Com qual intervalo vocês trocam o óleo da R1200GS?
Pessoal,
Nas motos esportivas que eu tive, apesar de o manual eventualmente recomendar revisões anualmente ou de 10 em 10.000km, na metade desse período / 6 meses eu trocava o óleo. Pelo fato de aqueles motores estarem sempre trabalhando no limite, diz a sabedoria comum que é bom trocar óleo com boa frequência.
Mas e na R1200GS, cujo motor não trabalha tão no limite assim, como é o esquema de troca de óleo? O manual recomenda a revisão de ano em ano ou 10.000km e não fala nada de troca de óleo antes disso. Será que é bom trocar o óleo depois de 5.000km / 6 meses, para depois trocar de novo na revisão de 10.000km / 1 ano? Ou é besteira e não precisa?
Valeu!
Sergio
Citação:
Postado originalmente por
Iceman
Se o fabricante da moto e do óleo dizem que dura 10k, porque eu deveria trocar antes?
Realmente é o que o óleo sintético de competição dura na LC.
Eu troco a cada 5 mil somente por capricho e opção pessoal "achando" que assim posso limpar quaisquer impurezas. Mas se um dia programar uma viagem de até 10mil km após uma troca, a última coisa que vou me preocupar vai ser com o óleo, na volta faço a revisão trocando ele na boa.
Já o óleo mineral recomendado nas GS a ar precisam realmente trocar com 5 mil. Isso vale pra carro ou moto.
Engraçada está discursão da troca de óleo, em todos os fóruns sempre ocorre.
Sigo a orientação do fabricante, levando em consideração que testes foram feitos quanto a mecânica e especificações do óleo, mas troco dentro das especificações do óleo.
Como o Fábio falou, se viu viajar e vai ultrapassar a KM da troca, já troco antes, é um item a menos para se preocupar no caminho.
Uma coisa que gosto na Yamaha é que óleo por ela indicado para todas suas motos é o yamalub, facilita muito para encontrar o produto.
Mas conheci um cara que comprou uma T66 e ele alterou toda a troca de óleo escrita no manual. Até os 1000 KM ele fez três trocas, no manual era apenas uma nos mil. Em todas ele mostrava fotos e o tanto de limalha que retirava agarradas ao filtro.
No meu entendimento, o fabricante já se preocupou e fez testes e testes para isso não ser um problema e recomendou a troca com 1000 km.
Ah, a troca, mesmo sendo das esportivas que andam sempre com giros altos, também foram sugeridos com base no uso forçado do motor, nunca por uso leve. Senão seria um tiro no pé.