Boa Flavildo tamo em QAP. Bom passeio
Versão Imprimível
Boa Flavildo tamo em QAP. Bom passeio
Caranba, o Crodao ja foi Radioamador também (PY)?
Só falta dizer que aprendeu telegrafia rsrs. (Eu aprendi...).
Opa eu tbem fui classe B
com prova de eletrônica e telegrafia rs
Flavildo, que legal rsrs.
Tenho como hobby desde 1979 (px), 1982 (py) e mantenho prefixo e estação classe A até hoje.
Pratico de vez em quando 40m ou algum DX.
Mantive um RPT em UHF no Japi por muitos anos e penso em colocar de volta, aliás a subida ao topo são 12 km em terra e um lindo passeio com uma vista única do topo. Quando eu for de moto, quem quiser acompanhar vale a pena.
Com a internet e redes sociais caiu muito o número de praticantes, mas ainda não é uma raça extinta rs.
Seria legal contar suas experiências como Radio Amador,devem ter muitas historias legais.
Radioamadorismo. Muito interessante esse tema! Seria legal um tópico exclusivo sobre isso. Aos que dominam a técnica, fica a dica. Aos demais, que assim como eu, tem apenas curiosidade, resta-nos conhecer um pouco mais sobre tão interessante prática.
Em QAP, QRV, querendo ver, na canaleta 68, QSL?
Passa o QTH aí :)
Ric boa sugestão.
Vou abrir a fila e criar esse tópico já com algumas curiosidades ainda nessa semana.
Incluindo uma modalidade que está revolucionando a radiocomunicação que assim como a grande maioria nasceu do radioamadorismo e está sendo adotada por alguns equipamentos de 4G/LTE.
Sal, realmente é um tema interessante e está um pouco esquecido com as funcionalidades atuais da internet.
Legal o interesse do pessoal.
Vou atender a recomendação do Mr Ric e abrirei um tópico.
Acho que vai aparecer um monte de ex e alguns perdidos no espaço como eu rsrs.
Manda ver, Fabim!
Abre logo o tópico, assim, quem já tiver alguma contribuição ao tema, já vai postando.
Vlw!
Que show. Eu já abandonei faz tempo. Nem mesmo equipamento tenho mais. Quem sabe quando não ser mais pra viajar de moto volto ao radioamadorismo
Fravirdo,
Sempre vai dar para viajar de moto.
Também já fui PX zeiro !!!
Mas faz muito, muito tempo ......
QSL QAP QRV PQP FDP ...
Kkkkk
Pronto...
Já avacalhou.., kkkkk :)
Chama os caras do DENTEL :p
... pôxa, cara! foi mesmo?! PQP Paulista, libera aí o presentinho FDP! Aí fica tudo QAP, QSL?
kkkkkk
:confused:... Será que "falei" besteira?! kkkk
Tb achava legal os rádios amadores, mas esta sopa de letrinhas sempre me confundiu. Fui uma vez de Campinas a Sampa num carro de um amigo com radio, e ele ficou o tempo todo dirigindo e procurando alguém pra falar no rádio. Quando achava um, era a tal sopa de letrinhas e eu não entendia nada, rsss. Imagina hoje que não se pode falar nem no celular dirigindo, e ele na Anhanguera olhando pra frente e mexendo o tempo todo no radio.
Também nunca entendi pq no rádio tem que falar "marciano"...
Mas é assim, fazer o que? :(
Paulista... brincadeirinha, cara! Leva a mal não...
espaço criado para o pessoal falar de Radioamadorismo
:cool:
Pra Relembrar.
Anexo 3407Anexo 3408Anexo 3409
PUTZ!!!! Esse Cobra 148GTL é igualzinho ao que eu tinha no meu Passat :)
Duro era andar com aquela antena enorme balangando atrás do carro kkkkk :D
Muito legal o tópico! Como curioso, vou acompanhando...
O Ice era boizinho né ? Passat, radio ,,,,,
Coisa de playboy. Meu primeiro carro foi uma Brasília Amarela com rodas gauchas kkkkkk, pior que foi mesmo. Eu nem sonhava em ter um Passat, muito menos um rádio amador.
QSL Ice ?
Um pouco de curiosidades, muitos conhecem, outros não...
Radioamadorismo (PY) x Faixa do Cidadão (PX). Vai um pouco de História.
O Radioamadorismo (PY) começou com a descoberta da radiocomunicação no inicio do século 20.
Tem o objetivo de experimentação e muito do que existe hoje em tecnologia vem de experiências amadoras.
Abrange várias segmentos de faixas de frequência p/ uso, desde 1.8 mhz a mais de 300 ghz.
Em todas faixas é possível usar várias tipos de transmissão sendo AM (modulação por amplitude), FM (idem por freqüência), CW (telegrafia), SSB (banda lateral de AM sem portadora), PSK (por pulso, digital), RTTY (teletipo), SSTV (tv pixel a pixel, fotos e satélites meteorológicos) entre outras.
