Se rodar com a moto na chuva, lubrifico após a chuva...
Usava o WURTH CHAIN LUBE ROAD 500 mas sujava demais a roda, então passei a utilizar o Motul Chain Lube. Muito bom!
Eu uso esta bisnaga de graxa branca naval, que não sai com a agua!! deixo debaixo do banco em viagens
http://www.garinbrasil.com.br/imagen...nca-dupla2.jpg
Na BMW eles usam este tipo de graxa na revisão, reparem também nas motos novas
Queridos amigos.
Tive acesso a um documento técnico "interno" de uma GRANDE montadora de motocicletas aqui em Manaus.
Resumindo ele relata que o problema na corrente ocorre de dentro pra fora, e que por isso o óleo a ser usado (ele não fala em marca/modelo) deve ser fino e capaz de penetrar entre o o-ring e o elo, para lubrificar internamente a corrente. Ele critica o uso de graxa, pois ela em conjunto com a poeira pode criar uma pasta abrasiva, acelerando o desgaste.
São umas 3 paginas em PDF e não sei como postar aqui no fórum, mas posso enviar pra e-mail da galera é só me enviar que respondo em cima, ok. (marcelokonga@gmail.com)
Apesar disso comprei o Scottoiler (www.scottoiler.com) e o "bixo" funciona que é uma beleza.
Marcelão
Grande Shw !!!
Foi mal meu camarada ... é que ainda sou novato no fórum ... estou aprendendo rsrsrs
Mas lá vai ... espero que a informação seja útil e acrescente "lenha à fogueira", ok !!!
Forte abraço a todos !!!
Marcelão Konga
Anexo 275
Boa contribuição Konga! O procedimento descrito é o que venho utilizando há tempos, mas o mais importante é mesmo a observação de que não se deve usar graxa, ou óleo 90 ou grafite com óleo, pois além da lubrificação não ser eficiente, ainda facilita o acúmulo de sujeira, o que diminui consideravelmente a vida útil da relação.
Konga, bela informação.
Aproveitando sua informação e visitando o site "scottoiler", achei esse kit de lubrificação para a F800-GS.
http://www.scottoiler.com/uk/product...00-gs-kit.html
Tolentino, nosso grande colaborador para assuntos internacionais, veja se consegue decifrar se é viável e se vale a pena.
Falamos no domingo.
Cassio,
No site existe a informação de que esse equipamento não é compatível com a F800GS. Eu já havia visto um produto similar no salão da motocicleta e, inclusive, o representante montou no stand um sistema demonstrando a utilização. Com base no que ví e em comentários das pessoas que estavam por lá (incluindo um técnico da MOTUL), cheguei as seguintes conclusões:
1) é um sistema de lubrificação mais útil para quem vai fazer longas viagens atravessando locais com muita poeira, areia ou terra.
2) como o lubrificante tem que ter grande fluidez, a corrente manda óleo para todo lado, e existe o risco de atingir o disco de freio e o pneu.
3) faz uma sujeira danada.
Resumindo, para quem não faz grandes viagens, não compensa o investimento. É melhor lubrificar em casa e se a viagem for mais longa ou com trechos fora de estrada, levar um tubo pequeno de algum "chain lub" e ir aplicando. Prático, seguro e barato.
Abraço!
Grande Tolentino !!!!
Coloquei o assunto para gerar troca de informações, eu particularmente, também acho que não vale a pena o investimento, pois não andamos tanto assim, e o gostoso é poder curtir a moto, limpar e lubrificar a corrente não dá tanto trabalho assim, e já serve para fazer um check-up na mesma.
