Postado originalmente por
Crodao
Pessoal hoje foi o coquetel de lançamento da GS1200 LC Adventure na Caltabiano.
A moto hoje custa R$ 87.000 mas com certeza irá baixar em torno de 8 a 10K com a nacionalização.
A moto é simplesmente um show. Parece mais larga do que a atual, eles disseram que não é. Mas como o tanque é muito grande, a moto é um mamute. Quem achava a Adventure grande vai achar essa um caminhão.
Segundo o chefe da mecânica que conversei, há algumas diferenças mecânicas da Adventure para a normal, mas a mais significativa é o ângulo do cardã, que é diferente (mais inclinado) por causa do curso e da altura da suspensão que é maior, por isso há um acoplamento do cardã no câmbio que é feito com um "coxin" ou algo assim, que é amortecido. Fora isso o virabrequim têm uma pequena diferença, ele é mais pesado, e segundo ele a retomada de velocidade é mais linear (mais amançada) por conta do aumento de peso do virabrequim.
Uma mudança que veio nas 2014 é um amortecedor de direção, que as primeiras LC não tinham.
Gostei muito da moto, certamente deve ser superior às GS1200 a ar. Mas continuo achando a minha GS 2009 Adventure a ar uma "P" moto.
Saindo da Caltabiano, fomos tomar umas e estava no grupo o "Marcelo Leite", autor do livro "Estrada para os Sonhos". Pra quem não conhece o Marcelo Leite, ele é um motociclista Brasileiro que fez uma viagem de 650 dias pelo mundo, rodou quase 100.000 Km com a Adventure (a ar), e retornou no final de 2013 .
O papo era só esse: O grande diferencial da 1200 a ar é justamente a confiabilidade. O motor é muito simples, o câmbio é separado do motor, que é separado da embreagem e do alternador. A 1200 a ar aceita qualquer óleo, e apesar do manual pedir Gasolina de 90 octanas, ele rodou na Rússia com gasolina de 80 octanas e batizada.
A moto dele rodou 100.000 Km e não quebrou nada, a não ser pequenas coisas sem importância. A discussão era essa, se as 1200 LC são confiáveis como as 1200 a ar ?
As 1200 a ar já têm vários anos de depuração. O projeto têm mais de 90 anos. O único problema da 1200 a ar é o tamanho (volume) do conjunto motor, que é muito grande, principalmente se comparado com os motores japoneses, que são super compactos. O motor, câmbio e embreagem compartilham o mesmo óleo, o do motor. Apesar de ser um projeto compacto, as limalhas das engrenagens do câmbio, estão no mesmo óleo que circula pelos cilindros, pelos anéis e pistões. Que é o mesmo caso da 1200 LC.
Enfim, a nova GS1200 LC é animal, mas as 1200 a ar na minha modesta opinião, e de algumas outras pessoas, continua a ser um projeto confiável e feito para rodar na África, Sudão, Rússia ou no interior de Rondônia ou Amazonas, ou seja, muito confiável e robusto Qualquer óleo de motor de carro pode ser usado.