Várias aplicações ou modalidades de uso tipo comunicação ponto a ponto, reflexão nas camadas da atmosfera, reflexão lunar, satélites, repetidores, via computador, contatos digitais, radio pacote, uso fixo ou móvel e com potências até 1000 wats RMS.
A Faixa do Cidadão (PX) começou muito mais tarde iniciando a explosão de adeptos nos anos 70.
Tem o objetivo de comunicação local ponto a ponto sem as exigências do Radioamadorismo e sem objetivos de experimentos, somente comunicação.
Permitido numa única faixa em 27 mhz usando AM e SSB e a potência não deve passar salvo engano de 21 watts.
Tanto um como o outro deram muitas alegrias apesar de aparecem uns abelhudos p/ tumultuar vez em quando, principalmente via repetidoras.
Recentemente foi desenvolvido uma nova era na concepção de rádio que é o Rádio Definido por Software - SDR onde o computador emula todas modalidades de transmissão com inúmeras funcionalidades.
Por curiosidade, é possível qualquer um escutar as atividades em parte de algumas faixas do mundo todo via computador como se estivesse num rádio local, quando o receptor está em Sorocaba ou em várias partes do mundo.
Busquem na internet por "SDR Sorocaba" ou "Web SDR", a navegação é intuitiva.
Bela explanação, Fabio!
Ric acesse esses SDR p/ ver que interessante.
Tentei pelo link http://www.pp6pp.com.br/receptor_sdr_sorocaba.htm
Mas nao tenho flash instalado no celular. Acho que foi por isso. Ou entao porque nao tenho logim. Será. De qualquer forma, tentarei amanha pelo pc.
Tente
Www.websdr.com.br
e
Www.websdr.org
Nas décadas de 70 e 80 vivemos uma febre de RA. Apesar de nunca ter feito uma transmissão sequer , alguns amigos meus eram viciados nessa seara. Como disse o amigo acima , a Internet e a facilidade de comunicação entre os povos diminuiu e muito a mística que se tinha com o RA. Por acaso alguem aí ja tentou contato em freqüências de HF , 8855, 6649, 17913 , 17919..... Entre outras , usamos estas p contato com radios de aeronavegacao p cruzamento oceânico com Dakar e Canarias e na área do Atlântico norte com New York -ARINC .
Muito legal ... Fabião !!!
Esse post me fez recordar noites em claro que eu passava falando nos " radinhos " hehehhe
guardei todos os meus equipamentos , tenho ainda funcionando ( desligada hoje ) um Butina -- MAC L 1.000W a Valvula , que eu conversava com amigos de radio PX na Espanha ...
Fiz amizades com pessoas em mais de 18 cidades do Chile ( as que hoje ainda consigo lembrar ) entre eles uma radioamadora na cidade de Arica no deserto de Atacama..localizada nas minas de extração de Cobre, que era uma base de ajuda aos caminhoneiros de todo o Chile e quando ela não conseguia falar com uma determinada pessoa que não conseguia ouvi-la eu aqui do Brasil
"fazia a ponte" retransmitia a mensagem para a pessoa que necessitava de ajuda via radio -- e posso dizer .. vidas foram salvas pois não existia nem mesmo celular , e somente as estações de radio fazia comunicação do deserto de Atacama( Norte ) com Ushuaia , terra do fogo, ( Sul ) o fim do mundo como eles carinhosamente chamavam o estreito de Magalhães .. ( as vezes eles colocavam o microfone pra eu ouvir os pinguinos ... ) .. Hhehehh
Lembro quando o Almyr Klink fez a primeira expedição dele solo á Antártica em que ficou 1 ano lá e deixou o barco preso no gelo metade do tempo, 1990.
O único meio de comunicação dele foi o Radioamador onde ele se comunicava periodicamente com o falecido Alvaro PY2ARS na banda de 15m (21mhz). Em poucos momentos abriam espaço p/ outros radioamadores falarem e cheguei a fazer um contato com ele.
Eu fã de carteirinha costumava corujar (escutar) os papos e cheguei a gravar alguns, pena que não encontrei mais as fitas.
Num dos papos ele havia colocado música alta e falava que os Pingüins, única companhia local, ficavam dançando rsrsrs.
Histórias de Radiomador.
Viageiro, comecei no PX em 1979 clandestino por uns bons anos. Passei a Radioamador em 1982 e logo aprendi telegrafia e radioeletricidade passando a classe A onde permite usar todas as faixas e até 1000w RMS.
Atualmente é raro encontrar alguém no PX (11m), uma faixa muito boa.
O Radioamador (PY) também teve queda no movimento, mas ainda tem bastante atividade devido a diversidade de bandas, modalidades e o espírito de experimentação.
Uma das atividades é que as estações espaciais habitadas também costumam fazer contato com radioamadores do mundo usando a faixa de VHF (145 mhz).
Pelos sites ligados a SDR consegue-se acompanhar um pouco da movimentação pelo mundo em diversas bandas.
A questão é que o aparelho de radioamador funciona em qualquer local e situação, nunca se está só mesmo nos locais mais remotos.