Salve GALERA
Como usuário do sistema "Scottoiler" a uns 10.000km´s, já posso fazer algumas considerações:
1) O sistema é universal, já que vc só precisa de uma saida no coletor de admissão, pois utiliza o vácuo gerado pelo pistão p/ funcionar. Olhem esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=IGYQB...feature=relmfu
2) O fabricante vendia um Kit específico p/ a F800GS (foi o que eu comprei). Infelizmente a BMW entrou na parada p/ comercializar, e o ultimo KIT que comprei para uma amigo não veio com o óleo, obrigando-nos a comprar o óleo na "mão" deles (sacanagem)
3) O lubrificante realmente tem bastante fluidez, entretanto uma vez bem regulado o tempo de gotejo (1 gota por minuto), o óleo não espalha ao redor da roda. Do contrario a sujeira é grande, mas não chega a atingir o disco de freio traseiro ... rsrsrsrs
4) O fabricante fala em 6.000 milhas entre os abastecimentos, no meu uso eu abasteço a cada 3,5 a 4 mil Km.
Infelizmente comecei a usar o sistema com a corrente já a meia-vida (16.000km). Espero analisar melhor com o próximo kit de transmissão que vou trocar em breve. Aí sim terei melhores conclusões sobre a eficiência da lubrificação.
Para mim que não sou muito de "lamber" a motoca nos fins de semana, funciona muito bem.
Alguns videos sobre a instalaçao na F800GS:
http://www.youtube.com/watch?v=qxccszqdMwg
http://www.youtube.com/watch?v=-f0c5...feature=fvwrel
Mr Konga!
Valeu pela dica...eu como voce não sou escravo de minha moto, mas faço minha "tri-negona" de minha escrava.
Lubrificar a corrente é uma das coisas que estava me atormentando...
Prezados,
Como já disse neste tópico anteriormente, uso o Chain Lube da Motul Factory Off-Road (de R$ 45 a R$ 50) por tubo. Pelo tanto que rodo, tenho gasto em torno de 1 por ano... o que não é um grande gasto, acredito eu.
Achei em Los Angeles o Chain Lube da Motul Factory ON ROAD por US$ 9,00!!!!!!! Aí o baguio ficou louco e comprei logo 2!
Essa diferença no preço entre a loja em LA e a loja brasileira não é decorrente apenas da enorme carga tributária em nosso país. O lucro no segmento de comércio no Brasil é altíssimo, do tipo, se custa 1 vendo por no mínimo 2 e pronto! Enquanto a maioria das micro, pequenas e médias industrias no Brasil se matam para conseguir uma margem de contribuição de 20/25% e enfrenta todo tipo de dificuldades, sofrendo com entraves burocráticos, fiscalizações mal intencionadas e penando no cipoal de leis e regras tributárias, o comércio faz a festa. E, de preferência, sem emitir nota fiscal.
Então, fiz 900 km (ON) entre sexta e quarta quando levei a F para a revisão dos milão. Assim deixei o trabalho de primeira lubrificação para a própria concessionária.
Mas minha rotina, caso não andar em off, é limpar a corrente (pincel + querosene + água) a cada 500 Km e aplico Chain Lub Motul (ON). Qdo ando pelo "chão batido" a limpeza e a lubrificação ocorrem imediatamente após o uso.
Vlw, saúde !!
Não sei se acontece o mesmo em outras cidades, mas aqui em Itu está difícil encontrar querosene "de verdade". Nos postos de gasolina não vendem mais e nas lojas que comercializam tintas só encontro querosene "sintético" que de querosene não tem nem o cheiro, ou seja, é solvente, e nem pensar em passar isso na corrente, pois com certeza iria destruir os "o-rings".
Tolentino, consulta técnica: será que na hipótese de não se encontrar o querosene "de verdade" o melhor seria passar só água e aí lubrificar, pois aquela não atingiria os "o-rings" (como o querosene sintético) ???
Geov, o querosene tem função de desengraxante, removendo óleo/graxa "velhos" contaminados por sujeira. Na falta do querosene, já utilizei o WD40, que alem de desengraxar também lubrifica, mas nesse caso o custo da limpeza é bem maior. Existe também o CHAIN CLEAN da MOTUL mas nunca utilizei.
Dizem que o querosene prejudica as correntes que tem anéis do tipo "o-ring", mas não acredito nisso pois são fabricados com borracha do tipo NBR, que resiste até a gasolina.
Valeu a Consultoria TOLENTINO, vou usar o WD-40 para limpar a corrente da F; por aqui acho WD-40 a R$ 14,98. Esse clean da Motul deve ser + de 50, imagino. Vlw, saúde!!
Geov, mas note que o WD40 é para uso emergencial, na falta do querosene, e nesse caso aplica-se o WD40 retirando a sujeira com um pano. O ideal é aplicar querosene com pincel e depois lavar com jato forte de água. Após secar bem, aplicar lubrificante ou graxa.
Tolentino, graças a sua dica (#22) e a informação de um amigo, fiquei sabendo aqui em Sta Cruz do Sul um posto de combustível que vende querosene na bomba. Esse fim de semana vou conferir. Vlw !!
Geov, legal saber que as dicas aqui do fórum te ajudaram, pois é esse nosso objetivo, ou seja, todos se ajudarem e assim fazermos amigos
Prezados senhores,
Realmente não se deve usar graxa nem óleos viscosos na corrente, pois não lubrificam por dentro e as graxas em geral tem aditivos melhoradores de adesão, que também seguram sujeira formando uma pasta abrasiva no caso desta sujeira ser dura com areias silicosas como as que temos no Brasil.
Eu tenho um DT200R 99, 44000 km, que está com a relação original, e eu sempre lubrifiquei apenas com óleo básico simples SAE 30 no inverno e SAE 40 no verão (Curitiba), lubrificava de 2 a 4 vezes no mês conforme eu usava a moto.
Com a BMW eu repeti o mesmo procedimento, mas confesso que achava meio chato lubrificar toda a semana. E quando viajava longe nunca levei a motolia.
Então eu comprei o kit Scottoiler em uma concessionária BMW na Alemanha por 113,45 Euros, junto com o óleo para temperatura mais alta (20-40 °C) por 7,56 Euros. Como agora se tratava de um acessório original, com intervenção no motor (usando a tomada de vácuo para regulagem e diagnóstico), o manual do acessório dizia para ser instado na concessionária, mas como não levei a a moto para a Alemanha, eu mesmo tive de instalar. Achei um vídeo no YouTube com as instruções (https://www.youtube.com/watch?v=qxccszqdMwg e https://www.youtube.com/watch?v=-f0c5WPBKGM), e com apenas com algum capricho instalei em 1 hora o conjunto.
Fiquei muito satisfeito, pois se bem instalado e regulado, não causa nenhuma sujeira no pneu nem na balança traseira e mantém sempre úmida na medida do necessário a corrente. Esta solução é ideal pois lubrifica com um óleo de viscosidade baixa que permeia pelos o-rings e mantém os roletes internamente lubrificados. Precisa de uns 100 ml por 4000 km e a a garrafa de óleo que acompanha tem 250 ml. Eu acho que vale o custo pois a corrente da BMW é Italiana da marca Regina, que costuma ser bem cara, apesar de no caso da BMW nem ser bem acabada (As Regina que vinham nas Agrales era douradas) e se estiverem secas ficam oxidadas com água.
Em relação ao kit com válvula acionada a vácuo padrão para outras marcas, o acessório original da BMW só acrescenta uma chapa dobrada para fixar em um dos para fusos do suporte do regulador de tensão. Mas no kite tem um suporte universal, que no caso da BMW eu dispensei, que poderia ser usado para fixar direto no tubo do quadro com braçadeira plástica (Helermann).
Anexo 448
Anexo 449
Anexo 447.
Wakkap,
Fantástico este kit, Scottoiler.
Quando tiver oportunidade quero ver se consigo instalar na minha moto.
Excelente dica Wakapp! Sua informação de que sem bem regulado não suja a roda ou a balança resolveu minha duvida com relação a esse tipo de sistema. E alem de tudo o custo não é alto pelo benefício que proporciona.
Interessante, Wakapp vou pensar em instalar essa traquitana.
Amigos,
Alguma loja online que entregue no Brasil?
wakapp,
É complicado instalar na tomada de vacuo da 800 ou é só remover lá e plugar conforme os vídeos??
É simples, tem um tubo de equalização dos dois corpos de borboleta, que no meio tem um "T", com um plug fechando. Deve ser para colocar um medidor de vácuo para teste e ajuste da injeção, então é só remover este plug e conectar uma das conexões que vem com o kit. O mais chato é fixar a amngueira na balança, pois não tem ponto de fixação. No filme eles indicam usar uma supro cola, mas agora no kit que eu comprei fei presilhas com fita dupla face, que tornou mais prático o serviço. Só que tem que limpar bem, desengraxar, etc.
Eu comprei mais lubrificante no fabricante do kit na Escócia pela internet: http://www.scottoiler.com//us/ e eles tem o kit a vácuo genérico que serve para várias motos, mas não vendo o BMW por que como é um acessório original deve ter contrato de exclusividade para vender nas revendas BMW. Eu comprei em uma concessionário BMW em Augsburg na Baviera, mas eu acho que só tem duas peças específicas para a BMW no kit especifico para BMW: uma chapa dobrada para fixar nos mesmos parafusos do regulador de tensão e um braçadeira (meio feia) que prende esta chapa no corpo do reservatório. A jugar pelas peças que sobraram no kit: outras conexões de vácuo, com diferentes diâmetros e o suporte do reservatório para prender com anilha plástica (hellerman), o kit genérico pode ser usado na BMW só tem usar as anilhas plasticas para fixar reservatório com o suporte universal (mais bonito) no mesmo tubo do quadro que eu fixei com a braçadeira da BMW. Tem uma revenda na Alemanha que eu consultei e diz que entrega no Brasil (http://www.bmw-kirsch.de/motorrad/site/startseite.html), mas eu busquei e eles não tem este acessório no catálogo, mas eles já me responderam outra dúvida, então da para consultar se eles não fornecem este kit. O part number bmw para o kit é: 77 10 8 527 720 e o óleo para temperatura de 20 °C até 40 °C é 83 12 0 422 248.
Olá Pessoal, esse lubrificante do wakapp achei bem legal e procurei aqui no BRASIL e para a minha alegria achei, mas como o conhecedor de causa é o WAKAPP, gostaria que ele desse uma olhada e desse seu diagnóstico sobre esse produto que segue no site, pode ser?
http://www.jokermotorcycles.com.br/p...ler-p-754.html
Muito Obrigado
Tenho usado o CHAIN Clean citado pelo Tolentino e funciona muito bem, remove toda a sujeira da corrente, porém não sei se afeta os o-rings. O preço aqui no Rio e de cerca de R$ 60,00, mas são poucos os pontos de venda, cerca de quatro ou cinco, entre estes a CC BMW. Quanto ao lubrificante já usei o MOTUL FACTORY, que é mais seca, parece uma parafina, e o MOTUL ON ROAD, que é tipo um óleo mais grosso. Contudo, até agora não encontrei ninguém que soubesse me dizer qual dos dois é o mais indicado. Existe também o MOTUL OFF-ROAD, que é mais tipo um óleo mais fino. Todos são em embalagens "spray" e estão na mesma faixa de preço acima citada.
Utilizei os três e prefiro o OFF: melhor aparência, fixação e muito resistente a água.
O Factory Line deixa a corrente branca, não gostei.
O ON tem boa apresentação mas tem menor resistência a água.
Um tubo da para várias aplicações, todos cumprem com excelência o papel de lubrificar e sua aderência não permite sujar a moto.
Não conheço nada mais prático nem com tamanha qualidade.
ROAD
OFF ROAD
FACTORY LINE